quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Notícias do Além !


Ando meio sem assunto e ao mesmo tempo sei que muita gente espera por algumas idéias novas ou mesmo por notícias, da mesma forma que fico aguardando novos posts daquelas que também estão no desafio.

Engraçado, até agora somente leio comentários de mulheres que aderiram ao "ano sem compras". Será que nenhum homem precisa controlar seus gastos? A compulsão por compras é aspecto necessariamente feminino? Fico pensando se algum ser do sexo masculino entrasse na onda e parasse de comprar eletrônicos, aparelhos de informática, automóveis, quais seriam os sentimentos que externaria?

Postei uma foto no facebook onde estou com uma sacola do Grêmio - meu time do coração - e, imediatamente, algumas amigas comentaram: "Ziula, está quebrando a promessa do ano sem compras????"

Isto demonstra como é importante o compromisso assumido e existem pessoas preocupadas com o desenrolar deste projeto, penso inclusive ser importante o exemplo que todas nós, não compradoras temporárias, estamos dando.

Antes que perguntem, não comprei nada e a sacola continha o presente de aniversário que meu filho mais velho me deu - uma camiseta oficial do Grêmio, vintage e do ano que ele nasceu - 1983. 

Minha irmã Adelina também respondeu ao comentário das minhas amigas, dizendo: "Bem capaz que tu quebre alguma regra, né??? Passeamos em 3 shoppings e nada, essa menina é determinada mesmo, olhou, namorou muitas coisas lindas e nada, até entrei em algumas lojas e ela ali, firme no seu propósito...De fé esta moça... E ainda fomos em uma churrascaria maravilhosa, esta peste não comeu nenhum pedacinho de carne, só no cheiro... Juro q começarei um ano de dieta e vamos ver no q dá...".

Isto me fez lembrar como sempre fui "certinha", sem quebrar regras, embora algumas vezes tenha tomado atitudes que devem ter surpreendido quem me conhece!

Neste passeio que fiz, acompanhada da minha família e fora do meu ambiente doméstico, passei por tentações quase irresistíveis. Continuo pensando nas camisas da Dudalina que surgiram, ou pelo menos eu tive conhecimento, após iniciar o ano sem compras. Estas camisas são realmente maravilhosas e em cada viagem vejo uma mais diferente que a outra e, conforme já contei, experimentei  em Curitiba uma porção até para justificar desistir do projeto e nenhuma serviu. Desta vez não abusei, sequer entrei nas lojas em Porto Alegre e São Paulo, somente fiquei olhando as vitrines.

Todas aquelas roupas e sapatos que temos, sem nada novo, parece deixar cansado o olhar e ao mesmo tempo, situação contraditória, permite encontrar novas e coloridas combinações.

Meu filho mais novo disse que posso comprar um sapato que ele vai me dar de presente de aniversário. Até tentei encontrar AQUELE sapato e NADA, nada diferente do que já tenho e as cores que estão nas vitrines não combinariam com nada que tenho no armário. Este "não combinar" quebra uma regra básica que me acompanhará depois do projeto, qual seja,  somente trazer para casa o que combinar com o que já tenho.

Em diversas ocasiões, quando ainda comprava, olhava uma peça, experimentava e comprava. Chegando em casa, nada combinava, e tinha que sair comprar o restante para completar o "visual", o que era extremamente antieconômico.

Serve este texto para dar notícias e dizer que continuo firme, sem comprar supérfluos e sem consumir carne, além de não dar conselhos sem ser solicitada! 

4 comentários:

  1. É verdade! Nunca vi (nem li) nenhum homem entrar nessa de "tempo sem compras".
    Se calhar eles são desligados mesmo. Claro que há homens superconsumistas, eu conheço vários! Só q as mulheres compram roupa, sapatos, bolsas, bijuteria... coisas para usar, para mostrar.
    Homens compram coisas para ficar no bolso (celular, i-pod,...) ou em casa... Ou então eles disfarçam de necessário:
    Preciso de trocar de carro, preciso de uma bicicleta, preciso de uma prancha de snowboard... São espertos:)...
    E ainda bem que continua firme no seu propósito:)))
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Catarina,

    Tenho dois filhos homens que moram comigo. Esta semana viajamos e foi um sacrifício convencê-los a aceitar de presente uma camiseta e um tênis... rs...

    Estou quase convencida que é um problema inerente às mulheres ou pelo menos detectado mais facilmente por nós.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olha só que legal, estava vendo teu blog e tinha o link para esse post que achei engraçado pelas coincidências

    - data 02/nov -> dia de finados
    - título: notícias do além
    - visita ao grêmio

    kkk, não sei se entendeu o que quis dizer com a junção dos fatos mas é apenas uma brincadeirinha com as coincidências tá! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que entendi, Colorada!!! rs E penso ter sido apenas uma coincidência... rs...

      Excluir