quinta-feira, 31 de julho de 2014

Porque resistimos à mudança...???

Estamos condicionados a agir de determinadas maneiras, formamos conexões neurais que permitem que os atos mais praticados se tornem automáticos, acostumamos com comportamentos mesmo que nocivos e chegamos a uma posição de certo conforto frente à vida.

Mesmo sendo ruim e nos causando desconforto ou alguns pensamentos de mudança continuamos agindo da mesma forma, convivendo com as mesmas pessoas que afetam nossa estima, tornando a fazer compras desnecessárias, mantendo a casa desarrumada, tendo um emprego que não nos satisfaz e a única reação é ficarmos nos queixando de tudo isso e, em determinados casos, gritando e esperneando sobre as consequências que a situação sobre nós mesmos.

Concordo quando as pessoas dizem que a mudança é difícil! É difícil realmente! Desmanchar as tais conexões dos neurônios, sair da zona de conforto, tentar novas experiências nos leva para o mundo do "se"... se eu fizer isso e não der certo, se eu agir diferente e continuar insatisfeita, se eu tentar esse novo relacionamento e quebrar a cara... e por aí vai. 

Isso quando não ficamos perdidos no passado pensando no mundo do "se"... se eu tivesse feito tal coisa, seu eu não tivesse me envolvido com tal pessoa... e por aí vai.

Uma vez minha psicóloga alertou que não vivemos no mundo do "se" do passado ou do futuro e isso me faz pensar hoje que precisamos agir agora, por mais que doa, por mais que seja difícil, por mais que nos faça andar por caminhos diferentes e nem sempre certos.

Está insatisfeito com seu trabalho? Procure outro, com calma e analisando as vantagens/desvantagens do seu trabalho atual. Nada de gritar, espernear! Simplesmente observe os prós e contras como se fosse dar um conselho a outra pessoa... ah! como somos ótimos para achar soluções para outras pessoas e ficar cegos quando se trata de buscar soluções para nossas próprias vidas!

Está em um relacionamento ruim? Ele tem mais ônus do que bônus? O que você está esperando? Tenha certeza de que após o afastamento ocorre o desaparecimento da pessoa, exceto se você tiver filhos... rs... mas os encontros passam a ser raros e somente os necessários.

Está com a casa bagunçada e parece que nada tem lugar certo? Comece devagar. Essa semana foi engraçado. Resolvi usar todos meus casacos para aproveitar a semana de inverno que faz em Londrina. Fui tirando, usando, largando na sala (coisa que eu nunca tinha feito na vida!!!), depois soquei tudo no quarto, tive que dormir no cantinho da cama e em determinada noite a Izabel falou tirando sarro "ué! está se queixando da bagunça... use os quinze minutos!"... Tanto falo nos quinze minutos e deletei da minha mente essa possibilidade. Na manhã seguinte, cronômetro ligado e nem precisei quinze minutos para organizar tudo.

Tudo é possível se você realmente quiser de coração e tomar pequenas grandes atitudes na direção da mudança.

Não importa o que os outros vão pensar! Nesse ponto é de lembrar que eles sempre estão pensando na vida alheia e não dão conta nem da própria!

Já falei por aqui o quanto pareço estranha por fazer controle de gastos, por ter deixado de comprar, por consumir somente o que entendo necessário. Ainda essa semana falei que não comprei o forno elétrico (o meu me surtou, dei para meu filho e está funcionando maravilhosamente com ele, sendo que comigo em uma hora e meia não assava batatas!) para não cair mais nada na minha planilha de julho e que vou deixar para agosto e ouço a seguinte observação "ainda bem que não faço controle! vai lá e compra o forno e deixa de frescura!".

Na realidade o tal forno nem está fazendo tanta falta, mas não posso fazer um bolo, um pão ou um assado... nem uma mera pizza... então vou ter que comprar outro mesmo, do mais simples, Fischer... nunca vi alguém se queixar de um forno Fischer... ao passo que o meu Brastemp era um horror comigo!

Enfim, você pode parecer estranho ao mudar mas se isso te fizer feliz e trouxer paz de espírito: VÁ EM FRENTE, MESMO QUE DOA ALTERAR OS CAMINHOS JÁ TRAÇADOS NA SUA MENTE!!!

7 comentários:

  1. Ziula, será que o problema do forno não era a tomada da parede queimada ou algo assim? Não fico sem meus eletrodomésticos de jeito nenhum. Comprei um secador de cabelo errado, passou o prazo de desistência, descobri que teria que fazer uma obra para trocar a tomada, alterar a voltagem etc. Não aguentei esperar isso acontecer e comprei outro. Não dá é para ficar com o cabelo molhado no frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Gabriela... alguma coisa estava acontecendo... rs... mas como a vizinha tinha um igual que foi para a assistência quatro vezes fiquei com preguiça de estressar por causa dele e concluir, erroneamente é verdade, que estava estragado. Agora as peças Brastemp do forno da vizinha foram trocadas por peças Fischer e o forno está louco de bom!
      Meu filho nem queria levar e disse que ia virar depósito de coisas estragadas, minha nora resolveu ligar e enfrentar a assistência... rs... felizmente para eles não foi preciso... foi só ligar o forno na tomada e ele está maravilhoso!
      De qualquer forma, vou ouvir o que você disse e quando comprar o novo vou experimentar em mais de uma tomada para ver se o problema realmente era esse...

      Excluir
    2. O problema do meu 1º secador era a amperagem da tomada, eu fiquei reclamando que a tomada do aparelho "não cabia" na tomada da parede e ai meu marido, que tem alguma noção de eletricidade, foi olhar e disse que se por acaso eu conseguisse encaixar ia queimar o aparelho e talvez a casa! Teria que fazer uma obra, comprar outra tomada de parede e trocar a fiação daquela tomada. Alguém resolveu? Não! tem mais de 6 meses e então eu tinha comprado esse secador superjumbo maravilhoso e está parado aguardando o marido chamar o fulano x que iria fazer o serviço. Aí não aguentei e comprei um menor, com a amperagem normal e estou usando pois para mim 11ºc que está aqui não aguento. Aí no PR e RS deve ser normal para vocês, mas eu sinto tanto frio que quando vou dormir fico reclamando com impressão que a cama está encharcada. Cabelo molhado sem chance! Lembro que no RS onde eu estava era 220 v e queimei vários alto falantes de notebook sem saber disso e ficava mudo mas o notebook não queimava, pois é bivolt e aquelas caixinhas não são, então queimam. Tudo muito complexo para mim.

      Excluir
  2. Eu tive um forno fischer, ele estragou, a mãe comprou outro da mesma marca e até hoje funciona bem e isso já tem tempo... mas faltou um pouco de tentativa de fazer o que tu tinhas funcionar né Ziula..... pareceu até desculpa para comprar um novo...rs

    Esses tempos meu tonner acabou, quer dizer, está no final do final. Se tirar, der umas sacudidas, ele volta a funcionar..rs. Tudo bem que uso muito pouco em casa, quase nunca, mas precisava trocar e resolvi deixar comprado. Quando chegou não funcionou, apesar de ser o da impressora. Foi um pouco de stress, mas mandaram um e-ticket para devolver via correios sem pagar e devolveram o dinheiro pago.

    Eu acho curioso essa do estranho ser controlar gastos quanto gastar sem limites é legal, divertido.Num supermercado que fui hoje na hora do intervalo com uma guria que trabalha comigo, ela passou as compras no crédito dizendo que não tinha dinheiro pra moça do caixa e eu complementei que ela não devia ter nem crédito e a moça do caixa não se aguentava de tanto rir. Ah, antes de passar as compras a moça perguntou se ela ia querer o CPF na nota e a guria disse não. Nisso eu disse que tinha trocado dias atrás mais um troco pra minha conta poupança dessa NFP. E quando passou minhas compras, disse que queria o cpf e a outra só ria e dizia "Ave Maria que mão de vaca", mas sei lá. Pelo menos aquele dinheiro da NFP pode virar crédito no meu celular ou coisa assim. Não deixo " pra lá".

    Sobre mudanças também acho isso, no meu caso eu pra mudança sou muito resistente, mas coisas sérias como trabalhar em algo que não goste ou esteja em relacionamentos com pessoas que mais atrasem a vida do que qualquer coisa, isso de imediato é cortar mesmo.

    Quando eu mudei pra cá no inicio não gostei muito não, a vontade de voltar tudo como era antes era gigante. Mas depois resolvi que já que tinha vindo, o jeito era aproveitar e hoje posso dizer que foi ótima essa mudança, não vai ser pra sempre lógico, mas que está bom está e sem a mudança não me divertiria tanto e nem teria experiências interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, o forno era novo... comprei quando mudei para cá há um ano mais ou menos... acho que faltou vontade, mas tenho uma falta de vontade crônica com essas coisas de assistência técnica... somente em último caso e se for muito caro... como aconteceu com o celular...
      Adoro a nota fiscal paulista e deixo esquecida um tempo e quando vou ver... sempre dá um bom dinheirinho..

      Excluir
  3. Já li vários livros, reportagens e programas que dizem que apenas mudamos qdo conseguimos vislumbrar a recompensa pela mudança. E que como dificilmente essas recompensas, sejam físicas, psicológicas ou financeiras, são imediatas, essa demora na obtenção do resultado é que atrasa e muitas vezes impede a mudança.
    Algumas vezes a mudança chega não pq qremos, mas pq a vida trouxe, e então nos adaptarmos a ela torna-se uma questão de sobrevivência. E é bem isso que vc diz na última frase do post, Ziula, dói e em certas situações, dói demais !! Mas temos que seguir.
    Bjsssss e sexta de bençãos pra vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou confessar que quando comecei o ano sem compras foi sem nenhuma pretensão ou expectativa... muito pelo contrário... só conseguia ver crise de ansiedade e outras coisinhas desagradáveis... rs... depois foi ótimo e se eu soubesse da recompensa teria começado antes e com mais vontade... rs
      Beijos

      Excluir