sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tomei uma quase decisão...

Descobri que tenho a síndrome da mudança e não sei se alguém já foi diagnosticado com isso. Não, Adriana, não tenho mania de síndromes, mas veja o que acontece comigo: quando termino de arrumar, mobiliar, organizar uma casa resolvo mudar de casa, de cidade ou até de estilo. Problema sério.

Pensando nisso lembrei do closet de seis portas de um metro de largura cada uma, todas de espelho, com altura que chega até o teto. Lindo! Maravilhoso! Que custou uma pequena fortuna e que agora está lá em Cornélio, sem uso e meu filho que lá está morando se recusa a mudar para meu quarto.

Depois analisei o quarto da Izabel com os móveis que seriam provisórios. Está certo! Nem sei quanto tempo durarão! Mas, certamente, terão a durabilidade necessária para que eu respire financeiramente em relação à mudança para o novo apartamento e me permita fazer algumas coisas relacionadas a lazer que estou sendo privada no momento, considerando que realmente não quero contrair qualquer dívida.

Vocês devem imaginar a despesa que gera a mudança para um novo apartamento. Se eu fosse listar todos os itens necessários que comprei talvez faltasse espaço na paciência de vocês para que lessem até o final e quase já está faltando espaço no meu orçamento.

Qual a razão desse discurso e ladainha? Estava olhando meu quarto e pensando no lindo armário que penso em fazer, em "L" e logicamente cheio de espelhos novamente. Adoro espelhos!!! Depois comecei a pensar no valor que vou gastar, comparado com o roupeiro da Izabel daria umas dez vezes mais o valor que paguei.

Já mandei fazer o quarto do Pedro e ficou quase sete vezes mais do que gastei com a Izabel. Quanto a isso não há problema, pois ele precisava de um local muito bem planejado para se sentir bem no quarto de 2,40 x 2,50. O quarto da Izabel é um pouco maior e o meu bem maior.

Então, estou pensando em procurar um roupeiro já pronto, na mesma loja daquele da Izabel para colocar no meu quarto. Pensando bem se a durabilidade for de um ano (o que não é! pois deve durar bem mais) posso trocar por um novo todos os anos por dez anos até chegar no valor do definitivo planejado que permaneceria por dez anos até perder completamente o estilo e talvez até a durabilidade.

A cozinha do antigo apartamento alugado, de ótima empresa, já estava horrível, mesmo sendo os móveis de qualidade. Além de horrível, estava fora de moda e se alguém fosse morar em definitivo no local certamente teria que trocar todos os móveis desse local.

Toda a questão se resume agora a continuar seguindo o minimalismo e tentando cada vez mais interiorizar seus conceitos. No roupeiro somente poderão permanecer as roupas efetivamente usadas, pois terá 1/4 do tamanho do roupeiro de Cornélio.

Será que estou pensando de forma correta? Alguém tem alguma outra sugestão? Pensei também em permanecer sem roupeiro por um tempo, afinal está tudo arrumado, mas quando mudasse de idéia optaria pelo que estou pensando agora ou pelo planejado?

14 comentários:

  1. Bom dia Ziulia!

    Entendo você porque mudei 10 vezes em 20 anos de casada! O que dá uma média de 1 mudança a cada dois anos. Sinceramente, eu gosto de mudar. Gosto da sensação de casa nova, novos ares. Eu costumo enjoar das coisas e logo logo quero mudar os móveis, as cortinas.

    Passei dois anos construindo, e agora estou na minha casa então, não tenho perspectiva de mudar até pelo menos eu me aposentar. Isso quer dizer 15 anos. risos... vamos ver se eu aguento!

    Quando eu fui fazer os armários daqui, eu fiz sob medida e procurei fazer da forma mais econômica possível. Fiz tudo branco e com espelho em apenas uma porta. O custo caiu bastante e o uso será o mesmo.

    Fui fazendo cada ambiente por vez. Acho que não vale à pena comprar moveis mais baratos, tipo Casas Bahia, mesmo que provisório. Acho melhor investir em algo de qualidade que vai ficar por um bom tempo.

    Antes quando eu mudava a cada 2 anos, não conseguia manter meus móveis, porque estragavam, gastava comprando coisas novas, novas cortinas, pagava a mudança e a montagem dos moveis. Enfim... era uma função cansativo e muitos gastos.

    Agora já tem 3 anos que moro aqui, aquietei e agora penso em investir em viagens e cursos. Porque se você deixar a casa consome todo o dinheiro.

    Boa sorte na nova casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou sonhando com tudo pronto para poder mudar o foco e investir em viagens como você, adoro viajar e tenho feito pequenas viagens ultimamente, mas tenho planos... rs

      Considerando que não tenho planos de mudança nem a médio nem a longo prazo, penso que o negócio é investir em materiais de qualidade.

      Só uma pergunta: fiz alguns móveis brancos em Cornélio e com o tempo eles ficaram amarelados, isso aconteceu com você?

      Obrigada pelos votos de boa sorte!

      Excluir
    2. Oi Ziulia, os meu móveis estão branquinhos, tem 03 anos de uso e continuam perfeitos.
      Acho que tem que ver a qualidade do material, os meus são de MDF, é mais duro e não absorve umidade.

      Abraços!

      Excluir
    3. Andreia, acho que dei azar mesmo... rs... os meus são de MDF e estão amarelados, mas tem quase dez anos de uso. Vou lembrar da sua dica. Abraços!

      Excluir
  2. Ihhh...já tá sobrando tempo para pensar em mudanças? Bem que dizem que o minimalismo nos deixa com tempo para outras atividades.
    Acho que vc saberá tomar a melhor decisão, afinal, olha a sua profissão.
    Mas...na minha modesta opinião, faria do closet uma seção de inverno durante o verão. E seção de verão, durante o inverno.Imagino que ainda tenhas casacos pesados, cachecóis diversos, botas longas, cobertores enormes. Quando mudar a estação, vc muda o closet. Bem ao nome do seu Blog (Hora de mudar). Aproveite que seu filhão ainda não tomou posse daquele espaço maravilhoso. Afinal, vc fez voto de economia, e não voto de pobreza.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Zilda, não estou pensando em mudança (rsrsrsrs) apenas analisando meu passado.

      Falando do tempo para outras coisas, vou levar meus fuxicos de Cornélio para tentar terminar em Londrina.

      Misturo muito as roupas de inverno e verão, principalmente no inverno, quando esquentar os casacões deixarão de ocupar espaço, pois sempre vão para o maleiro. Vamos ver!!!

      Obrigada pelos votos de boa sorte!!!

      Excluir
  3. Oi Ziula, achei interessante a ideia de ter moveis mais baratos com a possibilidade de trocar a cada ano, economiza e tem chance ainda de quem sabe encontrar um que dure mais e gostar,como vc mesma falou, móveis tem que durar mais que um ano. E fica uma folga para alguma coisa que te faça mais feliz, como uma viagem. Achei bemmelhor do que gastar muito mais pensando em algo que vai durar 10 anos e talvez enjoe do móvel bem antes disso.
    Desejo muitas felicidades na nova casa, muita saúde, alegria e paz.
    Que Deus abençoe vcs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem quero pensar em mudar a cada ano... rs... foi apenas uma suposição... rs... já pensou o incômodo, tira tudo, monta, guarda tudo??? rsrsrsrs

      Obrigada pelos votos de felicidade, saúde, alegria e paz... energia positiva é sempre bem vinda.

      Beijos

      Excluir
  4. kkkkk sobre as síndromes, faço remissivas.

    Quanto ao pronto e o mandar fazer só teu orçamento disponível poderá dizer. Sabemos que um é melhor que o outro, até quanto já não sei, uma vez que hoje nada é feito para durar, e as coisas que fogem à regra, colocamos na regra ao enjoarmos.

    Sobre esse móvel do apartamento que alugava que falou que são de ótima qualidade mas que estão horríveis temos que levar em consideração que como se trata de imóvel alugado não dá para ser parâmetro uma vez que várias pessoas passaram por ali e os cuidados diferem muito de pessoa para pessoa. Tem gente que cuida mais que o seu próprio, outros não cuidam por não ser deles e por aí vai.

    Não sei se o minimalizmo se confunde com economia, parece ser coisa diferente. Trocar 10 vezes um armário em relação a um que custa o valor de 10 (só para argumentar, certamente não seria o caso) acho que fugiria do conceito uma vez que o stress de ter gente estranha tirando e montando e bagunças está longe de ser minimalista. Me parece que um bom e durável é mais coerente. Mas um bom e dúrável não necessariamente precisa custar horrores. Eu buscaria um meio termo.

    Também não sei se já falei isso, mas tenho uma prima minha que antes desses pisos de apartamento tipo madeira e derivados serem moda, ela mandou arrancar o carpete e por ser estudante na época e de duas faculdades sem trabalhar, não tinha como comprar o piso que queria que na época era bem mais caro que hoje em dia. Ficou um ano no cimento. Era uma coisa meio horrenda, mas ela decidida que se não fosse aquele piso ficava sem nada. Depois o pai dela deve ter se comovido pois pagou o tal do piso, mas demorou, foi uma das vezes que ele foi mais resistente e ela também.

    Se conseguires aguentar um pouco até decidir sem arrependimento talvez fosse o ideal. Eu já não conseguiria acho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não sejam síndromes e sim padrões de comportamento, mas já quebrei tantos que talvez esse não se mantenha, não é mesmo???

      Orçamento acredito que não há mais e não vou forçar a barra para móveis baratos, sei que não vou ficar satisfeita. Claro que não vou comprar caríssimos, mas procurar móveis de qualidade que durem muito muito tempo.

      Essa de trocar dez vezes de armário pode ser considerado um atentado à sustentabilidade, isso depois de parar para pensar.

      Vou conseguir aguentar sim... rsrsrsrs... até onde aguentar...

      Excluir
  5. Ziula, se me permite, uma sugestão: avalie bem, pois para o apartamento da minha filha optamos por adquirir um pronto por conta do preço, e olha que não foi nem tão barato assim... e com 6 meses as portas, que eram de correr, apresentaram problemas. Se o móvel planejado for de qualidade, sempre tem a possibilidade de mudar o revestimento e puxadores, coisas que tem um custo não muito alto e se bem feito revitaliza o móvel. Quanto ao tamanho faça o mínimo necessário, buscando alternativas que aproveitem bem o espaço saindo dos modelos prontos... aqui em Londrina temos alternativa de marcenarias que trabalham com móveis personalizados. mariajfaria@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, obrigada pelo telefone, vou pedir um orçamento para esse marceneiro e ver como fica.

      Beijos

      Excluir
  6. Ziula, eu acho que dá pra encontrar uma solução no meio do caminho... pelo que você falou, o armário que você deseja, cheio de espelhos, é extremamente caro mesmo. Talvez dê para fazer planejado, porém mais simples. Outra opção é comprar um armário já pronto em uma loja de boa qualidade. Eu já tive um armário de 6 portas enooorme e uma cômoda com 6 gavetões só para as minhas roupas. Atualmente temos um armário de 4 portas, sendo duas para mim. Nesse espaço tenho um maleiro na parte de cima, um varão para pendurar roupas com a largura das duas portas e dois gavetões. Além desse armário temos um de duas portas no quarto de visita, onde guardamos os nosso casacões, indispensáveis nessa terra gelada! Ziula, cabe tudo nesse espaço... chega a ter coisa demais, até... e olha que eu gosto de variar as roupas. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, é como dizia minha avó: a virtude está no meio! Já fiz o desenho e agora estou buscando orçamentos e materiais, por incrível que pareça no primeiro orçamento as portas com espelhos ficaram mais baratas que as portas com MDF. Quanto ao tamanho tenho a limitação de espaço, a única coisa que cabe é aquele armário desenhado e um menor não acomodaria as roupas de cama. Obrigada pelas sugestões! Beijos

      Excluir