quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Excesso e consequências!

Quando fiz o primeiro pequeno projeto de destralhe das gavetas da cozinha com duração de trinta dias, seguido da arrumação do armário onde guardo canecas e outros itens, não imaginei os resultados práticos, apenas queria ter menos coisas.

Essa semana meu filho sugeriu fossem compradas mais colheres de sopa, penso que em razão da "semana do doce"- nunca vi prepararem tantos doces em datas tão próximas. Foi pavê de bis, doce de morango com suspiro e por aí vai e meu peso vai por aí também, embora eu tenha controlado bastante para não cair nessa orgia de açúcar.

Voltando ao doce, como não temos colheres de sobremesa em uso, comem doce com colheres de sopa. Nossa! Não tinha pensando nisso ainda! Será que preciso providenciar colheres de sobremesa? 

Retornando, como estão consumindo muitos doces, as colheres vão sujando e ficando na pia, sendo apenas seis colheres que somem rapidamente da gaveta. A Márcia falou que está acontecendo isso porque retirei as colheres de reserva. De qualquer forma, isso leva à necessidade de lavar colheres para poder utilizar, evitando que a pia fique com muitas e muitas sujas, o máximo será sempre seis. 

Acho isso engraçado, considerando que em casa a louça para lavar é sempre minha e agora pelo menos alguns poucos itens terão que ser lavados pelos meus filhos ou, no mínimo, comerão menos!

Quanto às colheres e demais talheres descartados, chamados pela Márcia de "itens de reserva", eram aqueles com cabos de plástico ou de acrílico que, por mais que você lave corretamente, com o tempo ficam encardidos e perto do cabo com aquela coisa que parece até mofo ou "gordura localizada". Então, realmente eu não conseguiria mais usar, nem mesmo esporadicamente, pois estava achando meio nojento. São talheres de antigamente, pois depois que me dei conta disso passei a comprar aqueles de inox, inteiro de inox, sem muitos detalhes nem cabos separados.

Deixei na última prateleira alguns pratinhos para sobremesa que passaram a ser efetivamente usados. Antes estavam em prateleiras mais altas e as crianças terminavam por pegar pratinhos de pão para servirem os doces.

Também na última prateleira apenas oito canecas, antes havia quase o dobro de canecas. Pois bem, sempre havia uma pia cheia de canecas usadas e agora limitadas as canecas à duas por pessoa, quando estão todas sujas quem vai usar tem que lavar, logo, mais um fator que auxiliou na diminuição da quantidade de louça para lavar que fica na pia.

E terminei por acertar onde não tinha previsto!


6 comentários:

  1. Às vezes a gente mira em um lugar e acerta em outro, né? Acho que foi isso que aconteceu na sua casa! Aqui também deixo poucos talheres disponíveis e a gente acaba lavando tudo conforme vai usando. Eu sou do tipo que prefere lavar a louça do que varrer a casa então não me importo se essa tarefa "sobrar" pra mim contanto que isso signifique que não terei de varrer. Funciona. Sabe, eu tenho esses talheres com o cabo mais gordinho e separado que acabam ficando estranhos com o tempo. Uma coisa boa de não comprar coisas impulsivamente é que agora consigo me permitir comprar coisas melhores e mais caras nas situações em que comprar é uma necessidade real. O resultado disso é que pretendo comprar um faqueiro novinho em folha aqui pra casa. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro lavar a louça, mas nos últimos dias ando meio preguiçosa (rs)... de qualquer forma, foi ótima essa redução de louça suja!

      Quanto às compras, penso que somente com algumas compras erradas terminei por aprender quais aquelas que mais compensam... errando e aprendendo!

      Beijos

      Excluir
  2. COLHER SOPA X COLHER SOBREMESA

    Fico imaginando o que eu entendo como colher de sopa sendo usada para sobremesa. Dependendo do pote da sobremesa ela nem entra nele.
    Acredito que as colheres de sobremesa são melhores para esse fim pois como são menores, comemos com mais moderação, sem muita gula. Mas creio que estamos falando de colheres de tamanhos diferentes.



    Em relação à quantidade, quanto mais temos, mais usamos, mais louça suja acumula.
    Sem querer (querendo) já fiz isso com facas. Tem as 6, depois tem 6 de peixe mas que tem a mesma utilidade, enfim, quando acabam as 12, ai é que pela falta da 13ª faca, vou lavar. Claro, só num frio de renguear que tal incidente acontece. Não que seja padrão, imagina... ;-).
    Acho que um número reduzido atende bem até eventual jantar ou coisa do tipo, 6 de cada peça parece o suficiente.
    Dá menos trabalho ter menos, além de evitarmos consolidar o péssimo hábito de deixar louça acumulada, pois fica nojento e às vezes só percebemos isso depois que temos que lavar aquela quantidade acumulada para jurar nunca mais acumular e acontecer isso infindáveis vezes.


    E mais uma vez fica evidenciado que se compramos uma coisa boa ela dura e fica pra sempre. As mais “duvidosas” o cabo fica de cor diversa do original, adquire ferrugens no cabo, já vi cair o cabo, enfim, essas não compro mais.
    O comprar mal= comprar duas vezes, ou mais vezes, dependendo se aprende ou não.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus potes de sobremesa comportam uma colher de sopa :-) embora a colher não fique nem dentro nem equilibrada... rs

      Quando eu fazia jantares em casa precisava pegar o faqueiro para atender todo mundo :-) e esse será mencionado em post a ser publicado em breve... rs

      Nossa, nem fale... os talheres com cabos amarelos e azuis que eu tinha custaram R$ 19,90 e vinha um monte... nunca mais!!! ficaram horríveis!!!

      Excluir
  3. rsrsrs
    agora quem quiser usar, tem que lavar;)
    menos trabalho para você:)
    é só vantagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém lavará... rs mesmo porque estou meio devagar!!! beijos

      Excluir