segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Compras ou "como meti o pé na jaca!"

Finalmente comprei esse final de semana minha calça jeans, único item na lista de necessidades. Quem acompanha o blog sabe que levei um tombo por ter uma calça muito apertada que não usei e, então precisei colocar em uma viagem calça social com sapato ao invés da botina, torci o pé e ainda não estou 100%. Considerando que no início de setembro viajarei novamente, precisava de uma calça que pudesse ser usada com a botina. Problema resolvido!

Acaso o shopping não estivesse naquela liquidação maluca - aqueles últimos três dias em que realmente baixam  os preços e muitas lojas já nem mais fazem liquidação - a coisa toda teria ficado somente na calça jeans, mas não foi bem assim.

Minha irmã veio do Rio Grande Amado somente pra me visitar e fomos parar no shopping, é claro! Ela presenciou muitas situações familiares nem tão agradáveis assim, coisas que ocorrem em toda família é certo, mas tem horas em que o estresse aumenta, e ficamos eu, ela e Pedro no templo de consumo.

Logicamente fui para lojas de sapatos em primeiro lugar. Eu e ela experimentando, amando cada par e como toda mulher simplesmente desejando muitos e muitos pares novos. Comentei com ela que não estava mais podendo usar nem um pequeno salto em razão do meu pé não estar curado e que estava sentindo muita dor até mesmo para trabalhar onde fico mais sentada, somente aliviando quando usava sapatilhas.

Pois bem. A criatura me convenceu que sapatilhas podem ser usadas com ternos, vestidos e roupas mais sociais, sendo fato público e notório que somente tenho duas sapatilhas - uma preta e uma marrom.

Falei que contaria por aqui que troquei a sapatilha preta do Projeto 333 em razão de estar "fedida". O Pedro do alto de seus dez anos aconselhou que eu não usasse essa palavra no blog e que eu deveria explicar aos leitores que a sapatilha está com um "odor desagradável". Seja como for, a velha foi descartada e a nova entrou no Projeto feliz da vida e cheia de brilhos.


A outra sapatilha bege que eu tenho está arrebentada. Bem, as duas - preta e bege - foram compradas em 2008 e como eu não usava muito ainda estavam no guarda roupa, depois que iniciei o primeiro ano sem compras passei a usar mais e com o pé machucado há aproximadamente quarenta e cinco dias, temos que a preta foi pega para cristo.

Então, aproveitei (rs) e comprei também uma marrom que será colocada no Projeto 333 no lugar de alguma peça que será eliminada, resta decidir qual. Depois conto por aqui.


Finalmente, comprei a terceira sapatilha - por pura paixão! - e essa somente será usada quando o Projeto 333 terminar. Não tenho nenhuma justificativa para ela, mesmo porque não precisava, mas resolvi recompensar o estresse já mencionado (coisa que sei que não deveria ter feito), justificar o gasto a ser pago com o dinheiro das vendas dos itens usados e também dizer que foi pago com os valores que não serão gastos com cigarro, portanto, se quisermos achamos muitas justificativas para o injustificável.


Essas compras não afetarão o orçamento, sendo duas sapatilhas necessárias efetivamente e a terceira não, mas não me arrependo - fiquei feliz com a aquisição e sei que aproveitarei muito.

Ganhei um vestido do Pedro - lindo o Pedro e também o vestido! - e tivemos uma divertida tarde no shopping que não se repetirá tão cedo em relação às compras, pois ainda quero ir ao cinema com o Pedro, coisa que não estamos conseguindo fazer há pelo menos dois meses por uma razão ou outra!

Quanto às compras três lições reaprendidas:

- não vá acompanhada quando precisar comprar alguma coisa
- tenha uma lista de compras e limite-se a ela
- não ceda às tentações

E, se nada disso adiantar e seu orçamento tiver permitido as compras à vista e sem fazer falta o dinheiro para outra coisa, apenas SEJA FELIZ!!!


9 comentários:

  1. Ziula, acho bem interessante essa questão da companhia ao fazer compras. Tenho percebido que, indo sozinha ao supermercado, tendo a gastar mais, pois fica mais difícil resistir a tentações como chocolates... Por outro lado, ir ao shopping ou outras lojas com companhia (principalmente da minha família) costuma resultar em gastos desnecessários - sempre acabo vendo algo baratinho que, sozinha, não compraria mas, estimulada por alguém, compro na hora...

    E as sapatilhas são lindas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, acho que até já tinha comentado essa situação por aqui, mas como estou sempre sozinha, tinha esquecido de como é ter companhia :-) E, confesso, adorei o passeio e a companhia!!!

      Não posso ir ao mercado com meu filho mais velho, duvido pessoa para comprar mais doces, barrinhas de cereais e outras coisinhas que não bem caras... rs...

      Também adorei as sapatilhas!!! rs... que bom que mais alguém gostou :-)

      Excluir
  2. Ziula, acho que você se saiu super bem! Como não usava as sapatilhas acabou precisando comprar novas, isso acontece: antecipamos nossas necessidade mas elas mudam ocasionalmente. O terceiro par de sapatos que foi comprado mais porque você gostou dele do que qualquer coisa será usado de verdade, até acabar? Então foi uma boa compra, não foi dinheiro desperdiçado. Complicado é essa coisa da gente ter mil sapatos que não usa guardados no armário, né? Isso eu sei que você não faz há tempos! Um abraço pra você e também pro seu filho... achei um doce a coisa de evitar escrever "fedido" no blog...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, você sempre firme e forte e dando força por aqui. Adoro! Descobri dia desses que sapatos que somente ficam guardados estragam mais rápido, por isso é preciso usar muito... rs... Esse meu filho pequeno é uma figura mesmo... beijos

      Excluir
  3. Mas que BARBARIDADE!!! :)

    Das compras necessárias nem dá para argumentar nada, precisava e pronto.

    Entretanto há de se mencionar uma coisa errada, consabido, mas que é muito fácil cairmos: comprar para recompensar algo/compensar algo, uma vez que estamos felizes ou tristes ou brabas, de qualquer sorte, estamos em um estado onde o cérebro carece de oxigenação para melhor decidir e dai cometemos os impulsos, isso deve ser evitado.

    E posso estar errada, mas penso que denominar shopping de "templo de consumo" é o mesmo que deixar um alerta para na próxima recaída ir lá se consolar...

    Atualmente a única coisa que eu gosto de fazer no shopping é ir no cinema, até porque pago um cartão com anuidade só para ter benefício de pagar meio cinema, quero ver se no final das contas não dá "elas por elas".

    Afora isso troquei o shopping por passeios curtos, por exemplo acordar cedo domingo e ir almoçar em gramado e voltar, ou alguma outra cidade, até porque o objetivo é descobrir os melhores lugares das cidadezinhas próximas. Financeiramente não é tão econômico mas me sinto mais feliz assim que comprar alguma coisa que não esteja precisando. Semana que vem a cidade vai ser onde tem freeshop, espero que não caia por terra tudo que falei kkkk

    Ah, o Pedro tem razão na palavra , gostei bem mais do termo "atenuante" usado por ele (odor desagradável) do que o "direto" ao ponto..rs



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, somente para não perder o costume você pegou "na veia", no ponto certo... o que estava me pegando quando escrevi o post foi ter comprado em um momento de grande ansiedade e, porque não dizer, de muita tristeza e decepção, assim a culpa estava me corroendo... passado o choque e assimilada a situação, vejo que foram boas compras.

      Achei muito engraçado ele ficar preocupado com o blog e com o que escrevo :-)

      Excluir
    2. :-) por sorte no momento de ansiedade,tristeza, decepção não cometeu compras ruins, mas estamos correndo risco nesses momentos né, melhor ir no dia seguinte! :-)

      Teu guri se seguir a área do direito vai ser um civilista, daqueles que falam bonito e a gente precisa de um dicionário do lado para entender do que se trata... :-)

      Excluir
  4. Ziula,
    primeiro, parabéns por adotar as sapatilhas. Salto baixo é vida, rs!
    Mas peço a você que não afirme que "como toda mulher", desejou "muitos e muitos pares novos". Eu passo ilesa pela experiência e conheço muitas outras que também não ligam para sapatos. Não é implicância minha, juro - é só porque acho ruim perpetuar estereótipos de gênero!
    Ah, e que tal descartar mais um par de sapatos, já que a terceira sapatilha vai entrar no seu armário?
    Beijos,
    Lud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud, estou amando as sapatilhas, jamais me passou pela cabeça fossem tão gostosas, tanto que somente tinha duas velhinhas e que após passarem a ser usadas constantemente terminaram...

      As novas são ótimas e não chego mais ao final do dia cansada!

      Relativamente à expressão como toda mulher, desejou muitos e muitos pares novos, sei que não é nossa realidade. Foi naquele momento por uma série de razões internas, mas o processo pelo qual estamos passando não permite seja generalizado. Agora, certamente concordamos que são poucas as mulheres que não são loucas por sapatos :-) e mesmo aquelas que não compram horrores, certamente já tiveram seus momentos de paixão por um ou outro par, embora não seja regra... rs

      Quanto ao descarte, esqueci de falar no post, mas no próximo, já recuperada do susto de comprar, explicarei o procedimento daqui pra frente.

      Beijos e obrigada por mais essa visita!

      Excluir