domingo, 19 de maio de 2013

Em consumo não existem milagres ou nem tudo são cristais...

Vivemos em um país onde os impostos sobre produtos são altíssimos. Tudo é muito caro comparado com os valores praticados, por exemplo, nos Estados Unidos. Então, a pessoa fica procurando milagres e fica fez achando que achou.

Minha filha linda adora cristais. Confesso que tem por quem puxar. Afinal, quem puxa aos seus não puxa aos outros. O DNA se manifesta até no consumo.

Isso não quer dizer que ela gaste demais, exija demais ou faça birra para ganhar as coisas, pelo contrário, é bastante consciente no que se refere ao controle financeiro, administra a mesada maravilhosamente bem até porque sabe que detesto emprestar dinheiro no meio do mês e normalmente não o faço. Então, o jeito é controlar mesmo.

Pois bem. Visitando uma loja de materiais elétricos ficou deslumbrada com um lustre de cristal. Só ela? Claro que não, eu também! Logicamente ele tinha preço compatível com a beleza e qualidade. 

- Mãe, meu sonho é um lustre de cristal e meu pai nunca me deu!

Chantagem emocional? Não, apenas constatações e desejos.

Lá fui eu para a internet e achei um muito parecido pela metade do preço. Exatamente a metade do preço. Euforia. Olha, Izabel, encontrei seu lustre e por um preço razoável. Olha, Izabel, achei um para a minha sala também e os dois sairão pelo preço de um. Serão os "queridinhos" da casa! Comprei! Demora um pouquinho, mas chega.

Até aí tudo maravilhoso. Começa uma pulguinha a pular incessantemente na minha cabeça e vou olhar o site com mais calma. Bingo! Site internacional, produtos fabricados na China, necessidade de importação e, pela experiência que temos com outro site (E-Bay), o tamanho da embalagem fatalmente cairia para pagar imposto. Imposto básico de 60% sobre o valor do produto e isso, no final das contas, termina por chegar ao valor pago no Brasil.

Consegui cancelar o pedido e rapidamente me responderam pesarosos da minha desistência informando que fariam o crédito no meu cartão de crédito.

Sonho adiado para o dia que pudermos atravessar a fronteira ou até que ocorra alguma circustância financeira favorável! Esse sonho foi somente adiado mesmo e não cancelado!

Está certo que um lustre de cristal é um dos itens menos minimalista que conheço, por outro lado é um dos itens de decoração mais lindos de conheço.

4 comentários:

  1. Um lustre realmente faz uma super diferenxa na decoracao mas nao e um item de primeira necessidade, ne?
    Otima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não... rs.. principalmente quando a pessoa descobre que o seguro do carro vence justamente esse mês, custa uma fortuna porque a pessoa teve uma crise megalomaníaca quando comprou o carro e em razão dos investimentos não fez a devida provisão para pagamento... rs... tudo se ajeita!!!

      ÓTIMA SEMANA PARA VOCÊ TAMBÉM... PARA TODAS NÓS!!!

      Excluir
  2. Ai, os EUA...rs, lá é o paraíso. Já muito fiquei lamentando as diferenças, agora como não adianta lamentar o jeito é juntar dinheiro e viajar pra lá. Roupas de criança por exemplo o que lá se paga 5 a 10 dólares por algo de marca, aqui é 200 reais. Não acho que isso seja culpa do imposto, lá também tem imposto....

    Agora, por mais "piegas" que possa parecer, não podemos comprar nada no impulso. Nada.

    Aquela vez que minha colega comprou num site da china ela ouviu...kkkkk, na verdade não tem muito problema se a compra é direta e se já conhecemos o site, mas no caso dela foi num intermediário que recebia e encomendava da china... e teve muitos problemas e no fim nem funcionou, quando finalmente tinha chegado (e foi taxado também)

    No ebay nunca tive produtos taxados, mas acho justo pagar o imposto, desde que cobrado de forma justa e já vi casos que não era bem assim. Então por uns fazerem errado todos pagam. Lamentável isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas viagens me fazem pensar na ilusão do "mais barato" acaso somemos o valor das passagens, hospedagem e passeios... rs... tá bom, Adriana! Vale também o passeio!!!

      O ebay é ótimo, mas já fui taxada diversas vezes...

      Excluir