terça-feira, 29 de julho de 2014

Como controlar a vida...

Quando assisto o programa "Acumuladores", e gosto de assistir para entender o que se passa na mente dessas pessoas, fico impressionada com o significado que dão para as coisas. A maioria dos apegos não faz nenhum sentido para mim e na mente da pessoa a "necessidade de manter" é patológica. 

Certo que existe um problema muito sério com os acumuladores e eles até fazem movimentos para mudanças desse comportamento. A maioria dos participantes consegue, mas agora descobri um outro programa "Obsessivos Compulsivos" no canal Viva e nesse relatam histórias de pessoas que tem mais fracassos do que sucessos.

Minha experiência com acumuladores até aqui tem sido feliz. Recuperei, pelo menos aparentemente, um acumulador e ele até tomou gosto pela organização da casa. Já estou recuperada... rs... pelo menos a cada dia com menos dificuldade para me desfazer das poucas tralhas organizadas que ainda me restam.

Semana passada tive uma lembrança ótima de uma senhorinha com quem convivi. Sempre a visitava, ela não falava e a comunicação era unicamente com gestos, sabia quem era as pessoas somente de sentir a energia, lia almas eu acho, não usava sapatos e somente o fez uma vez quando foi almoçar na minha casa. E toda aquela situação que ela vivia me levou a pensar muitas coisas, inclusive nas pessoas que terminam a vida em um asilo, sem nenhum bem material significativo, sem posses, sem nada.

Isso me fez ver que não faz sentido manter algumas coisas. Por exemplo, para que eu preciso de uma caixa com DVD's se nem mesmo tenho um aparelho onde possa assistir os filmes, documentários e shows musicais? E mais para o final da semana a caixa irá para doação e dessa vez a caixa inteira mesmo, porque não utilizarei a caixa vazia para coisa alguma e para nenhuma outra acumulação futura. E não, não vou vender, vou simplesmente doar para quem possa aproveitar esses filmes utilizando-os para várias pessoas conseguirem um pouco de lazer.

Essa semana também roupas irão para o destralhe e passarão a ser úteis para outras pessoas.

A Izabel essa semana se superou: mala, algumas peças quase novas, necessaire, bolsa e acredito que ela tenha ficado mais leve. Quero ficar mais leve também!

É preciso trabalhar diariamente para se livrar do hábito de acumular, do hábito de comprar coisas desnecessárias e supérfluas. Algumas pessoas já estão desapegadas por natureza e para elas é fácil deixar com que as coisas sigam para outro local. Outras pessoas passarão a vida tentando manter o controle e acho que esse é o meu caso: um dia de cada vez, uma caixa de cada vez e já estou há mais de três anos destralhando, evitando comprar outras coisas e ainda tenho coisas para destralhar.

Certo! E porque é importante destralhar? Fácil! Menos trabalho, menos armários, menos trabalho para organizar, menos dinheiro colocado fora. Tudo isso faz com eu me sinta mais forte e veja como é possível partir de um desafio para o outro e na maioria das vezes obter sucesso... penso que está quase chegando a hora de enfrentar um outro grande desafio para o qual me acho incapaz, quem sabe!!!

É preciso encontrar forças para mudar e algumas pessoas para mim hoje parecem estranhas porque sequer pretendem mudar algumas coisas das quais reclamam diariamente ou falam pesarosamente todos os dias. "Nossa, meu cartão estourou!" e ponto, nenhuma mudança. "Nossa, minha casa está um bagunça!" e ponto, nenhuma mudança.

Se uma coisa lhe causa uma sensação ruim quando você pensa nela é porque certamente ela não é boa, então o que nos impede de mudar? Algum prazer associado a ela? Conexões neurais difíceis de enfrentar?

Dia desses li alguma coisa sobre a possibilidade de alterar o DNA com o pensamento, não lembro detalhes, mas se até isso é possível mudar, é certo que podemos enfrentar nossos condicionamentos e mudar os comportamentos que não nos fazem bem, seja qual for a razão pela qual a atitude não nos faz bem.

Há uma grande diferença entre prazer e bem estar. 

Prazer é apenas uma satisfação imediata com resultados nem sempre satisfatórios. O bem estar pressupõe ordem e disciplina, organização e a constante busca para chegar ao que nos traga as melhores sensações com os melhores resultados ou pelo menos dar um passo de cada vez nessa direção.

Uma pequena caixa destralhada. Apenas uma pessoa, dentre tantas, afastada por não nos fazer bem. Uma fruta pela manhã. Uma "graminha" no almoço mesmo que a contragosto. Uma boa ação. Um sorriso. Um passo. E assim a vida toda passando com passos visando uma vida melhor.

Tudo é um processo. E não é só no trabalho que lido com processos, com conjuntos ordenados de atos. A vida financeira é um processo visando a saúde financeira, a eliminação do estresse gerado por dívidas sem fundamento, por tralhas acumuladas e por compras que no final somente trazem frustração. A casa, habitada por seres que criam a desordem, necessita de um processo de organização, um conjunto ordenado de atos para que tudo fique no lugar.

E aqui a observação quanto aos seres que criam a desordem não é nenhuma crítica! Você precisa lavar as roupas que seu corpo sujou ou deixou odores. Você precisa sujar a pia para fazer uma refeição e às vezes sujar muita louça. Enfim, é preciso criar a desordem para viver, mas também é preciso ter método para que ela seja mínima e seja possível de organizar assim que atendidas as necessidades básicas.

É preciso tentar e tentar todos os dias mesmo que tenhamos mais falhas do que sucessos. É triste a acomodação!!!

2 comentários:

  1. Eu vi esse programa acumuladores no avião uma vez, minha net não tem esse canal, mas achei meio exagerado, pelo menos no dia em que vi, era pessoa com entulhos e embalagens sujas de comida a ponto de não poder se movimentar em casa, e isso sim é um caso a ser tratado, como quem gasta mais do que tem, bem como o que se desfaz de tudo pra não ter coisa, tudo que for exagero faz mal.

    Eu tenho uma colega maníaca por limpeza. Acorda 2h da manhã pra limpar em cima de roupeiro, embaixo da cama... também tenho um colega que a mesa dele é uma zona, o chão uma zona e a senhora da limpeza tem medo de tirar as coisas do lugar e não limpa direito lá. Quando ele me chama pra ajudar em alguma coisa eletrônica e diz "peguei até um banquinho pra vc" eu digo "deve sair um rato dessa tua mesa qualquer dia", e por acaso a mesa dele fica atrás da maníaca por limpeza. É tão engraçado ver a discussão dos dois, ela dizendo que vai trazer uma mangueira e jogar água lá, ele que ela tem que fazer isso de madrugada se não não quer.

    Sobre o acúmulo uma das coisas é a possessividade né.... minha sobrinha tempos atrás quando veio visitar disseram que chorava na hora que despacharam a mala, não aceitava de jeito nenhum, fez uma fiasqueira braba por causa da mala, o mesmo acontece quando é para separar algum brinquedo para doação, dai na volta tentamos preparar ela que o tio lá da cia aérea era forte e ia carregar a mala e chegando em POA pegariam novamente, foi muito tempo de negociação pois era não e não. Quando éramos criança também, eu e meu irmão vivíamos brigando, até pela pouca diferença de idade e eu sempre levar a culpa pois fico com a margem de erro para mais e eu ficava muito braba, dai quando era algo como "vou contar pra mãe" era menos grave que "vou dizer pra fulana (o nome da tia em questão) "arrumar teus brinquedos e dai rapidinho quem sofria essa ameaça parava pois ela tinha a mania de tirar um monte de coisas para doações, o arrumar dela era tirar um monte de coisa e isso nos causava pânico pq era a choradeira pra não dar e dai geralmente a mãe concordava com ela para doar tal coisa... hoje estamos bem melhores, mas algumas coisas que podem ser bobagens para os olhos de quem vê e pra mim são importante, não destralho não! Agora não acumulo coisas por acumular...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse programa "Acumuladores" normalmente pega os casos mais graves e é assustador, normalmente é preciso chamar psicológa, psiquiatra, organizadora profissional... é muito triste.
      O Pedro não gosta de assistir e pondera que sonha à noite que virei acumuladora... rs...
      Qualquer excesso é prejudicial... limpeza demais... sujeira demais... é preciso tentar encontrar o equilíbrio.
      Ninguém acumula coisa por acumular... rs... eu acho... rs... é claro que sempre temos desculpas para nossas tralhas e algumas, imprestáveis, são justificadas em razão do forte apelo emocional e da nossa necessidade de tentar manter o passado por perto... é um processo se livrar das coisas e por isso tenho mantido o controle no que entra e consumido o mínimo possível justamente para não passar mais por dilemas desse tipo...

      Excluir