sábado, 18 de agosto de 2012

Projeto 333 e objetivo com as roupas!

Já falei que isso não é um conto de fadas onde tudo transcorre maravilhosamente e os participantes vivem felizes para sempre com os objetivos traçados.

Não fiquei feliz com o Projeto 333, muito pelo contrário! E agora, mais do que nunca, estou precisando canalizar energias para toda e qualquer coisa que me traga prazer. Quero todas as compensações possíveis que eu possa me dar para esquecer o cigarro.

Certo que não sairei por aí gastando como uma louca, mesmo porque não tenho mais vontade e, exceto o dia em que saí com minha irmã, não sinto prazer em entrar nas lojas e fazer compras. Logo, vou terminar minha peça de fuxico lilás, vou brincar com minhas roupas, sapatos, echarpes e demais acessórios, vou largar o Projeto 333.

Tenho um certa dificuldade em ser minimalista na exata acepção da palavra. Consigo diariamente me desapegar das coisas, destralhar com apenas um pouco de dó mas sem piedade, manter somente o essencial, enfim, em relação ao ambiente estou 100% certa do que quero e quanto ao restante posso dizer de carteirinha que jamais conseguiria viver com 33 itens, nem mesmo por 3 meses.

Aquelas pessoas mais tranquilas, menos ansiosas, certamente se darão bem no Projeto 333. Para mim não funcionou.

Consegui durante 47 dias ficar limitada às peças determinadas no início do desafio, mas não quero permanecer nele no momento atual e eu poderia até utilizar a desculpa da ansiedade causada pelo fato de ter parado de fumar, só que não é isso, na realidade eu cansei de ficar olhando todas as demais peças que amo e sem poder usar.

Não consegui encaixotar as demais peças do guarda roupa, porque fiquei com medo que estragassem, por falta de coragem do desapego visual e também não consegui deixar no outro quarto porque a Izabel voltou para casa e precisava do espaço dela. Então, ficava olhando tudo e não podia usufruir, o que estava me gerando mal estar.

O Projeto 333 é muito bom no sentido de que não precisamos pensar no que vestir, é prático para arrumar malas, é ótimo para descansar a cabeça pela manhã ou pela noite quando decidimos o que vamos colocar, mas repito que não está servindo para mim.

Em outro texto já escrevi que queria um arco íris para me vestir e é isso que vou me dar agora com as roupas, sapatos e acessórios que tenho no guarda roupa, quero me divertir com todas as coisas que possuo e que, em um primeiro pensamento, já não são muitas.

O objetivo final quanto ao "buraco negro" do meu guarda roupa é deixar somente as roupas que amo. Hoje mesmo pela manhã fui colocar uma blusa de seda preta e toda vez que tento usá-la sinto o mesmo mal estar considerando que acho que tem muito pano, o resultado foi desapegar da malsinada no mesmo momento em que vesti e lá foi ela seguir seu rumo.

Voltando a energia para o guarda roupa novamente e deixando de usar apenas meia porta de armário, em breve darei notícias sobre o número de peças que ainda possuo, levantamento que deveria ter sido feito no início do primeiro ano sem compras e que deixei de fazer, mas nunca é tarde para começar.

Um ótimo sábado para todas e para todos. Força. Vontade de ser feliz. Perseverança. Saúde. E até um pouco de frivolidade, porque não?

6 comentários:

  1. Eu ia mexer contigo mas não vou, considerando que também não entendia o motivo de tanta privação, uma vez que já tinha as coisas...

    Acho que a experiência, em que pese não tenha gostado, foi produtiva no sentido de ter ficado um mês e meio sabendo que é possível certas combinações e limitações. Isso em uma viagem é bem útil, pois geralmente não viajamos um período tão longo assim e pelo menos falando por mim, a mala é sempre o terror, sempre com coisas desnecessárias, com peso a mais, que no fim uso só metade do que tem lá, mas que não conseguiria ir sem levar o excesso, enfim, acho que para isso o projeto é bem válido.

    E parabéns por não ter te sacrificado tanto, penso que ser minimalista ao extremo é tão ruim quanto ser acumulador. O segredo é o meio termo, acho que já falastes isso também por aqui né, ou melhor, tua avó dizia :-)

    Bom final de semana para vocês, e que seja sem cigarro! ;-)

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que pode "inticar" o quanto quiser... rs

      Em viagens nunca tenho problemas, levo sempre uma mala pequena com exatamente o que vou usar e raramente há sobra de uma ou duas peças não usadadas. Tenho até listas para a duração da viagem e temperatura... rs.. para mim funcionam muito bem.

      O projeto foi válido para passar a amar as roupas que ficaram encostadas... rs... engraçada foi a felicidade da Márcia quando comuniquei o término do projeto:

      - Eu não entendia porque tinha que me matar para deixar essas poucas roupas em ordem quando o armário estava cheio.

      Ou seja, sem querer eu estava atrapalhando alguém!

      E mais uma vez é sempre bom lembrar a lição da minha vó: a virtude está no meio...

      Beijos!

      Excluir
  2. Acho que está certa em abandonar algo que não está te fazendo bem. Minimalismo é para nos sentirmos bem e não o contrário. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélida, em tudo que estudei sobre minimalismo encontro a máxima de que há um "ideal" para cada pessoa. Ainda acho que tenho muitas roupas e sapatos, mas está muito mais fácil o desapego e jamais meu ideal será de 33 peças no total.

      Funciona muito bem para não ter que pensar, mas também deixei de ser criativa porque as combinações já estavam ali sem exigir nenhum exercício mental.

      Também escolhi algumas roupas que somente poderiam ser lavadas em lavanderia, o que complicou um pouco. Afora as variações de temperatura, no inverno nào fiquei tão aquecida e no verão passaria muito calor. Enfim... é difícil mesmo.

      Beijos

      Excluir
  3. Ziula,
    acho que o mais importante de esses esses projetos e planos nos quais embarcamos é a finalidade deles: auto-conhecimento e felicidade, né?
    Se ficar 47 dias com as 33 peças fez você achar que tem um monte de roupas lindas para usar, e está te ajudando a se desfazer do que você não gosta, acho que o projeto já é um sucesso.
    E a gente também não tem de comprar todas as brigas do mundo. Primeiro as coisas primeiras, como diz meu pai!
    Beijos e força aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a frase: "primeiro as coisas primeiras"... realmente estou precisando canalizar energiar para deixar o cigarro, ou melhor, já deixei, preciso manter. Beijos e obrigada pela força!

      Excluir