segunda-feira, 26 de maio de 2014

O que fazemos todos os dias desde sempre e para todo sempre

Desde que acordamos até voltar para a linda e quente cama tomamos decisões, por vezes até após estarmos deitados ficamos tentando decidir algo para o dia ou meses seguintes.

Antigamente as idéias e compromissos que precisavam ser agendados eu ia anotando em uma caderneta, depois anotei no celular e agora voltei para o papelzinho na bolsa, isso porque já faço imediatamente o que é possível e o que não é anoto no dito papelzinho, fazendo logo que posso.

Dessa forma, faço tudo que é possível, o essencial é feito e o que está por fazer saí da cabeça e vai para uma anotação em local bem visível e não demora a ser feito.

Essa necessidade de decidir o que fazer primeiro certamente traz algum nível de estresse até que seja colocado em prática e eliminado de qualquer lista escrita ou mental.

Realizar as tarefas mais fáceis assim que surgem é uma forma de diminuir a ansiedade e fazer sobrar tempo para tarefas mais complexas. Por exemplo, de manhã, a partir das 06h00 até às 08h00 -ou madrugada como queiram - costumo coar e tomar café, colocar a roupa na máquina, pendurar a roupa da máquina, lavar a louça, alimentar as crianças antes da saída delas para a escola, alimentar os animaizinhos de estimação e lavar o local onde ficam trocando também o tapetinho higiênico, escovar os dentes, pentear os cabelos, escolher a roupa para trabalhar, checar e-mails, atualizar blog, arrumar camas, recolher e guardar roupas secas. Eu faço isso todos os dias não necessariamente nessa mesma ordem, mas sempre religiosamente antes de sair para trabalhar.

Depois disso ainda existem "n" tarefas e priorizar uma delas ou apenas algumas delas é tarefa que realmente precisa ser feita, sob de prioridades serem atropeladas por coisas menos importantes e o foco terminar por ser perdido.

Trabalho fora de casa no horário que já estabeleci e a partir das 08h30. Terminei por deixar de preparar as refeições, pois para isso estava levantando às 05h00/05h30 para isso. É preciso estabelecer um custo/benefício e isso estava me deixando exausta.

Então, uma vizinha que precisava trabalhar e uma pessoa que trabalha fora que precisava de comida. Junta uma com a outra e tenho refeições caseiras todos os dias por um preço justo. Ela cozinha para a família dela e também para a minha. De vez em quando até peço um bolo, delicioso e bem mais saudável que aqueles comprados em panificadoras e mercados que para durarem mais certamente possuem mais conservantes, acidulantes e outros "antes".

Mercado sempre foi uma coisa que não gosto de ir, ao contrário do meu ex-marido que não pode ver uma placa de mercado e já vai entrando (rs). Problema também solucionado! Passei a utilizar o delivery de um mercado aqui de Londrina. Interessante o sistema porque apesar de gastar R$ 10,00 para que façam a separação e entrega dos produtos na minha casa, deixo de comprar muitas tranqueiras que acabam vindo parar aqui por ir ao mercado com fome ou por ver alguma novidade. Assim, vou fazendo a lista no celular e quando faço a compra no site restrinjo as compras a exatamente o que preciso.

Pelo jeito as coisas estão caminhando para sobrar mais tempo e estou curiosa para ver onde todo esse processo vai parar, inclusive fazendo testes como, por exemplo, realizar à noite quase todas as atividades da manhã e assim ter disposição para outras coisas quando acordo, resolvendo pendências que teriam que aguardar algum tempo livre.

A rotina da forma como estabelecida atualmente já rende frutos mesmo que esses sejam somente a satisfação de ver tudo pronto e arrumado. Estou me permitindo alguns momentos de "dolce far niente" e isso é muito bom, mesmo que fique fazendo alguns planos mentais nessas horas e organize mentalmente um outro tanto de coisas... mesmo com atividade mental não me permito levantar de onde estou para fazer as coisas que penso e é um grande avanço para quem não conseguia parar um minuto sequer.

Como você organiza sua rotina? Já houve alguma mudança depois que se tornou mais organizada?


6 comentários:

  1. Viva! Que decisões bárbaras vc tem tomado. Contratar comida da vizinha foi uma ótima ideia. Dá sossego pra vc e emprego para ela. Aposto que ela o faz com muito orgulho. Parabéns! Gostei muito!

    Minha bolsa tbm prefere os papéis pequenos, porém mais eficientes que a agenda.
    Na agenda ficam registrados os compromissos com data, mas os itens a serem comprados, passam para um papelzinho mais leve (rs)
    No fim do dia, ou no dia seguinte, a agenda ganha os Oks de resolvido.

    Minha rotina em casa, não serve de exemplo para ninguém. Deixo muita coisa por fazer. Só ando socorrendo o que é mais urgente.
    Tem muita roupa para passar/guardar, armários precisando de uma limpeza e organização, frente da casa para varrer e lavar. Não está dando tempo, a não ser que eu madrugue, como você. Como eu acho que não vale a pena o sacrifício, as coisas vão indo...

    Você está certa em aproveitar o entusiasmo, a disposição e a alegria de cuidar das coisas. Isso, no momento não me pertence.
    Mas, tá tudo bem!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado da idéia da comida feita pela vizinha... ela também ficou feliz junto comigo... rs

      Estou meio complicada essa semana e final de semana, para completar a dor de dente arrumei uma gripe ou rinite (acho que não é gripe porque estou vacinada), mas mexi em um armário com mofo, por isso penso que é rinite... embora tudo isso somente vou conseguir parar quando terminar tudo que tenho para arrumar... ou pelo menos até o ponto em que fiquem poucas coisas...

      Beijos

      Excluir
  2. R$ 10,00 para entregar até que não é tanto, geralmente estacionamentos custam quase isso, muito embora isente com a compra, mas só de não ter a obrigação deve ser bom.

    Eu gosto de ir em uma rede de supermercados só, o resto pagaria para não enfrentar filas e tudo mais. Nesse que eu e a maioria dos meus amigos gostamos uma vez aconteceu uma coisa engraçada.

    Eu fazia faculdade e sempre dava carona para um amigo que é meu colega desde a 3 série do 1 grau..., dai como nós dois nos transferimos para capital eu levava ele assim que tive carro lá. Um belo dia liguei dizendo que estava muito cansada, com sono, que a aula teria como recuperar, enfim, enchi de desculpas. No lado dele aceitação em tudo e ainda engrossou os motivos para não irmos. Ótimo, cada qual ficaria nas suas casas descansando. Dai como era só preguiça pra não ir, lógico que fui para o meu super preferido, que também era o dele e nos encontramos lá e dai "mas tu não estava cansada?" "era mentira, e tu hein?", sem contar que quando comecei a dirigir na capital o que queria aprender era caminho daquela rede.... foi o que disse quando uma prima ia comigo quando comecei a dirigir por lá.

    Mas 6h `as 8h até que vai né, eu tenho que acordar `as 5h, 5h30min no máx, de vez em quando passar camisa que eu vou usar, café que tem esse nome mas de café mesmo só tomo no trabalho, em casa é suco, recolher os lixos, se dormi cedo até ajudo a arrumar a cama se não fica a zona até voltarmos, tendo em vista que temos que estar `as 7h nos trabalhos..., saindo `as 6h, 6h20min dá tempo, mais tarde que isso, 10 minutos que seja, já vira o caos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei ótimo o valor... certamente paga o tempo que gasto passando em todas as prateleiras e retornando em algumas em razão de algum produto esquecido... para ir mais longe ainda sobra troca em relação ao meu tempo...
      Mentira tem perna curta... encontrar o amigo foi de morrer de vergonha... rs... né?
      Tenho que cuidar o horário que saio do trabalho porque o trânsito complica das 18h00 às 19h00 e como se a pessoa não soubesse disso quando voltou de Cornélio, após o dentista, chegou na entrada da cidade exatamente às 18h00 ... foi um exercício de paciência e de direção.. fiz coisas que até Deus duvidaria... rs

      Excluir
  3. Olá Ziula, é a primeira vez que escrevo aqui. Lendo o seu post, me animei a fazer um relato sobre minha vida atual. Depois de passar anos me lamentando sobre como gostaria de ter uma casa mais arrumada, ter mais tempo para assistir filmes, tomar vinho, um café , ficar mais com minha filha e entrava ano e nada ... médicos, pequenas cirurgias pendentes e a sensação de que o ano passou e não fiz nada .. e só comprando coisas e entulhando a casa ...
    Por acaso, pesquisando na internet sobre organização de escritórios, de repente, fui acessando alguns sites que falavam de orgazação, destralhe, minimalismo ... Como estava passando meio que por uma crise comecei a ficar entusiasmada e, de repente, isso me deu um ânimo de vida. Comecei este ano a fazer um destralhe. Não é fácil. A sala parece uma zona de guerra. Tenho colocado tudo lá ... coisas que não quero, coisas para doar, coisas que deverão ser guardadas, caixas, sacos, sacolas ... Às vezes fico perdida e me pergunto o que estou fazendo. Abri a caixa preta e agora não sei o que faço. Às vezes fico pensando que deveria ter deixado tudo como estava. Não sabia que era tão cansativo e demorado. Eu trabalho o dia todo e chego exausta, tenho uma filha pequena que me dá muito trabalho e marido que não ajuda em nada. Tenho rinite alérgica e crises de sinusite que pioram bastante a cada arrumação. Mas fico pensando que é horrível vc ter uma casa mas não ter controle sobre ela nem sobre as coisas que tem dentro.Tinha e ainda tem tanta coisa guardada... se eu pudesse jogava tudo fora mas na hora H vejo que não dá para fazer isto. Um enxoval de casamento grande ... fui fazendo e ainda tenho lençóis e toalhas que nunca usei ... mantas, colchas, para quê, se moro em um lugar que faz calor boa parte do ano? milhões de copos, conjuntos de prato fechados (vendi todos que estavam fechados, sobrou 1 que quero vender também), talheres. Se alguém tivesse me avisado na época que não deveria ter comprado tanto ... E roupas, sapatos, bolsas, várias compradas em liquidações "ïmperdíveis". Coisas que depois a gente se pergunta porque comprou, que não vestem bem na gente, que são de qualidade duvidosa... livros, trabalhos de escolas, garrafas, etc. Resultado, tirei muita roupa do armário, sapatos, bolsas, milhões de bijouterias, coisas de casa, enfeites (para quê tanto enfeite?), sacolas de papelão, sacos para usar quando precisasse, papéis, revistas livros, potes, vasilhas, batons, hidratantes... Mesmo assim, parece que a casa continua cheia... toda hora volto nos mesmos lugares e sempre tem mais coisa. Sinto agonia de tanta coisa e de não ter tempo para fazer tudo. Sem falar no lixo de todo dia. Todo dia tem caixa de remédio vazia, todo dia tem panfleto, revista velha ... CD´s, DVD´s, eu fazia coleção, tirei mais de 70 CD´s, mais de 70 DVD´s mas ainda tenho muitos ... e não consigo me desfazer... Sacolas recicláveis que guardo para um dia usar, embalagens de presente, não sei quantas bolsas, brincos, biquinis, uma mala com roupas de frio que só são utilizadas raramente. Outro dia me dei conta que comprava batons e hidratantes mesmo tendo outros fechados, sem nunca ter usado. Não faço mais este tipo de coisa.
    Mas o que me faz seguir em frente é a busca por um dia poder ter tempo para ficar sem fazer nada em casa, se eu quiser ... quando penso em desistir me imagino sentada no sofá, com as pernas estiradas no pufe, assistindo um filme ou sentada na poltrona tomando um café, olhando para a rua ... Isso me move. Me sinto como aquela pessoa que está no deserto em busca de um oásis.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda... é assim mesmo... passamos por fases em que não vemos o tempo passar e as coisas vão ficando por fazer...

      Tive dessas fases embora descarregasse em outras coisas, pois sempre gostei de organização... mas em algum ponto esse nosso estado se manifesta...

      No mais, simplesmente me enxerguei na sua vida, nas suas compras, nas suas coisas e mais coisas acumuladas e só posso dizer que o início é difícil, mas depois melhora muito...

      Não vou dizer que você terminará o destralhe e ficará de pernas para o ar, pois como você disse sempre tem um saco de lixo do dia a dia, mas a vida melhora muito... muito mesmo... precisamos de menos tempo para colocar tudo em ordem...

      Se posso dizer alguma coisa é que as coisas que você levou para a sala devem sumir da sua vida. Se mora em condomínio, dê para o porteiro ou para a pessoa da limpeza. Caso contrário, leve para seu trabalho e distribua ou mesmo coloque em frente à sua casa e simplesmente somem... acredite!!!
      E é muito bom ver esse passado ir embora com todos os sentimentos contraditórios que temos em relação à ele...

      Boa sorte e se precisar de mim estou no visagem26@hotmail.com ou no facebook ou no skype ou no WhatsApp inclusive para participar do destralhe... fiz isso com minha filha que estava em Londrina e arrumei o quarto dela em Cornélio só mandando fotografias para que ela autorizasse o destralhe... rs

      BOA SORTE... de coração!!!

      Excluir