segunda-feira, 6 de maio de 2013

Você tem uma lista?

Ontem novamente saímos e pedi para meu filho me levar na Leroy Merlin, eu nunca tinha ido. Chegando lá aquela imensidão e com tudo que você possa imaginar para a casa. Fico andando, apreciando e estava até me divertindo (rsrsrs), de repente, não mais do que de repente, ele grita:

- VOCÊ TEM UMA LISTA?
- Eu não, sei o que preciso!
- Duvido que consiga comprar alguma coisa e vamos ficar andando feito baratas tontas por aqui.
- Quero quatro araras, aqueles acessórios de banheiro e dois tampos para as privadas.
- Então chame uma vendedora.

Vamos lá. Só que a vendedora não iria resolver o problema e a primeira nos encaminhou para outro setor.

Pois bem. Encontrei as araras que tinha visto pela internet e já quebradas segundo a atendente porque os "clientes mexem demais". Bem, será que em casa não vamos mexer demais também? Ai, ai, ai. Fiquei em dúvida quanto aos acessórios para o banheiro, muito caros e nem sei se caberiam no banheiro (não era prioridade para mim!). Quanto aos tampos para as privadas, eu havia anotado algumas "letrinhas" que apareciam e na realidade eram especificações que nada ajudavam na compra, era necessária uma foto para ver o modelo e meu celular estava sem bateria quando peguei os dados.

Saímos de lá sem absolutamente nada. E agora? Onde vou guardar minhas roupas? Estava pensando em comprar um guarda-roupa daqueles bem populares para quebrar o galho até que o marceneiro faça os definitivos e depois levo para o apartamento que ficará pronto em agosto e será alugado. Meu filho acha que não vale a pena e vocês o que acham?

Em uma semana de entrega das chaves até acho que me saí bem, considerando inclusive que houve feriado no meio da semana: ligação de luz, agendamento da mudança no prédio novo e com a transportadora, compra de chuveiros e de luminárias para banheiros/cozinha/área de serviço, instalação de telas nas janelas (vigésimo primeiro andar e eu tenho medo!!!), instalação do medidor de gás, agendamento de outro orçamento para box/espelhos/prateleiras de vidro, contato com a arquiteta para ver o que fazemos com o quarto do Pedro, medição da cozinha e churrasqueiras para que o marceneiro já inicie os armários para esses locais.

Penso que é trabalho que não acaba mais, mas sei que acaba, o problema é conciliar tudo isso com todas as demais atividades do dia a dia.

Fiz uma boa compra ontem. Vinha sofrendo com minha pia no apartamento alugado. Lavava louça e depois precisava passar o rodinho para recolher a água. Totalmente fora de nível a famigerada. Sei lá porque as crianças passaram no Carrefour e viram um escorredor de louça com um bandeja embaixo e disseram comprar. Um escorredor? Melhor coisa! Minha pia não fica mais molhada e eu não me irrito mais toda vez que alguém coloca o pano de prato na bancada pia para sair todo molhado.

Será que preciso de uma lista? De um planejamento? Ainda não estou convencida! Parece que depois do ano sem compras tenho mais consciência do que preciso e compro somente o que é necessário. Então, vamos deixar acontecer!

12 comentários:

  1. Listas são formas incríveis de organização. Eu adoro fazer as minhas!!!

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graziella... acho lindo quem tem e usa, mas eu termino por me perder... entretanto, acho que do jeito que as coisas estão andando terei que ceder às listas, caso contrário certos compromissos vão se perder.

      Excluir
  2. Querida Ziula, vou dar minha opinião porque vc perguntou o que a gente acha. Tenho quase certeza que vc encontrará araras bem bacanas em lojas do tipo "Monte sua loja", ou em Móveis de segunda mão.
    Lá moram tesouros e salvam na hora do aperto.
    Imagino que vc não ficará feliz com um guarda-roupas provisório. Não vale a pena ficar irritada.

    Ótima providência das telas protetoras. Acidentes não escolhem idade. E é bom ter o coração em paz. Dizem que o medo paralisa a gente.

    Lendo suas postagens bem antigas, perto de 2 anos atrás, fiquei feliz por vc. Percebeu que o Universo está apenas te atendendo?? Releia alguns pedidos seus. Tudo que está acontecendo hoje, vc aspirou um dia. Talvez o ap seja menor que as suas necessidades atuais, mas jamais vc sofrerá da "Síndrome do ninho vazio". Que beleza!

    Pensei na agonia do Pedro de ter que dormir sózinho no novo quarto. Vou te contar uma historinha. Meu filho passou por isso qdo era menininho. Para ajudá-lo, peguei um barbante que fosse do meu quarto até a cama dele. Amarrei em cada ponta uma meia dele para mim, e uma meia minha na ponta dele. Combinamos que até ele pegar no sono, podia dar soquinhos no barbante e eu responderia com outro soquinho.
    E isso durou apenas alguns dias. Ele adquiriu confiança que eu sempre dormia depois dele.
    Pode parecer bobo, mas hoje ele sai prá passear e sabe que eu não durmo enquanto ele não chegar.
    Assim eu conquisto minha tranquilidade de mãe.
    Beijos e sorte na semana toda.
    Zilda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acabei cedendo ao guarda roupa provisório... rs... pelo menos para a Izabel que é a mais bagunceira... rs... depois ele vai para o apartamento que será alugado, vamos ver, depois conto a experiência.
      Tenho vontade de ler as postagens antigas para ver o que se realizou, mas o tempo não está permitindo, tenho outras prioridades no momento. Fiquei feliz com seu comentário, é bom lembrar como tudo dá certo.
      O Pedro está "alucinado" com o quarto novo... rs... e pensei que era unicamente o tamanho, ontem me dei conta que é o "dormir sozinho"... adorei sua idéia do barbante!!!
      Beijos

      Excluir
  3. Olha, se a falta temporária de armários não lhe incomodar, eu improvisaria com caixas organizadoras (existem até de papel)ou caixotes que podem ser pintados ou revestidos. Para roupas de cabide 2 mãos francesas e uma barra que possa ser fixada nelas pode resolver.
    São apenas ideias, não sei se lhe agradam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, tenho problemas com desorganização. Então cedi para alguns móveis provisórios, logicamente usarei algumas caixas, mas não quero comprar essas caixas, vou tentar usar as que tenho.
      Adorei as ideias.
      Beijo

      Excluir
  4. Ziula, voltei. Já te contei que fiz dos seus posts meu livro da vez? Hoje fiquei surpresa ao ler que vc parou de consumir carne. Ainda não sabia disso.
    Tá registrado lá em Setembro/2011. Espero que continue no propósito. Sou casada há 22 anos com vegetariano. Meu marido é militar, o que não condiz muito. Mas, ele tem personalidade e assim tocou até aposentar. As piadinhas sempre surgiam,e também sobram prá mim. Entretanto, nos exames de saúde ele nunca trouxe receitinha para remédios. Admirável!!! Eu, vivo tendo anemia e tomando Combiron.(???)
    Ele me pediu para te indicar o site WWW.vista-se.com.br.
    Ziula, vou te passar o meu e-mail. Gosto de escrever prá vc e fico sem graça de usar tanto espaço nos comentários.
    zildastock@hotmail.com (lá a gente fica mais a vontade).
    Beijos. PS: se preferir não publicar meu comentário hiper atrasado, fique a vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, parei de consumir carne apenas por um tempo, quando minha avó foi para a UTI perdi a linha e o carretel... terminei por consumir uma torta fria no restaurante do hospital e voltei a comer animais mortos.
      Outra coisa, meu dentista tem sérias restrições ao não consumo de carne e precisei de um segundo implante que não foi possível segundo ele porque estava com problemas de calcificação, vou voltar agora que já estou consumindo carne e ver se melhorou.
      Meu e-mail é visagem26@hotmail.com
      Abraços

      Excluir
  5. Eu admiro organização, planejamento, listas seguidas à risca. Mas apesar disso, sequer tenho o hábito de fazer a lista, quanto mais seguir o que nela está escrito.

    Essa semana perdi um curso de um dia que ia fazer. Está certo que não é nenhuma novidade, depois do "será que chove" é o assunto do momento, mas coloquei na agenda de papel que sou obrigada a ter (e ter é diferente de usar) e esqueci. Ou seja, paguei e não fui. Daí vi que preciso de mudanças urgentemente, essa será uma. Escrever e levar as anotações comigo.

    Quanto ao guarda-roupa depende do que ficou estipulado na entrega do outro.

    Em SP não temos e é algo muito horrível mas não vai ter, que fique horrível. Algumas coisas se guarda na mala e outras penduradas numa enjambração.

    Se demorar tempo para ficar pronto e não quiser ver uma cena de horror compre. Mas seria melhor agilizar o que será definitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdeu dinheiro não fazendo o curso, mas o pior é que perdeu o conhecimento que poderia adquirir... tenho medo de perder coisas importantes também... por isso ainda repensando a questão das listas.
      Já chamei um segundo marceneiro para orçamento do quarto do Pedro, hoje encontro com ele, vamos ver se dá certo.

      Excluir
  6. A minha lista (sim, eu tinha uma) era dividida em 3 partes: urgente, importante e desejável.

    Na "Urgente" eu coloquei coisas sem as quais a casa era inabitável: ligar água, energia, colocar piso na casa, fazer os canis para os cachorros, comprar e instalar luminárias, comprar e instalar chuveiros, puxar fio pra telefone, marcar a mudança e conferir se o pessoal que fazia a mudança também montava e desmontava móveis, etc.

    Na "Importante" coloquei coisas sem as quais eu não teria segurança e um mínimo de conforto e praticidade: grades nas janelas, metais nos banheiros (sim, custam caro!), box nos banheiros, prateleiras de vidro nos banheiros (dentro do box), assentos para os vasos sanitários (existem tampas que são universais, viu?), interruptores duplos, varal de teto (a gente esquece, mas faz muita falta), comprar e instalar rodapés, comprar e instalar torneira de bancada na pia da cozinha, etc.

    Na "Desejável" eu coloquei coisas sem as quais poderia viver, mas que ainda assim fariam falta. Nelas estão muitas coisas que só consegui fazer nessas semana e várias que ainda não fiz (tem quase um mês que me mudei). Nela eu arrolei: Espelhos nos banheiros, armário da cozinha (nesse eu "rasguei" dinheiro, pois comprei um baratinho enquanto não tenho grana pra mandar fazer sob medida como eu gostaria), comprar mesa e cadeiras pra sala (a minha mesa antiga "morreu"), trocar a grama que foi destruída durante as obras, vasos de parede para fazer um jardim vertical, troca/compra de alguns móveis e eletrodomésticos novos, etc.

    Essas listas são muito maiores, mas deu pra entender o funcionamento da coisa, né? As coisas urgentes eu fiz assim que peguei a chave do imóvel, as importantes logo em seguida e as desejáveis fiz e sigo fazendo conforme a minha possibilidade financeira e a minha disponibilidade.

    No início eu estava super animada, mas aí fui ficando cansada e abri mão de algumas coisas que eu queria e que já não me pareciam mais necessárias. Vale a pena comprar coisas pela internet, pois pode ser bem mais barato (parte das luminárias eu comprei pela net, por exemplo). Também é importante fazer pelo menos dois orçamentos, mas eu fiz 3; os preços variam demais e muitas vezes são as lojas menores que fazem o melhor serviço, entregam/montam mais rápido e cobram um preço justo. Vale a pena chamar alguém pra fazer a limpeza final junto com você antes de se mudar; nesse ponto do processo a gente já está exausta).

    Antes de se mudar faça uma caixa com as coisas que vai precisar ter à mão no dia da mudança e leve ela em seu carro com você. Na minha tinha papel higiênico, toalhas de banho e rosto para todos, pijamas, roupa íntima e duas trocas de roupa para os dias seguintes, chinelos, carregadores dos celulares, tesoura (é bom ter uma pra cada pessoa poder abrir suas caixas), sacos de lixo grandes, roupa de ama, sabonete e produtos de higiene pessoal básica, pratos e copos descartáveis, talheres descartáveis, pequenos lanches secos, água ou alguma coisa para beber, remédio para dor de cabeça e outros que julgar necessário, panos de chão e produtos de limpeza e outras coisas do gênero. Essa caixa foi a minha salvação no dia da mudança!!!!

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi o funcionamento e achei maravilhoso... mas está parecendo que para mim mudança é como arrumar malas... sempre deixo para a última hora... rs...
      Depois conto o que aconteceu.
      Obrigada pelas dicas.
      Beijos

      Excluir