segunda-feira, 28 de julho de 2014

Existe vida além do celular...

Estou sem celular desde quarta-feira. Como contei por aqui ele quebrou, por motivos ridículos (falta de atenção para ver viaturas da Rotam... rs) e fiquei usando mesmo com a tela quebrada. Ocorre que começou a cair pedaços de vidro dentro da minha orelha.

Precisei superar minha nomofobia - termo que deriva da expressão em inglês no mobile phobia, medo de ficar sem acesso à tecnologia - pois as partes internas do aparelho já estavam aparecendo.

Garanto que existe vida além do celular. Não tive crise de abstinência, pânico ou qualquer sintoma físico pela falta do aparelho. Vivia conectada no whats app falando com a família, redes sociais, e-mails em tempo real e nada disso está me fazendo falta. As pessoas importantes estão avisadas sobre a impossibilidade de comunicação por esse meio e que devem utilizar o correio eletrônico.

Mas... meu cartão de crédito foi clonado, novamente e outra vez a pessoa comprou passagens aéreas da Gol, e o banco não conseguiu entrar em contato para avisar. Tentei comprar comida pela internet e o cartão bloqueado. Coloquei crédito no celular do crédito e liguei para a operadora e lá vem aquela chatice de contestar a despesa, etc, etc, etc.

Para coisas urgentes estou usando o celular do Pedro quando estou em casa e o chato é que toda vez que uso... o menino troca senha... rs... diz que é costume.

Em troca do incômodo, e tudo na vida tem ônus e bônus, fiquei mais liberada para outras coisas e menos preocupada em checar tudo que está acontecendo.

Meus filhos falam: você viu o que aconteceu com a fulana (parente)? você sabia que ela fez isso?. Como é que eu iria saber? Foi para o grupo da família! rs... nada que não possam me contar em uma conversa pessoal!

Certa vez eu estava no salão fazendo as unhas. Quando cheguei já havia uma conhecida com duas manicures fazendo pé e mão. Eu também ia fazer pé e mão. Olhando o celular a moça demorou um certo tempo para perceber minha presença. Percebendo, cumprimentou, falou alguma coisa, perguntou alguma coisa e fui respondendo. No início da minha resposta ela baixou a cabeça para o celular e não prestou atenção alguma. Eu ali falando... as manicures olhando... e fui ficando com cara de tacho. Bem, excluí a moça até no facebook e cumprimento por educação quando nos encontramos em algum lugar público. Uma pessoa assim não fará falta no meu círculo de amizades e muito menos na rede social.

Outra vez, almoçando com uma amiga - e essa seria supostamente amiga e não conhecida - verifico que ela começa a rir, retribuo o sorriso e ela não me olha... aff!!! não era comigo, era simplesmente uma mensagem de celular e nem fui comunicada do conteúdo rs que aliás não deveria ser da minha conta. E lá fico eu com cara de tacho novamente... aliás, espero que essa não se torne minha cara oficial!

É muito desagradável e a sensação é horrível. Então, talvez seja um alerta para mim mesma quando o celular voltar: priorize as relações "cara a cara", valorize quem está presente com você e não quem está apenas virtualmente.

Certo que por ocasião do surgimento do telefone celular as pessoas ainda tinham em mente que ele servia para falar com outra pessoa tal qual o telefone fixo. Eu precisava de algo e ligava para alguém e vice-versa.

A tecnologia avançou demais e hoje falar com alguém é algo quase que em extinção. Ouvir a voz de alguém está se tornando algo muito raro.

O celular serve para tudo - anotar lista de compras, entrar em rede social, comunicação através de mensagens de texto, verificar a temperatura que está lá fora, indicar o caminho -... só não serve para sua destinação primeira - ligar para a outra pessoa e aqui "ligar" no sentido de "telefonar" e "ligar" no sentido de "dar atenção ao outro".

E o celular no horário de trabalho??? O que está acontecendo com a humanidade??? Pessoas gritando com familiares! Discussões acaloradas com desafetos! Pesquisas de preços! Negociações! Celulares tocando durante as audiências e não só das partes e advogados! Verificação do que está "rolando" nas redes sociais! Postagem em redes sociais! Envio de e-mails! Pessoas deixando o almoço para "atender" o celular! 

Como fica a produtividade! Nem vou discorrrer sobre isso porque arriscaria ser dura demais.
 
Por aí andam as coisas... simplesmente um pânico geral... como se aquele que está do outro lado do aparelho, em qualquer um dos locais de comunicação, não pudesse simplesmente esperar a última garfada, esperar a pessoa terminar de interagir com aqueles que estão pessoalmente presentes, enfim... o ser humano cada vez mais relegado a segundo plano na convivência com outros seres humanos.

Também não vou falar dos acidentes de trânsito causados pela desatenção gerada pelo uso do celular enquanto dirige. Simplesmente lamentável!

Daí entram os cachorros. Vocês já perceberam que os cachorros estão sempre presentes quando você se aproxima? Presentes em sentimentos! Presentes em atenção! Simplesmente toda a existência deles está dedicada à você quando você está por perto.

Sejamos como os cachorros em atenção e amor em cada atitude do nosso dia!!!




6 comentários:

  1. É o cúmulo esse negócio de celular. Sem sair da minha sala fico sabendo da vida de todo mundo, o pessoal fica no trabalho aos berros com parentes, amigos, empregados sei quem não recebeu pensão alimentícia, os problemas dos filhos no colégio etc. Para assuntos de trabalho eu priorizo o email. A pessoa confirma que vai comparecer em uma audiência ou reunião, fica lá gravado, se não aparecer, fiz a minha parte e não fica o disse me disse. Já vi o mpf ficar na internet na audiência de menor, já que tem que ir né, pelo menos presta atenção no que vai assinar. Achei desaforo com as pessoas da sala, se eu fosse o poder de polícia na sala tinha mandado desligar. Advogado em audiência nem se fala, mas aí o Juiz faz cara feia e a pessoa sai da sala. Como eu penso: se a humanidade viveu esse tempo todo sem, consegue permanecer assim. Quando eu ainda atendia telefonemas avulsos era uma loucura, as pessoas me ligavam a qualquer dia e hora, férias e feriado. Não deve ser assim! As pessoas utilizam o telefone celular como uma arma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho o cúmulo da falta de respeito!!! Para trabalho e também para assuntos particulares uso o e-mail e mesmo que a pessoa tente pelo telefone dou um jeito de redirecionar para o e-mail justamente para documentar a coisa toda e depois não ficar naquela "eu não disse" ou "não era assim".

      Espero que um dia as pessoas se respeitem um pouquinho mais!!!

      Excluir
  2. Uso o celular só para receber chamadas, basicamente.
    Tbém não gosto qdo estou com alguém e a pessoa fica checando celular toda hora, acho bem falta de educação tbém, enfim.
    Olha Ziula, achei essa matéria mto boa sobre depressão e tem um trecho que fala justamente de celulares e estarmos sempre conectados, deixo o link: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/a-depressao-esta-sempre-ali-de-alguma-forma-diz-andrew-solomon-13394980

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, fiquei feliz com seus e-mails e logo te respondo... rs... e aí o celular seria mais rápido... rs... mas não tão intenso nem possível de dizer tanta coisa. Estou feliz que estás bem e também que fazes bom uso do celular... rs...

      Quanto à depressão, somente quem já teve sabe como ela ronda para sempre... quando sinto que ela está por perto tento achar alguma coisa para fazer e tento ignorar porque não quero voltar ao passado onde ela quase tomou conta. É mais uma luta diária para enfrentar... ainda bem que somos fortes!

      Beijos

      Excluir
  3. Me chamam de mão de vaca e o conceito que as pessoas tem de mim, especialmente no trabalho, é: "aquela ali é assim ó (o símbolo é uma mão fechada)". Mas convenhamos, perto de ti sou tri mão aberta..kkkkkkk, sou o Silvio Santos que fica "quem quer dinheiro"...rs bah, ficar usando celular de tela quebrada não né Ziula e ficar sem, nos dias de hoje, eu não ficaria também.

    Tudo bem que hoje celulares inverteram de função e "até dá pra fazer/receber ligação", e que muito da produtividade se perca com essas redes sociais ou que ao ser atendida por uma pessoa que está mexendo no celular seja algo que já faça ficar com indignação e que as pessoas achem que tu esteja disponível 100% do tempo, a qualquer tempo, mas não dá pra negar que facilita a vida, guia no trânsito em locais onde tu não sabe onde é. Uma vez estava em uma cidade que nunca tinha ido, e tinha que ir na JT de lá. Perguntei num posto de gasolina e se fosse passar para o papel o caminho que o cara falou desenharia uma mola, liguei pra lá e falaram que por ter mudado para um bairro residencial não tinha uma referência, comecei a andar com a janela aberta e perguntar para algumas pessoas na rua e um senhor quando perguntado falou: "ah, o supremo?". Depois de achar "o supremo", baixei o waze e fiquei adepta dele e nunca mais tive problemas. Celular também é bom se está atrasada para fazer um check-in e a caminho, já deixar feito, enfim, eu vejo benefícios. Não viveria sem.

    Bem verdade que tem muito besteirol e muita gente usando para coisas que irritam, ou que ao invés de trabalhar ficam de papo, ou ao estar conversando pessoalmente fica cada um no seu mundo paralelo, para os colégios então deve ser algo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava era com preguiça de gastar dinheiro com o celular... e também com medo de ficar sem... enfim, vencida a preguiça e o medo... estou tão feliz sem celular...

      Havia uma coisa importante a fazer - troca do filtro de água procedimento que deve ser feito um vez por ano - sem celular, sem o contato da empresa e "milagrosamente" hoje me acharam no serviço e já agendei a troca... e olha que nem dei o telefone do trabalho, ou seja, quando as pessoas querem te achar... realmente te acham ... com ou sem celular...

      Quanto à guiar no trânsito... sempre vou de táxi se não sei onde é o local... rs... a Izabel dia desses usou o tal do waze e foi parar em um distrito totalmente fora do local onde deveria ir.. rs... então não sei se funciona mesmo...

      Excluir