quarta-feira, 16 de julho de 2014

Cada coisa em seu lugar...

Vi a seguinte pergunta essa semana:

- Como é que posso organizar a papelada? Meu apartamento é pequeno e não tenho muito espaço, sendo que meu marido deixa tudo em cima da mesa de jantar: documentos, recibos de supermercado, papéis do cartão de crédito. Não bastasse, fica nesse lugar também o material escolar não mais utilizado pelas minhas duas filhas e, ainda, receitas de médicos, contas de luz, condomínio, extrato bancário!

Sugeri que iniciasse com as seguintes providências:

1) material escolar que não usa manda para o lixo
2) material escolar que usa na mochila quando termina a tarefa e mochila no quarto
3) uma caixa para documentos médicos
4) uma caixa para contas

- Pois é, mas se eu colocar em caixas em segundos estarão sem fora do lugar e com as tampas atiradas. Minha filha não aceita jogar o material escolar velho fora porque quer brincar de escolinha.

Sugeri então que usasse caixas sem tampa ou mesmo cesto e mais uma caixa para as coisas de brincar de escolinha, além de trabalhar com as crianças a necessidade do destralhe de coisas sem utilidade.

E a queixa sobre a falta de espaço continuou, desejei boa sorte e segui meu caminho!

Às vezes me parece que as pessoas "pensam" em buscar ajuda, mas não tem força suficiente na hora de implementar a ajuda quando a recebem e nisso não vai nenhuma crítica! A mudança é muito difícil e pode parecer muito trabalhosa ou impossível.

Entretanto, somente tenho a cada dia mais uma certeza: somente quando você passa para a ação é que consegue mudanças.

Minha casa está funcionando maravilhosamente bem agora que meus filhos tem lista de tarefas, estão também acostumados a destralhar, controlam e fazem orçamentos quando precisam de alguma coisa, buscam preços, economizam a mesada e uma parte vai para a poupança. É perfeito? Claro que não! Costumo dizer que somos humanos e por isso temos como característica a imperfeição, caso contrário seríamos anjos! 

Não está perfeito e nunca ficará, mas melhorou muitíssimo, estamos convivendo melhor com todos sendo responsáveis pela organização/limpeza da casa, tarefas divididas, sem a mãe reclamando que tem que fazer tudo! 

Como é que eu podia reclamar que não recebia ajuda se eu não pedia ajuda?! Aprendi que precisamos verbalizar mais, falar mais, pedir ajuda sim e não posar de perfeccionista e "faz tudo" para depois reclamar.

Essa organização toda que implementei e que agora permite que também meus filhos mantenham é o resultado de "cada coisa em seu lugar". Cada item tem sua "casinha" e nesse caso fica fácil manter no lugar e não atirado pela casa.

Agora, fiquei cá pensando com meus botões: de que adiantaria eu deixar recibos, contas da casa, notas de supermercado e cartão de crédito se eu não arquivasse imediatamente quando chegam e não lançasse na planilha? Como ficaria meu controle financeiro? Pois é, acho que meu controle financeiro ficaria como a mesa de jantar da moça que perguntou... e não conseguiria todas as coisas que conquisto a cada dia.

Você costuma se organizar ou tem dificuldades?

!

4 comentários:

  1. Eu acho que trabalhar pessoas do convívio para uma organização mais geral é fundamental também, se não sempre vai ficar bagunça e a pessoa insatisfeita. Não precisa ser nada perfeito, mas que se precisa está em tal lugar.

    No meu trabalho era uma bagunça master e eu sentia muito pois vim de um onde era uma organização acima do normal, pelo menos na parte visível, mas me adaptei fácil.. podia fazer a zona que fosse que ainda tinha muitos piores... rs.

    Então um dos pontos zona, arquivo. As duas pessoas responsáveis pelo arquivo era só perguntar algo que não sabiam onde estavam, demoravam, etc. Deu muito problema, muitas brigas, e hoje levei uma baita xingada por uma coisa que em razão da minha profissão não podia acontecer, mas passou também pela minha superior mas ela não admite culpa, então devolveu pra mim. A pessoa responsável por ter me entregado uma coisa que não conferi ficou cheia de medo e culpa e disse "A culpa era minha não era? ela brigou com você por culpa minha...", dai falei pra ela que tínhamos que arrumar aquela zona para não acontecer novamente e fui lá com ela. Dai ela já teve idéias de trocar as pastas quebradas, várias ações que antes nem cogitava. Foi eu sentar para fazer junto, e a pessoa falando "nossa, você que é cheia de cri,cri estar aqui me ajudando, tinha vontade de tirar uma foto".

    Não era minha função e tampouco colegas o fariam o que fiz, mas eu tinha cansado daquela zona e resolvi tomar uma atitude, já que todo mundo só reclamava e continuava daquele jeito. A pessoa ficou tão feliz que disse que não vai deixar mais ninguém mexer lá, só ela, pra não bagunçarem de novo e antes disso dizia que quem tinha que arrumar a outra pessoa subordinada a ela que nem estava lá, mas então, as vezes o fazer junto e mostrar o quanto uma desorganização pode dar problema e como fica bom com o negócio arrumado para se evitar nova bagunça. É necessário policiamento constante, e destralhar é um caminho. "In casu" foram destralhadas várias pastas arrebentadas e tudo colocado em ordem, inclusive a última gaveta que tinha coisas tanto de setembro de 2014, quanto setembro de 2015, entre outros meses, e um em cima do outro, o que dificultava ver, com a desculpa que ali estava quebrado, mas era só arrumar um encaixe e voltar a ser uma gaveta de arquivo como as outras, foi arrumado e tudo em ordem.

    Enfim, duas ou mais cabeças em pró de algum objetivo é bem melhor e dá certo. Mas precisa de vontade, mostrar que é o caminho, pois duas pessoas com uma com menos vontade que a outra ficava a zona que estava e ao que parece para uma delas se empolgar foi bem rápido.

    Sobre bagunça de contas lá esqueceram de pagar a luz e foram cortar. O que seria absurdo se não fosse cômico, mas o setor responsável esqueceu de pagar, dai pagaram e re-ligaram no mesmo dia, questão de poucas horas, mas nesse mesmo dia foi uma Oficial lá bem simpática e a primeira coisa que me perguntou era sobre aquele adesivo que colaram, dai eu disse que era pra fazer de conta que não tinha ninguém, afinal era engraçado a situação e ela ria se dizendo apavorada pois não seria típico do local, mas acontece, havendo desorganização acontece de tudo.

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  2. Tenho muita dificuldade com papéis, sempre tive. Me distraio e ele some ou eu faço aviazinho, dobraduras e jogo fora. Sou daquelas que se bobear, perde papel do estacionamento. Aqui em casa, tinha um gaveta do terror que era para guardar papéis e virou um caos... Eles se reproduziram e qdo percebi, ocupavam três gavetas e outros lugares. Como tinha medo de jogar no lixo algumas coisas, compramos um triturador de papel e agora tenho mantido em ordem. Contas pagas, arquivadas digitalmente e papel picadinho. O que precisa ser guardado, ganhou pasta certa e já vai pro lugar assim que chega.
    O resultado disso eu vi a semana passada, qdo a operadora de tv ppr assinatura questionou a não devolução dos equipamentos e queria me cobrar quase R$2.000, 00 por algo que eu havia entregue e consegui comprovar por ter guardado o comprovante e o maos importante, saber onde ele estava.
    Mas eu tive que me conscientizar e querer, porque antes, qdo tinha a gaveta do terror, o que não me faltava eram desculpas para não arrumar e resolver. Daí é mais fácil reclamar, né? Kkkkk
    Nossa... Quase um post.

    Bjs

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    1. Contas organizadas... isso é ótimo... penso que eu não conseguiria viver diferente disso, embora por vezes me perca, mas logo me acho...
      Beijos

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