quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Otimização do tempo e organização... (2)

Resolvi transformar o primeiro post em dois, para facilitar a leitura...

Isso tem tudo em comum com o texto de ontem falava em destralhar e como era necessário começar a fazer isso o quanto antes. Meu pequeno nem guarda o que sabe que logo irá fora, tais como caixas, embalagens, papéis e apostilas velhas, tudo vai para o lixo imediatamente.

Ensinei também que devemos pegar o que está atirado pela casa, isso quando encontramos esse objeto e guardar no seu devido lugar. Procuro passar para meus três filhos que não importa de quem seja a propriedade da dita coisa ou dita cuja. Assim, devem pegar e já levar para a " casinha" certa, com isso poupamos tempo e energia. Não, não funciona 100%, mas acredito que não se sentirão roubados quando dividirem a casa com outra pessoa e essa pessoa não fizer 100% sua parte, pois o esforço para deixar tudo no lugar é bem menor do que aquele necessário para organizar uma bagunça imensa.

Por exemplo, minha casa tem andares e sempre que subo ou desço já pego o que está fora do lugar e levo para o armário, gaveta ou caixa, não fico esperando que meus filhos façam isso.

Terminado o café da manhã, jantar ou qualquer outra refeição, já vou lavando a louça quando do preparo e terminada a refeição somente tenho os talheres, pratos e copos para lavar, o que me toma o tempo da água do cafezinho esquentar para ser passado e já estou com a cozinha limpa.

Ponto fundamental: não deixar nada para depois, criar forças para fazer as coisas no momento em que elas se apresentam ou são necessárias, pois depois sobrará tempo para aquele soninho depois do almoço ou aquele descanso à noite mesmo que seja em frente da televisão, para as crianças haverá tempo também para jogar vídeo game ou fazer outra atividade que adorem.

Meu filho já deixa a roupa à noite separada, de manhã é tomar banho e se vestir, não havendo aquele estresse de procurar uma meia ou um tênis, pois está tudo ali e caso não ache à noite, já pede para que eu localize e tenho o tempo necessário para isso, sem correrias e sem gritos.

Já dizia minha avó que tempo é questão de prioridade.


Quanto tempo você passa em frente à tv, no computador e outras atividades desnecessárias? Quanto tempo você passa deitado ou conversando ou sem fazer nada? Ora, tire pelo menos quinze minutos desse tempo e organize, destralhe, deixe seu lar mais bonito e sua vida mais fácil.

É fácil falar, não é mesmo? Concordo, mas precisamos vencer nossas próprias limitações diariamente e a protelação/falta de vontade leva à situações como passou o pequeno, cansado, estressado e poderia ter resolvido tudo à tarde.

Falo muito sobre a necessidade do consumo consciente e posso dizer de carteirinha que quanto menos você compra, menos você tem para organizar. Um tempo antes de iniciar o primeiro ano sem compras eu sempre chegava com uma sacola de alguma coisa em casa, fosse itens para a própria casa, como itens para mim ou para meus filhos. Resultado? Cada destralhe, cada organização e caixas e caixas de coisas para dar destino - consertar, doar, vender...

Agora, tem locais que nem entro mais porque estão "parados", sem nada entrando, o que tinha que sair já saiu, e nada mais há para ser colocado fora e quero fazer isso na casa toda.

Tenho bagunça?

Confesso que sim, mas é bem menor do que há muito tempo em que consumia feito uma insana.

Outra característica que noto no meu filho é a necessidade de que tudo fique perfeito, seja a lição, seja o quarto, seja as finanças. Ora, não adianta ficar pensando e tentando ter tudo perfeito. Onde tem gente, não há perfeição, porque nós mesmos não somos perfeitos e muita gente deixa de fazer por não achar o ideal.

Em relação à casa, já tentei várias formas ideais e por vezes demoro meses e até anos para encontrar aquela que me satisfaz 100%, o que não podemos é desistir porque não deu certo na primeira tentativa.

 Já andei por aí procurando e comprando organizadores, até já mencionei nesse blog que o mais importante é destralhar, antes de sair procurando essas peças que custam dinheiro, é necessário ter apenas o essencial em casa e talvez você não precise sequer de organizadores. Meu closet é um exemplo vivo, se eu tivesse mandado fazer após o "ano sem compras" e após as inúmeras sessões de desapego sem dó nem piedade, certamente precisaria da metade do espaço que tenho.

A melhor maneira de manter um lar organizado e uma vida organizada é não permitir a bagunça, lembre-se do que já falei acima, passou por algo fora do lugar, guarde; tem atividades para fazer, faça.

Se existe algum local em que é impossível guardar alguma coisa em razão da bagunça, tire tudo, faça a seleção, organize e verá como tem espaço sobrando.


Se existem tarefas eternamente prorrogadas por falta de vontade, comece com 25 minutos, pare o tempo necessário, repita e verás que a tarefa ficará pronta, talvez não no mesmo dia, mas é um caminho e uma forma de fazer! Se você nunca começar, nunca vai terminar, pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário