terça-feira, 27 de maio de 2014

E ela só queria comprar uma televisão...

Já falei por aqui sobre minha televisão e sua mancha na tela. Não, não vou investir para consertar o que está estragado, mesmo porque as coisas são feitas para ter durabilidade limitada (obsolescência programada) e corro o risco de consertar a tela e outro defeito aparecer fazendo com que perca o dinheiro do conserto.

Venho adiando a compra desde antes de janeiro de 2012, olhem esse post "relação com o consumo". Depois em 20 de agosto de 2012 lembrei porque não fiz a compra e, finalmente, em 25 de agosto de 2012 saiu uma matéria mencionando o blog e a obsolescência programada. A seguir o assunto foi esquecido.

Quase dois anos depois volto ao mesmo assunto e quero realmente trocar o aparelho em razão das novas tecnologias, para ter uma tela sem mancha, para que a televisão seja mais "fina" e esteticamente mais bonita, para poder acessar a internet e assistir netflix ou filmes pelo computador sem ter que ligar outro aparelho na TV, para que o Pedro possa jogar.

Nesse ponto o problema surgiu. Antigamente uma televisão era apenas uma televisão para que pudéssemos assistir filmes e nossos programas favoritos, sendo dessa maneira até há pouco tempo ou pelo menos até que comprei a última em 2007.

Primeiro consulto um amigo sobre o que é smart tv e quanto ao modo de iluminação do painel (tela), concluindo que deveria ser "LED" e com função "internet"(smart).

Descubro então que tem um tal de "interaction ready dual core", "interaction quad core" e lá vai pesquisar o que é isso, embora o Pedro já tenha adiantado que tinha relação com processador. Lê daqui e dali para concluir qual o melhor mesmo sem entender muitos termos técnicos.

A marca, segundo um amigo, deveria ser Samsung, líder no mercado nessas tecnologias há sete anos.

Bem, daí precisa comprar separado o teclado e tem que comprar separado uma câmera. Nem olhei o preço desses acessórios porque sequer entendi como funcionam as ditas "facilidades".

Quantas polegadas? Pesquisa que pesquisa as recomendações para o tamanho da sala, calcula o tamanho de tv que seria a ideal. 42 polegadas, mas a vizinha tem uma de 47 que ficou perfeita. Consulta o arquiteto que diz que 40 está ótimo e se quiser efeito cinema pode comprar 46 ou 47 polegadas. Opta pela 46.

Chega o Renato, no meio de processo de escolha, e menciona ter assistido um filme em uma televisão 3D elogiando muito essa tecnologia e lá veio mais uma coisa a ser levada em conta. Vamos então procurar, além dos itens acima, uma que tenha 3D e que já venha com quatro óculos.

Verifico os preços e estão muitíssimo mais baixos do que quando "sapeei" da última vez, praticamente metade do preço. Algumas lojas, além do desconto que parece ótimo, oferecem mais 10% de desconto para pagamento no boleto bancário.

Consulto o Pedro perguntando se após a Copa as televisões vão baixar de preço e nosso economista de doze anos nem pensa para responder: "estão no preço que valem e não vão baixar".

Pesquisa do preço em loja física e quase R$ 1.000,00 acima do valor da internet. Pesquisa na internet e diferença de até R$ 500,00 entre uma loja e outra mesmo no pagamento com boleto bancário. Logicamente comprando no local mais barato embora o prazo de entrega seja vinte dias e na realidade não tenho pressa.

Boleto bancário ou em única parcela para o vencimento do cartão ou cartão de débito: únicas formas que me permito pagar as coisas atualmente, pois nunca mais quero parcelar nenhuma compra. Então funciona assim, você vai juntando o dinheiro e somente compra quando já tem o valor integral e se ainda estiver interessada no produto.

Os descontos das lojas virtuais para pagar através de boleto bancário já estão chegando a 12% e antes não passavam de 5%, ou seja, as lojas estão admitindo que no parcelamento existem juros embutidos. Será um sinal de volta da inflação galopante de décadas atrás?

Querem saber se comprei a televisão? Sim, depois de muito pesquisar e me informar e conseguir o preço supostamente justo, comprei ontem.

Após decidir conversei com uma colega e ela falou que se eu queria a função "jogos" deveria pensar que o vídeo game do Pedro é Sony, não existindo venda casada em tese, mas então esse vídeo game seria mais compatível com uma tv Sony. Ponderou outras coisas relativas à imagem dizendo que a Sony era muito superior a todas as demais marcas disponíveis no mercado. Enfim, ponderações bastante pertinentes. Ocorre que eu já havia decidido qual eu queria e já havia comprado.

Outra colega falou, que mora em um apartamento pouco maior que o meu, ter uma televisão em cada um dos três quartos e uma na sala, sendo que cada qual assiste o que quer e isso termina por afastar a família.

Pois bem. Eu tinha liberdade até para comprar uma televisão com mais opcionais ou facilidades porque temos apenas uma em casa e conseguimos administrar bem tempo de jogo, tempo de filme, tempo de outros programas, sendo que a única alternativa é todo mundo ficar "amontoadinho" no sofá e a casa seguirá para sempre com uma única televisão.

Você consegue esperar para realizar seus desejos ou precisa satisfazê-los imediatamente? Você realiza as compras sem pensar ou pesquisa antes? Já pesquisou preços e achou grandes diferenças?

4 comentários:

  1. Olá Ziula..td bem?

    Vou falar o que acontece comigo: antes eu queria o melhor, o mais caro, o mais novo, o com maior capacidade, o com mais funções, mais botões! Sempre mais, mais, mais!!! Que fosse um celular, um notebook, um carro, um rádio para o carro, um perfume, uma bolsa.... e ao longo do tempo fui percebendo que nunca usava toda a capacidade, ou conteúdo, ou funções, ou botões ou o que quer que seja!
    E também que é o "mercado" que faz isso, cria novas necessidades que nem sabíamos que existiam. TV é para assistir TV. E estão querendo transformar ela num computador. E nós, na hora de comprar, nos deixamos levar...

    Em relação a tv única coisa que acho que tem um potencial para ser usado, é o smart... óculos 3D não adianta que vc não vai usar (é legal vc colocar por 3 minutos numa loja... ou ir na casa do amigo e usar algumas vezes, com toda turma reunida! Mas em casa no dia a dia: ahh que sem graça!)... conectar teclado?.. conectar câmera fotográfica?... Tbém acho que vai cair em desuso... tudo coisa inútil. Para isso temos o computador.

    Um exemplo bem claro: teto solar no carro. É bonito e tal, você vai comprar um carro e fica todo feliz porque seu carro novo terá teto solar... Hj nem lembro que tem e nem uso... é apenas um efeite.

    Se for para pagar mais caro numa tv, que seja pela seu tamanho, sua imagem e som = Coisas de TV.

    Isso tudo se resume em uma frase: "Mantenha o simples. O complexo falha."

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Carol, tento pensar assim, mas é só tentativa rs
    E com adolescente em casa penso que preciso dessas coisas, mas o teclado e câmera não comprei... Rs... Só o tempo dirá sobre o uso, por enquanto estou acreditando que meus filhos usarão... Será??? Rs

    ResponderExcluir
  3. Tantas tecnologias causam confusão mesmo. Umas são só frescuradas para justificarem o preço a mais, agora mais portas usb, portas hdmi, tela maior, tipo de tela, essas coisas fazem diferença.

    Essa da tv sony a lenda da maravilha é desde o tempo do epa... mesmo as tvs antigas tinham essa fama, eu sempre ouvi e como nunca tive sony, alguém que tinha fazia questão de desdenhar, logo não tem muito a ver com o play , é história antiga mas que tem outras tão boas quanto.

    O que achei curioso nessa coisa toda foi os mil de diferença da internet para loja física. Não tem margem de negociação ou comissão que justifique , até porque tem tv dessas por mil e pouquinhos reais se 40 polegadas... dai é quase uma tv de diferença, é muita coisa.

    Eu geralmente consigo esperar e até não raras vezes passa e acabo esquecendo do "desejo", se tomo atitude diferente geralmente me arrependo, pois depois encontro mais barato e mais tudo. Parece que de castigo...

    Então, pesquisar é necessário e pra mim meio que obrigatório, até para serviços, não vou dizer que gosto, odeio fazer isso, mas é necessário que dinheiro não dá em árvore... já encontrei grandes diferenças sim, se serviço um era 5 mil outro 950,00, mas em produtos , em que pese grandes diferenças, nunca de quase mil como falastes...

    Quanto aos consertos, eu já consertei uma tv dessas novas, mas era pequenininha do quarto, 20 e poucas polegadas... ela desligava a tela e ficava só o som, dava uma raiva, até porque é de uma suposta marca estável no mercado. Fui contra consertar, mas acabei cedendo, foram buscar em casa, embalam ela toda para não arranhar, dai o conserto no caso foi uns 150 na minha e levaram de volta, nunca mais deu nada. Então tem casos que valem sim o conserto, não dá pra aceitar simplesmente que foram feitas para não durar, se for uma outra tecnologia dai ok, não tem como por tecnologia por isso que na hora de comprar é bom ver tudo isso, mas o conserto pode ser uma boa dependendo da situação...

    ResponderExcluir
  4. Considerando que o Pedro gosta de um vídeo game o tal quad core (processador mais potente) faz muita diferença na hora do jogo. O 3D continua achando que não vamos usar, mas não daria diferença para a o tal "quad core" que escolhi, aliás nem tinha sem 3D... rs... e por aí vai...
    Quando mencionei para a vendedora da loja a diferença, ela apenas justificou que na internet eles não tem custo e que a loja não conseguiria chegar no valor da internet nem mesmo negociando...
    Consegui esperar muuuiiitttooo tempo e não mudaria de idéia nem arrependeria... pois, comprada à vista ficou muito mais barata do que eu esperava com a tecnologia pretendida...
    Não gosto de pesquisar também, começo a me confundir, tive que chamar a Izabel para que ela verificasse se era realmente a mesma TV... rs... no final tudo deu muito mais certo do que esperado...
    Em produtos normalmente não há essa diferença, parece que há um tabelamento, entretanto com o pagamento através de boleto ficava mais barato mesmo e no site que comprei estava muito bom... achei que não adiantaria pesquisar e comprovado está que me enganei... rs
    Bem, eu não sabia onde colocar a tv com defeito e por sorte o Renato já achou um local para colocá-la... fiquei bem feliz!!!

    ResponderExcluir