quinta-feira, 10 de julho de 2014

Nada é proibido e nada precisa ser feito!

Cansei. Fisicamente cansada e percebi que não daria conta de tanto serviço doméstico a ser feito após ou antes da jornada profissional. Continuo com a intenção de não ter empregada doméstica, apenas diarista a cada quinze dias ou uma vez por semana.

E daí? Como fazer?

Ontem à noite fizemos reuniões individuais em casa. Primeiro com o filho, depois com a filha. Questionei o que poderiam fazer para me ajudar antes que eu surtasse feio ou ficasse doente... rs

Cada qual indicou o que poderia fazer e o que não faria em hipótese alguma.

Izabel quando fez intercâmbio precisava limpar banheiro e implorou para não ter novamente essa atividade. Está certo! Também não limpo se considerar como deve ser esfregado, molhado e essas coisas. Apenas desinfeto, lavo o vaso, passo o rodo e deixo a limpeza pesada para a diarista.

Pedro tem pouca coisa que não gosta de fazer, mas já percebi que não simpatiza com a atividade de lavar a louça, deve ser porque é colorado, né Adriana?

Chegamos a um acordo, fizemos uma tabela que será preenchida durante o mês. Não é obrigatória quaisquer das atividades, mas existe uma multa para o descumprimento que será calculada ao final do período e descontada da mesada.

Luis Alberto Warat, maior jus filósofo da América Latina e que tive o prazer de conhecer quando veio para Cornélio Procópio em um seminário, estava explicando para meu filho Renato que ele poderia estacionar em lugar com placa de proibido, a escolha seria dele, bastava que estivesse disposto a pagar a multa.

Com orçamento apertado e contado, quem está disposto a pagar a multa por aqui?

10 comentários:

  1. Bom dia Ziula,
    muitas vezes, antes de ler seus posts, abro a guia de uma música que me vem á cabeça. Hoje, acordei com vontade de ouvir Padre Fábio de Mello. Por acaso veio a música "Tudo Posso" e ela foi o fundo musical do post de hoje.
    às vezes opto por Bruno Mars, Phill Collins, Guilherme Arantes e por aí vai.
    Tomara que essa reunião surta efeito prolongado, pois, na maioria das vezes é uma ilusão passageira.
    Sem contar que, cá entre nós, seu exemplo de fazer tarefas domésticas, poderá nunca ser seguido por eles quando morarem sozinhos ou se casarem. Com certeza irão terceirizar rapidinho. Por isso não se estresse, nem em cobrar deles e nem em deixar tudo perfeito.
    Viva leve, relaxada, alegre.
    Quanto a casa, não sei se é um "ser vivo", mas "ser viço" com certeza ela é!
    Boa sorte sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda,
      Ainda está funcionando... rs... e espero que continue!!!
      Quanto ao exemplo, estou muito feliz com meu filho mais velho que faz as tarefas de casa junto com minha norinha, sem reclamar...
      Boa sorte sempre para você também...
      Beijos

      Excluir
  2. ADOREI a reflexão sobre estacionar em lugar proibido e pagar a multa. Reflete muito das coisas que eu mesma penso a respeito da vida e ninguém entende.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, somos condicionados para interpretar as situações de forma diferente e essa nova visão mudou muita coisa para mim...

      Beijos

      Excluir
  3. Meu pai e minha mãe pagariam a multa com toda a tranquilidade para poderem fazer como bem entendessem. Minha mãe chega ao cúmulo de ficar com a carteira vencida meses e antes do CTB ela foi parada pelo guarda e teve a carteira apreendida e ficou choramingando: "Mas guarda eu sou professora da escola pública, como vou fazer? mimimi" e teve que ir a capital tirar outra carteira, o que odiou, não bastava pagar a multa....Documentos do carro? só colocam em dia quando é para vender o carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opções e admiro quem opta até pelo mais difícil somente pelo prazer de desafiar.. rs

      Excluir
  4. F-i-n-a-l-m-e-n-t-e aprendeu a dividir um pouco as tarefas, os 3, ou 6, pois os cachorros também, só têm a ganhar com isso. Quer seja pelo exemplo, que sim, ele fica e incorpora, quer seja por nenhum ficar sobrecarregado e não haver clima ruim na casa.

    No início o caminho pode ter percalços, entretanto é por aí. Já fiz isso com meu irmão e deu certo, afinal, depois que a empregada saiu a mãe fazia as coisas sozinha na casa e dai falei que devíamos seguir o exemplo e não ficar de nojinhos de não fazer isso e aquilo. Sem contar que era bem caro pagar a faxineira e quanto mais reduzíssemos, melhor. Daí só reforçou fazermos nós mesmos. Só que quem não fizesse a sua parte teria que deixar o valor proporcional da faxineira para quando estivesse o dinheiro inteiro cobrado por ela, ser chamada. Lógico que nenhum queria fazer isso e depois que se tira o grosso, fazendo um pouco por vez não acumula, indo a faxineira só raramente para limpar coisas mais difíceis ou quando algum viajava e acumulava. E é muito mas muito fácil acumular coisas, só que se cada um dá um jeito em um pouco, rapidamente se resolve, sem stress.

    Acho que aí dará certo. Lavar louça é um saco, mas antes isso que pagar multa!!! rs, isso me lembrou a primeira vez que fiz uma prova do cespe para o MPU que uma errada anulava uma certa e lá pelas tantas desisti de corrigir pois no andar da carruagem já estava com medo de dever nota, rs. Ou uma vez que eu pensei ter levado uma multa por ter esquecido que tinha pardal, no fim só achei que tinha levado, mas eu era um muro de lamentações até não receber multa nenhuma e ver que não tinha nada.

    Por fim, esses dias que teve o jogo do brasil e portanto meio-expediente, a aprendiz teve que ir pela manhã e dai chegou mais cedo que todo mundo e resolveu passar na padaria da esquina e comprar pão de queijo, coca-cola, bolo... enfim, pique-nique. Lá pelas tantas ela vira o copo de coca-cola, pega um pano limpo e novo que uma senhora tinha comprado pra lá e joga no armário depois, sujo com os restos da coca-cola virada. Todos ficaram atônitos olhando e ela não parava de rir. Lembrei de uma vez quando queria ajudar a empregada e onde ela estava varrendo tirava o tapete e eu ia com o tapete lá para tapar onde estava sujo, mas eu era criança e a aprendiz já vai para 18 anos, dai chamei ela pelo nome e perguntei o que era aquilo, e todo mundo a mesma coisa. Depois ficamos pensando como seria na casa dela. Hoje em dia todo mundo limpa e ninguém fica com vergonha de falar que faz isso. É até divertido as histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendi a dividir e quase trinta depois está funcionando ainda... rs...

      Excluir
  5. Em casa somos apenas meu marido e eu, além dos dois gatos. Chegamos ao consenso que não teríamos faxineira/diarista por N motivos e com isso também concluímos que ninguém é responsável pela limpeza e andar das coisas da casa, mas também os dois são responsáveis. Então quem chega primeiro faz a janta, por exemplo. A única atividade que meu marido não faz de forma alguma é passar roupas, porém quando eu termino ele guarda tudo: roupas, tábua de passar, ferro, etc.
    Quando tiramos esse conceito de ajudar o fazer fica mais natural, pois ajudar pressupõe-se que a responsabilidade é do outro, enquanto que uma casa é de todos que moram, inclusive dos animais que ali vivem que podem e devem ser educados/adestrados para manter a ordem.
    Sem querer me intrometer na forma como vc conduz a sua vida e só pelo que vejo através dessa janelinha que vc abre aqui digo: seus filhos não são mais bebês indefesos, portanto, até para o bem deles, acredite que eles são capazes. Acredito que será um crescimento grande para todos e uma surpresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, penso que entre um casal fazer as tarefas de forma compartilhada é mais fácil. Na relação mãe/filhos sempre fica aquela idéia de que a mãe é responsável por tudo... em todo caso a divisão ainda está funcionando...

      Excluir