sábado, 26 de julho de 2014

Eu e minhas planilhas...

Uma hora eu paro para estudar e aprender como funcionam planilhas eletrônicas.

Fui tomada de pânico no mês de junho, consideradas as despesas e apesar daquelas não planejadas estarem garantidas pelo fundo reserva. Simplesmente não conseguia sentar e somar os valores. Exigência que as crianças deixassem suas coisas nos devidos lugares e duas imensas caixas pretas (literalmente) em cima da mesa de jantar.

Olhava aquilo, a papelada toda, e não tinha coragem de mexer. Não considero planilha a coisa mais legal para fazer em momento de folga ou em qualquer outro momento. Faço porque preciso ver, planejar, poupar, organizar e cortar gastos, mas se pudesse viraria "vida louca" e não faria mais.

Um dia acordei as 05h00 e com a certeza de que não conseguiria mais dormir. Pensei: "de hoje o mês de junho não passa e julho já vai entrar na roda para sobrar pouco para somar quando acabar o mês".

E lá fui até às 10h00 para terminar, logicamente fiz outras coisas nesse tempo embora a prioridade fosse terminar as planilhas.

Tudo terminado, uma sacola de papéis para o lixo e duas caixas para doação, pois o pouco que sobrou foi para uma gaveta. As caixas já foram levadas pela vizinha e minha mesinha da lateral do sofá ficou bem mais "decente".

O resultado das planilhas? Tudo certo conforme planejado. Despesas inesperadas derivadas do assalto ao carro da Izabel devidamente pagas e sem estourar o orçamento. Outras coisas eu já havia alterado a forma de pagamento no dia 10, estipulando algumas mudanças na mesada das crianças. Ou seja, nem precisava tanto pavor e se tivesse feito as planilhas antes certamente teria gasto muito menos energia mental pensando em quando iria fazer.

E alguém que passa por aqui tem prazer em fazer planilhas?

4 comentários:

  1. Prazer em fazer planilhas acho que não é uma coisa muito comum...rs, mas eu até acho simpático, mais que lavar uma louça, por exemplo..rs

    Tu faz manuais ainda? Que coisa antiga Ziula!!!! Depois fala dos meus polígrafos!!!

    A de computador é muito fácil, não acredito que terias alguma dificuldade. Mas eu ainda acho que teria que ter um aplicativo que facilitasse a vida nesse sentido, tirar uma foto, ele fazer todo resto sozinho. Mas como isso não é possível, melhor fazer de alguma outra maneira mesmo, mas não viver "vida louca" pois se tem uma coisa bem finita, essa coisa é o dinheiro. Fácil de gastar mas difícil de ganhar e cada vez as coisas sobem mais e mais, então para viver bem, não dá para perder as rédeas.

    Agora acordar as 05h pra isso... não né! Eu acordo 5h30 com a tristeza de não poder mais dormir rs, tenta fazer pelo computador, vai ganhar muitas horas depois e não tem mistério mexer no programa de planilha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda manuais, até prometi para uma pessoa que domingo à tarde tentaria usar as eletrônicas que foram indicadas, mas não consegui, estava muito cansada e fui dormir...
      E não acordei para fazer isso... rs... acordei por acordar e sabia que não ia mais dormir... nem chamo de insônia porque sei que tenho um tempo de sono e além disso sinto dor nas costas... rs

      Excluir
  2. É realmente muito chato neh? mas a gente fica tão tranquila quando está no controle de tudo que está acontecendo, se não visualizamos nossas anotações, parece que nada vai funcionar até que consigamos organizar tudo e saber o que vamos precisar, o que está faltando e o que vai sobrar...
    Bjão, ótima semana!

    http://www.caseiquerocasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito chato... mas se eu não fizer fico insegura com os compromissos financeiros que tenho...

      Beijos e um ótimo final de semana!

      Excluir