terça-feira, 14 de maio de 2013

Rainha da louça limpa e do chão sujo...

Já cansei de contar como sou organizada com louça, roupa, sapatos. Tudo organizado e nos seus devidos lugares. Basta ir levando cada coisa para seu canto quando se movimenta dentro de casa. Foi para o quarto e lá são guardados os sapatos, leve-os junto e coloque na sapateira, armário ou seja lá onde eles devam ficar.

Está arrumando um cômodo. Vá até o final. Se mantiver tudo em relativa ordem é certo que a arrumação diária não leva mais do que dez minutos.

Dia desses até brincaram comigo que isso é sociologia jurídica aplicada às lides domésticas. O processo é um conjunto ordenado de atos e tudo na vida deve ser um conjunto ordenado de atos. Faça uma tarefa, termine com ela, passe para a outra e termine, pode até fixar intervalos como cinco, dez ou quinze minutos, mas faça.

Até aqui tudo lindo! Pois é! 

Hoje senti que corri o risco de ficar "grudada" para sempre no chão da cozinha. Sim, continuo teimando em não ter empregada, diarista ou ajudante. Confesso que até tentei algumas vezes, entretanto minha irritação foi tanta que desisti definitivamente. Estabeleci uma forma de arrumação e limpeza (aparente limpeza!) que é rápida e eficiente, sendo que fico meio irritada quando outra pessoa não faz do meu jeito e demora cinco vezes mais. Estou errada? Talvez, mas prefiro assim, pelo menos por enquanto.

Voltando à cozinha. Nada me dá mais preguiça que passar pano no chão, nem mesmo passar roupa. Quando cozinho vou deixando tudo limpo. A novidade é que não sou a única cozinheira da casa, pois Pedro Henrique, onze anos, resolveu descobrir o prazer da culinária, dos sabores, das ervas e a partir disso vocês já sabem o resultado.

Ele cozinha maravilhosamente bem e o chão da cozinha fica todo colorido de cebolas, tomates, abobrinhas, folhas verdes e tudo mais que possa escapar na hora da emoção.

Tudo resolvido hoje. Cozinha limpa e higienizada. A próxima? Talvez daqui a quinze dias, pois somente passei a correr riscos depois de quinze dias sem passar pano. Eca! Brincadeira! Pelo menos duas vezes por semana será necessário lavar, é o que indica o ritmo de nosso novo chef que agora resolveu se aventurar também em doces e diz que quer ser "cozinheiro" e não "chef".

Minha casa já não é tão limpa como em Cornélio onde havia empregada de segunda a sábado. Minha casa talvez não seja tão, tão organizada como era por lá. O maravilhoso disso tudo é que minha casa está mais feliz, mais perfumada e com gritos de "Mãe, sente o cheiro dessa cebola fritando!!!".

E somente tenho direito a isso: o cheiro. Sou proibida de entrar na cozinha durante a preparação, pois muitos ingredientes "secretos" são usados, segundo nosso novel cozinheiro.

6 comentários:

  1. Olá,

    Gosto bastante do seu blog, tem me inspirado para mudar certas atitudes no dia a dia. Como vi que nesse post o seu problema é o chão e que você detesta passar pano (como eu) e não tem faxineira (como eu) tente usar um "rodo" que vem com uma espuminha chamado Sekito da Bettanim. Compre um balte mais largo, que caiba o sekito, coloque algum produto de limpeza sem enxague e corra para o abraço. É maravilhoso, você não precisa torcer mais pano na vida, é só acionar a válvula e pronto, a espuminha estará pronta para passar de novo absorvendo a água e a sujeira, sem tocar no produto. Fica mais limpo do que passar pano, vai por mim. Parece propaganda, mas eu juro que não tenho nada a ver com o produto, é só amor declarado mesmo.
    Beijos, tomara que tenha sido útil.
    Clarissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarissa, maravilhoso o rodo, fiz até um post em homenagem a ele e agradecendo a dica. Facilitou muito e ele absorve efetivamente a água e recolhe a sujeira, sem torcer pano, sem sofrimento, sem panos de molho e seca maravilhosamente bem.
      OBRIGADA!

      Excluir
  2. Bom dia Ziula, estou emocionada e que tenho que exteriorizar, senão não fico em paz o dia inteiro.
    Como vc já sabe, venho lendo seus posts anteriores, pois adoro seu conteúdo. Ontem, já quase meia-noite, achei o vídeo da TV Justiça, em 2011. Vi o trabalho social realizado em Cornélio Procópio.
    Menina...vc existe mesmo? Que belo trabalho! Vi o quanto vc é querida pelas pessoas idosas, crianças e mães carentes. E os meninos jogadores de futebol, todos seus fãs. Ainda não entendi como Cornélio Procópio viverá sem você? Ficarão um pouco órfãos, e mais "pobre" sem a sua presença. Já, por outro ângulo, entendi que seu Universo externo está se compactando, porque o seu Universo interno precisa de espaço. Seu coração é enorme, sua bondade não tem tamanho, e ainda cabe muita coisa aí dentro. "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar."

    João, 14-2

    **Adoraria saber o seu e-mail, ficaria mais á vontade para lhe escrever. Não precisa publicar este comentário, caso assim prefira.
    O meu é: zildastock@hotmail.com

    Te admiro cada vez mais. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, foi um trabalho maravilhoso e tem os seus poréns, como a insconstância dos voluntários que ora apareciam e ora não, chegando ao ponto de ter que contratar uma pessoa para fazer a sopa porque ninguém mais aparecia. Complicado, mas foi muito, muito gratificante.
      Meu e-mail é visagem26@hotmail.com

      Beijos

      Excluir
  3. Cada pessoa tem o chamado "calcanhar que aquiles" né. Eu não me incomodo nenhum pouco e, lavar chão, está certo que como a minha cara evidentemente, mas não acho horrível e prefiro isso a lavar louças ou passar roupas.

    Quanto à proximidade que a casa menor dá é verdade. Olha o mesmo programa de Tv, mesmo que não queira, está mais próximo. É legal isso.

    Mas por mais que eu pareça piadista falando isso, o que na real se perguntar para 10 pessoas 9 me acham braba e uma fica na dúvida, essa da sociologia jurídica aplicada às lides domésticas, tenho que dizer que nada é tão ruim que não possa piorar...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora já não me incomoda em limpar o chão, tenho um rodo especial! rs
      Estamos todos mais próximos e isso é ótimo, você tem razão.

      Excluir