sábado, 12 de julho de 2014

Mãe e dona de casa em treinamento...

Minha mãe sempre trabalhou fora e delegou os serviços da casa para empregadas domésticas, nunca exigiu que fizéssemos nada. A mesma situação quando morei com minha avó que, apesar de costureira trabalhando em casa, sempre teve empregada e nada pedia para mim.

Casei aos dezessete anos e sempre tive empregada doméstica, sendo que em algumas épocas até mais de uma. Estava cá pensando hoje que até nos períodos mais difíceis, financeiramente falando, nunca abri mão de ter ajudante e jamais foi sugerido por alguém que eu assim o fizesse.

Bem explicado que até a promulgação da Constituição Federal de 1988 a empregada doméstica não tinha direito sequer ao salário mínimo, o valor poderia ser negociado livremente e inclusive o trabalhador rural aposentado recebia apenas meio salário mínimo até outubro de 1988.

Pois bem. Nenhuma experiência em serviços da casa até o dia em que saí de Cornélio Procópio em janeiro de 2013. Concluo que não me saí tão mal assim e diariamente tenho aprendido uma coisa aqui e outra ali.

Descobri, por exemplo, que a esponja de lavar louça deve ser colocada dois minutos no microondas após usada para esterilizar, antes eu só sabia que deveria ser trocada uma vez por semana. Mais tarde fiquei sabendo que só o microondas não basta e após o procedimento nesse aparelho ela deve ser colocada de molho no vinagre por meia hora. Panos de prato também devem ficar meia hora de molho no vinagre para matar as bactérias. Vou parando por aqui, daqui uns dias faço um post com dicas de limpeza doméstica.

E assim vai... a cada dia um novo conhecimento aqui, outro ali, hábitos de limpeza e organização que vão se incorporando na rotina e tornando o serviço doméstico menos penoso.

Voltando... como sempre tive empregada doméstica à disposição, e por livre espontânea vontade resolvi não mais contar com esse serviço, inicialmente pensei que deveria fazer tudo em casa, afinal as crianças não participaram dessa escolha.

Somente um ano e meio depois percebi que a coisa toda não funcionava desse jeito e meu procedimento estava me deixando exausta.

Todos devem colaborar, afinal vivemos em família e não é justo que somente uma pessoa carregue todo o fardo, todo mesmo, sozinha... assumindo limpeza, roupa, comida, todos os bens materiais que são necessários comprar e ainda... trabalhar fora!

Há muito que não culpo mais outras pessoas pelo que me acontece. Procuro sempre ter em mente que as pessoas somente fazem com a gente o que permitimos.

Então, não posso dizer que meus filhos sejam tão reticentes quanto à ajuda no trabalho doméstico por vontade deles, eu mesma não exigi e mudar isso talvez não seja tão difícil.

Achei muito engraçado a Izabel dizer "eu poderia recolher e guardar a roupa, mas... é melhor não, você tem toque com roupeiros!" e eu respondi "verdade, recolhe e deixe que eu guardo!". Prefiro guardar e arrumar inclusive o que já está lá do que ter que perder uma tarde ou dia para organizar roupeiros.

Bem, a coisa por enquanto está funcionando muito bem e foi muito bom chegar de Cornélio agora e ver louça lavada, roupa recolhida, quartos arrumados... isso nunca tinha acontecido!

Assim, se existe alguma coisa na sua vida que não está lhe agradando, que está lhe cansando demais, que está lhe causando tristeza... tome uma atitude agora!!! É possível!!!

E o treinamento da mãe/dona de casa? Pois é. Estou me policiando o dia todo para não recolher uma roupa, para não tirar roupas para lavar, para não lavar louça, para não levar o lixo... isso está sendo muito difícil, mas necessário...

Conte por aqui o você anda fazendo ultimamente para minimizar as coisas que te incomodam...

2 comentários:

  1. Eu tenho lembrança de só uma empregada doméstica em casa, embora antes dela parece que a mãe teve experiências não muito bem sucedidas com outras e por trabalhar fora, precisava de alguém que cuidasse de mim e do meu irmão e desde dos meus 5 anos, e 3 do meu irmão, a empregada ficou com a gente por muitos anos e embora não fizéssemos nada nunca, muito aprendi olhando e por vezes tentando ajudar rs

    Essa da esponja já vi algo da troca e do microondas, não sabia do vinagre, embora prefira bactérias ao teste do vinagre, eu realmente não suporto vinagre, nem o nome vinagre...rs.

    Bah que coisa mais antiga lembrar de coisas antes da CF/88 Ziula! Bahhh! Realmente ME DISSERAM que antes era assim mesmo! rs.

    Hoje isso é um pouco diferente, mais caro, mais difícil de achar, e fazer não tira pedaço e nos deixa pessoas melhores, seja por respeitar mais a pessoa que faz, seja por dar bons exemplos para outras pessoas e aprender a dividir tarefas pra mim é fundamental para um bom convívio, seja familiar ou profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou antiga... rs... sempre falo e vc sempre me consola!!!

      Excluir