sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Lugar de poder... você tem um... basta assumí-lo...


Quando D. João VI voltava para Portugal e deixava aqui seu filho, recomendou:

- Pedro põe a coroa sobre tua cabeça antes que um aventureiro lance mão dela!

Todos temos nosso lugar de poder em todos os círculos em que vamos dançando na vida.

A questão é a falta de ânimo para assumir esse lugar! O conformismo em achar que as coisas são como são e não há uma alternativa que possa melhorar os fatos do dia a dia! A famigerada mania de deixar com que outros assumam nosso local e depois colocar a culpa em outras pessoas.

Existe um pote de ouro no final do arco íris e esse pote representa todo o poder que você tem para mudar sua vida, para alterar a vida dos que estão à sua vida, para exigir que as situações se tornem mais adequadas ao seu viver no trabalho, em casa e na sociedade.

Se você está irritada, frustrada, descontente com alguma situação, pense, reflita, quais as atitudes que VOCÊ pode tomar para mudar o que se passa à sua volta. Não, não adianta esperar que os outros mudem, você precisa mudar para exigir mudanças. Talvez você precise até se afastar do ambiente viciado, física e emocionalmente falando.

O afastamento, o silêncio, tudo isso ajuda para que as pessoas à sua volta também reflitam. Depois, você pode chamar as pessoas, conversar e até exigir mudanças. Enquanto você participa do "oba oba", com certeza não impõe respeito às suas idéias. Enquanto você compactuar com o que acha errado, não pode reclamar das consequências. Enquanto você agir de forma que já está viciada e não agrada nem mesmo a você, certamente tudo continuará como está.

Você tem um lugar de poder no mundo. Você é único. A mudança deve começar por suas atitudes e o resto todo, o entorno, começa a se modificar gradualmente, gerando mais satisfação.

Outro aspecto interessante é quando você consegue abstrair a culpa. Nossa! Eu sou culpada por essa pessoa ser "assim ou assado", eu gerei essa série de acontecimentos drásticos. Ora, ora! Você agiu, eu agi, da forma como era possível responder no momento em que o fato aconteceu, se os resultados foram negativos, não se pode voltar atrás, mas pode-se mudar a atitude e mudar tudo que acontece daqui pra frente.

Quando alguém vier colocar a culpa de seus infortúnios em você, simplesmente peça para que a pessoa reflita nas atitudes que a trouxeram para esse momento, pois a responsabilidade é totalmente dela e não pode ser transferida para você.

A pessoa antes mencionada foi manipulada por você ou diz ter acontecido isso? Não ouça, não interiorize, mesmo que isso tenha acontecido, pois ela certamente se permitiu ser manipulada por uma razão ou outra e na época gostou. Você? Agiu como era permitido pelo seu amadurecimento na época e depois de tantas constatações, certamente hoje agiria diferente.

Mude... Assuma seu lugar de poder... A culpa deve ficar longe de você... Tudo à sua volta se modificará... E, espero que para melhor.

7 comentários:

  1. Eu juro que precisava ler isso hoje. Vou linkar nos favoritos para sempre reler.

    ResponderExcluir
  2. Realmente. Não adianta reclamar de certos fatos e comportamentos de terceiros.Muitas vezes por comodismo vamos deixando as coisas acontecerem em todas as searas da vida, até que ficam insuportáveis ou insustentáveis. Já tive esse insight há alguns (poucos) anos e tudo mudou para melhor para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, esse texto foi escrito há aproximadamente trinta dias quando me deparei com uma situação dantesca, percebendo que não adiantava mais esperar e que a responsabilidade era minha... quanto tempo durou essa "cegueira"? Mais de uma década, sempre ouvindo que não dava para ser melhor e após o que você chama de "insight" tudo melhorou mais de 90%, bastando que eu assumisse meu lugar, pode???

      Excluir
  3. Olá Ziula, mas uma vez perfeito.
    "Você tem um lugar de poder no mundo. Você é único". É o que precisava ler para realmente assumir quem sou e por que estou no mundo. Não preciso de situações, pessoas, decisões que não respeitem quem sou.
    Culpa? Durante anos fizeram com que eu acreditasse que a minha missão na Terra era ser servil e culpada pelas decisões dos outros. Chega!!!! Li e Reli várias vezes.
    Obrigada pelo belo puxão de orelha que eu precisava.
    Carinhosamente
    Érica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica... essa coisa da culpa é preciso exorcizar... lembra que falei que minha filha voltou para casa depois de quase oito anos??? Foi morar com o pai com 09 e retornou agora com 17 anos... estava difícil para ela tomar a decisão, então culpava um ou outro... até que falei que não me sentiria culpada e coloquei a responsabilidade nela... o resultado foi ótimo e ela está super feliz por aqui... falo tudo isso embora o post refira-se a uma outra situação fora do âmbito familiar...

      É preciso assumir a posição que temos no mundo... caso contrário teremos nosso lugar usurpado, tudo anda errado e ficamos esperando outras pessoas tomarem atitudes que cabem à nós...

      Vamos lá!!! Acordar é preciso!!!

      Excluir
  4. É o famoso "cada um no seu quadrado".

    ResponderExcluir