sábado, 11 de agosto de 2012

Cigarro, blog e mesmos assuntos

O blog está funcionando perfeitamente e já respondi todos os comentários dos últimos dias, espero sinceramente que ele não apronte comigo novamente, pois fico me sentindo meio que "ilhada" sem poder manter contato com todas aquelas pessoas que deixaram comentários e por vezes até dúvidas.

Estou firme na intenção de continuar respirando um ar livre de 4.000 substâncias, tais como, acetona, arsênico, butano e monóxido de carbono, ficando exposta e deixando as pessoas próximas também expostas a no mínimo 43 substâncias cancerígenas.

Com reflexos ainda da gripe, não consigo respirar direito e a garganta ainda dói, embora mais tranquila quanto à esses aspectos, considerando ter pensado no início que seriam consequências do tabagismo. Dos males, o menor!

Tenho alguns lampejos que dizem como é bom fumar, o bom é que não levam à ação! Muito melhor é respirar, sentir cheiros e sabores, ter a roupa e cobertas limpas e livres do cheiro horroroso do cigarro.

Fico enojada quando olho o contador que coloquei na lateral direita do blog. Estou completando quatro dias sem fumar e teria consumido nesse período nada mais, nada menos que 116 cigarros. CENTO E DEZESSEIS CIGARROS em quatro dias. Eca!!!

Na realidade a decisão foi motivada pela dificuldade respiratória que gerou uma situação extremamente constrangedora. Minha mãe tem enfisema pulmonar há muitos anos e realmente não existe maneira que permita a ela largar o cigarro, embora essa situação gere uma tosse persistente e que muitas vezes faça com que ela se engasgue, inclusive tendo náuseas, sequer rir gostoso ela não pode, pois o ar falta.

Estava fazendo audiências na terça-feira e comecei a tossir desesperadamente enquanto tomava um depoimento, descambando a tosse em todos os passos que minha mãe segue. Simplesmente eu queria que o chão abrisse e que eu não estivesse ali, mas estava! Pedi desculpas, terminei a audiência e fui tomar um pouco de ar na lateral da sala que tem um pequeno jardim. Encontrei a Sueli, minha anja protetora sempre com um sorriso e um cafezinho ou chá para alegrar meu dia, ela percebeu minha tristeza, perguntou o que houve, contei e ela disse:

- Nossa, ontem mesmo eu estava pensando, a Dra. já passou por tanta coisa na vida, tantas situações difíceis, tantas coisas quase insuperáveis e passou por tudo isso, não entendo como se entregar para uma coisa tão pequena - e fez o movimento como se estivesse segurando um cigarro.

Penso que foi minha epifania da desnecessidade do cigarro ou, no mínimo, espero tenha sido! 

No dia seguinte contei a novidade para a Sueli e ela continuava pensando, o que achei engraçado. Então trouxe essa linda criatura outro fundamento: 

- Já deixou de comprar, coisa que nem eu consigo. Está organizando tudo, até mesmo o local de trabalho está mais bonito. Já pensou quanto poderia economizar em dinheiro se ficar sem fumar?

Verdade também, mas a essas alturas respirar é o mais importante e seguir um caminho diferente daquele que leva ao enfisema também!

Meu filho mais velho perguntou se já criei um blog sobre o cigarro. Respondi que não e nem vou criar, apenas vou contar com o apoio de todos que já passam por aqui.

Um ótimo sábado para todos nós e daqui a pouco estou indo providenciar a mudança para o apartamento do Renato, logo, logo teremos novidades sobre decoração e cortinas de plástico para banheiro (né, Adriana?) !!!

8 comentários:

  1. Bom Dia!

    Eu não podia deixar de me manifestar sobre esse post.

    Inicialmente, quanto às cortinas - Confio que o bom senso vai permanecer...rs. Existe uma série de questões ecológicas que eu poderia citar, além da econômica uma vez que é cediço que o barato sai caro... mas confio que teu filho mais velho não vá concordar com a ideia das cortinas! rs

    Agora, quanto ao cigarro, eu levei um susto quando vi aquele medidor no computador, fiquei pensando como se fuma tantos cigarros assim em 1 dia, 2 dias...

    Eu não fumo e pra mim é mais fácil criticar o cigarro. Muito embora eu tenha sofrido inúmeros deboches, que hoje seriam "bullying" por NÃO fumar cigarro. Isso na época do colégio. Não sei de onde tirei forças para não "cair na tentação", mas foi bom pois eu não seria tão incisiva como és para o trato das coisas, tenho certeza que contigo o cigarro não tem mais vez. E se depender de gente chata vindo aqui xaropear contra ele, aqui estarei pra isso! :-) Serão mais criticados que as "cortinas plásticas"!!

    Sobre o cheiro de cigarro que falaste, sabe que eu estou há uma semana tendo que ir em uma vizinha para ajudá-la num assunto lá e não vou porque depois que chego tomo banho e não quero voltar e ter que por mais roupa para lavar, aquela lá fuma horrores, e a mãe dela usa um aparelho, não sei o nome, mas é um que tu fica sempre ligada nele, um horror, mesmo quando ela vai para praia, vai o aparelho a tira-colo, e foi de tanto fumar que teve aquilo. Não entendo como a minha vizinha, já com 52 anos, não resolve parar enquanto ainda tem tempo.

    Ah, gostei das sábias palavras da Sueli, e tenho certeza que elas já fizeram efeito, agora é manter para continuar assim!

    Abraços e bom final de semana!! Pense bem sobre essa cortina, acho que é implicância!! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informo para trazer um pouco de alento que estou fazendo orçamento de box de vidro rs

      Nem tenho sofrido muito com abstinência, mesmo porque ainda não respiro normalmente.

      Obrigada pela força!!! E venha aqui me cobrar muito quanto ao cigarro, porque nao quero e não vou voltar a fumar!!!

      Excluir
    2. :-) sabia que só queria "inticar" com essa de cortina plástica para banheiro... rs

      E faço votos que siga não fumando, isso sem dúvida é mais benéfico que não comprar, pode deixar que vou estar de olho naquele contador e espero não ter que impugná-lo! rs

      Excluir
    3. O contador ainda está certinho e olha que já estou quase respirando normalmente e sem vontade de fumar!!! O ser humano é impressionante, sempre pensei que nào conseguiria e olha eu aqui... linda e sem fumar :-) cheirosa, com as roupas bem perfumadas... enfim... feliz !!!

      Excluir
  2. Ziula, eu fui uma dessas pessoas que começou a fumar bem cedo, na adolescência. Meus pais sofreram muito com isso etentaram a todo custo me demover desse hábito (que rápido se tornou vício)mas não houve castigo, conversa, combinado ou qualquer coisa que funcionasse. Fumei 10 anos. Comecei a ter uma dor de estômago frequente, mas suportável. Um dia ele começou a piorar muito e no dia seguinte eu me sentia muito mal. Fui a um médico que palpou o meus estômago e eu gritei de dor. Alguns exames depois e eu estava com uma úlcera. Muito nova, extremamente nova para ter uma úlcera! Parei de fumar ali, no consultório médico, quando vimos o resultado dos exames. Não voltei a fumar e percebo que, depois de um mês, mais ou menos, a gente percebe que é bem possível ficar sem fumar por toda a vida, embora existam vários momentos difíceis.

    Até hoje eu sonho que estou fumando e acordo me sentindo super culpada! Pessoas que pararam de fumar há vários anos relatam sonhos assim eventualmente. Os meus antes eram muito frequentes, mas agora estão rareando.

    Te parabenizo por essa iniciativa, pois esses primeiros dias são bem difíceis e me parece que você tem passado por isso da melhor forma. Acho também que está dando um exemplo de perseverança e força para muitas pessoas, não só no que se refere ao cigarro mas a toda as mudanças que tem feito em sua vida pessoal.

    Um agrande abraço!!!!

    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a fumar com 13 anos, hoje tenho 46 anos... já passou há muito o tempo de parar de fumar...

      Não tenho sentido falta pelos problemas respiratórios que estou enfrentando, mas não estou fazendo muita questão de respirar normalmente nesses primeiros dias para não cair em tentação de fumar novamente.

      E vamos que vamos, um dia de cada vez!!!

      Obrigada pela força!!! E pela sua presença constante, isso é muito importante para mim!!!

      Excluir
  3. Ziula, estou aqui com intensao positiva para q vc venca mais esse desafio. Forca amiga. Precisando, estou aqui!
    Samanta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, obrigada amiga!!! Todos esses pensamentos positivos somente reforçam minha intenção!!! Beijos

      Excluir