segunda-feira, 5 de maio de 2014

Economizar para que?

Desde o ano sem compras as pessoas estranham a economia, a ausência de compras e algumas até perguntam: "vai fazer o que com o dinheiro".

Bem, confesso que não imaginei exatamente onde o "ano sem compras" iria dar, comecei por pura curiosidade e por ser um desafio, queria saber qual era a sensação de nadar contra a corrente.

Antes mesmo de terminar o primeiro ano sem compras, em 30.06.2012, comecei a sentir resultados financeiros especificamente, apesar das minhas crises de abstinência de consumo e dos meus dilemas internos.

Esses resultados foram se tornando mais efetivos e maiores com o decorrer do tempo, pois mesmo depois do término do desafio - e nesse período radicalizei mesmo - continuei praticamente um consumo consciente na medida do possível.

Será que escorreguei algumas vezes? É claro! Afinal crescemos sem respeitar compras necessárias, atacadas incansavelmente pelo marketing e achando que tínhamos uma porção de necessidades imaginárias, mas nenhuma dessas escorregadelas causou prejuízos maiores ou prejudicou o caminho que resolvi seguir espero que pelo resto da minha vida.

Então, para que serve mesmo economizar?

1) realizar sonhos

2) investir

3) atender imprevistos

4) ter saúde física e mental

5) atender as necessidades próprias e da família sem parcelar aquisições

6) viajar

7) passear 

8) adquirir cultura

9) ter qualidade de vida

Quem acompanha o blog viu o dilema da chaleira (rs). Só que na realidade eu não queria a chaleira Le Creuset. Eu queria uma panela Le Creuset. Como eu achava que não teria jamais condições de comprar uma panela, nesse caso pelo valor que eu recusaria a pagar (média de R$ 800,00 a R$ 1.200,00) tanto no Brasil como fora dele, resolvi desviar para a chaleira que tinha um preço mais razoável (em torno de R$ 300,00) e eu nem queria a chaleira.

Pois bem. Final de semana fomos para Salto Del Guaira, no Paraguai, sem intenção de uso do cartão de crédito e com dinheiro em espécie para as compras. Quando vejo em uma prateleira as panelas do tamanho que eu queria (somente cozinho para três pessoas e raramente para mais), da marca que eu queria e por um preço extremamente convidativo (R$ 200,00). Deviam estar encalhadas pela cor - cinza. E quando falei em levar a vendedora ofereceu até desconto. Sonho realizado por um valor razoável, panela com a cor da minha cozinha, do tamanho ideal e com valor que estava disponível para compras. Enfim, tudo conspirando!










Vocês também já sabem que minha filha foi agredida e assaltada e ficou sem o celular. Precisava comprar outro. Encontrei no mesmo local por praticamente a metade do valor que pagaria no Brasil. Também estava na programação pelos valores levados. Mais uma oportunidade que eu não poderia perder.

Eu também queria continuar meu quarto e precisava de papel de parede. Aqui eu estava pagando R$ 200,00 o rolo de papel de 0,5 metro por 10 metros, lá paguei esse valor por um rolo de 1,00 metro por 16 metros, ou seja, praticamente três rolos pelo valor de um. Compra programada para ser feita lá e que deu certo.

Viajamos esse mês, os investimentos que fiz sem financiamento vocês já conhecem e outros sonhos estão para ser realizados até o final do ano.

Tudo que aconteceu mês passado e está acontecendo esse mês não está fazendo qualquer rombo financeiro, muito pelo contrário e foram compras que me deixaram bastante satisfeita, algumas vinham sendo adiadas há anos, como era o caso das panelas.

Agora quando as pessoas me perguntam porque economizar e qual a razão de não gastar, eu poderia dar todas as respostas acima, mas de nada adiantaria considerando que é uma opção muito pessoal e até sair do modo como estamos acostumados a viver certamente sofremos muito, como eu também sofri.

Por isso repense o que está fazendo da sua vida. É muito melhor não ter dívidas, não perder o sono, não estressar com prestações, não ficar nervosa com conta negativa... sem estresse, sem preocupações financeiras certamente vivemos de forma mais saudável e com mais paciência para conviver com as pessoas com muito mais serenidade .

2 comentários:

  1. Perfeito o post em tudo, nos pontos sobre ter dinheiro guardado...e eu, hoje, pretendo assim q possivel considerar um tempo extra sobre o q se diz q temos q ter dinheiro pra uma emergencia...normalmente nos posts q leio colocam uma economia para poder viver seis meses em caso de desemprego, mas hj eu considero q o ideal e um ano...pq o setor privado está bem lento pra recolocacao.

    Dois...amei q encontrou suas panelas!! :) Imagino a alegria e cabendo certinho no bolso, e com desconto ainda..adorei

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, a vida às vezes para a fim de que possamos pensar...

      Fiquei muito feliz mesmo com a panelas... rs... é uma bobagem, mas fiquei feliz...

      Beijos

      Excluir