quarta-feira, 30 de maio de 2012

É fantástico...

Já vou comunicando que não terminei o "ano sem compras" e, dizendo o contrário do que disse antes, vou fazer mais "um ano sem compras".

A Colorada pediu que fizesse um levantamento de como foi esse ano em termos financeiros e com medo de não conseguir terminar até o dia primeiro de julho, aproveitei a insônia e fiz os cálculos dos períodos julho/2010 a junho/2011 e julho/2011 a abril/2012, pois por óbvio ainda não fechei os meses de maio e junho de 2012.

Feito isso, fiz uma média dos valores de 07/2011 a abril/2012 dividindo por 10 e multiplicando por 12 - já que as despesas não variam muito de mês para mês (sim, eu não tinha mais nada para fazer e não conseguia dormir) - chegando ao valor anual para o ano sabático.

Comparado o ano anterior e o "ano sem compras" conclui que gastei nesse último ano 70% dos valores que gastei de julho/2010 a junho/2011, portanto, uma economia geral de 30%.

Somente comparei as seguintes despesas: taxas bancárias, água, luz, telefone, seguros, IPVA, IPTU, licenciamento de veículo, empregada, INSS, mercado, sky, locadora, despesas pessoais, despesas com filhos, gasolina, manutenção do carro, livros, revistas, jornais, presentes, saúde, doações, refeições fora de casa, cachorros, manutenção da casa e viagens.

Deixei de fora a troca do carro e os investimentos.

Não sei como, mas a maioria das despesas diminuiu. Aquelas poucas que tiveram os valores majorados, não representaram valores significativos na diferença anual.

Outra despesa não utilizada como parâmetro e que teve um pequeno aumento, será eliminada já em agosto de 2011, com o que poderei ter uma noção mais real da minha vida financeira, considerando que somente ela ultrapassa um pouquinho 10% dos meus rendimentos.

Vou continuar nesse período sabático por ter constatado efetivamente onde errei, quais as coisas que não posso mais fazer, as conversas que não posso mais ouvir e as chantagens que não vão mais me emocionar.

De julho de 2011 para cá ainda tive que pagar alguns valores que haviam "quicado" do período em que ainda comprava, então o aproveitamento não foi de 100% e quero ter uma idéia real, sem loucuras impensadas, sem compras impulsivas e sem "restos", porque agora não tenho nada parcelado.

Certo que não será tão radical, mas compras necessárias e úteis serão devidamente analisadas, pensadas e, acaso efetuadas, farei um post por aqui, o que servirá como espécie de freio para aquelas compras por impulso.

Fiquei feliz com o resultado matemático, preocupada com meus pontos "cegos" e ao mesmo tempo estimulada em efetivamente melhorar todos os itens da minha tabela. 

Não virei sovina, somente quero é usufruir melhor dos valores que recebo pelo meu trabalho, cansei de "pingar" por aí, não só em compras para mim, mas considerando também todos os demais pequenos gastos diários que somados anualmente chegam a valores que poderiam ser melhor aproveitados.

Esse post está ficando imenso em razão da minha euforia, então paro por aqui e volto depois para contar algumas surpresas em relação a alguns itens da planilha que não teriam razão para diminuir e diminuíram misteriosamente.

Obrigada, obrigada e mais obrigada para todos que acompanham, comentam e acreditam que é possível viver sem consumir desenfreadamente.

5 comentários:

  1. Parabens!!!!
    Você é uma vitoriosa, e um exemplo para todas as mulheres.

    ResponderExcluir
  2. Legal!

    Eu gostaria de ter esse controle e organização que tu tens. Já tentei por planilha no computador, aplicativo no celular, caderninho também, mas não consigo. Até começo, se ando de táxi, peço recibo, se estacionamento guardo o comprovante para anotar depois e o depois nunca acontece pois como estamos tentando viver sem faxineira, em alguns momentos, na pressa de ver o negócio ajeitado de uma vez vai uma série de papéis para o lixo. Dai não consigo comparar nada, exceto claro o que é conta fixa ou impostos que temos que guardar os comprovantes sob pena de cobrarem novamente. Nisso eu também já tentei uma alternativa mais agradável aos olhos, como passar tudo para o computador. Entretanto paro com a ideia depois que penso que não adianta nada, se algum dia incomodarem, vão querer os originais, então não adianta.

    Mas para não fugir do assunto, parabéns para ti e fico feliz que terei mais um ano de inspiração! rs

    Eu estava achando interessante esse relatório pois ficar sem comprar não significa necessariamente que estamos economizando né? Ou que está sobrando dinheiro. Este ano que estou também com um rigor excessivo nos gastos, notei que mesmo tirando o digamos, "superficial", sempre vem uma coisinha ou outra no imprevisto. Ou então erros. Eu tive só nessas últimas semanas duas cobranças indevidas, que foram rapidamente solucionadas mas que se eu deixasse, ficariam bem quietinhos. Uma delas a operadora da internet chegou a querer justificar a cobrança de visita técnica dizendo que o modem da minha casa estava desligado, só perguntei se ela iria seguir nessa linha pois a discussão não seria com ela , na mesma hora pediu desculpas e mandou a conta correta. Dai achando que estava livre disso, ontem na natação passo o dedo lá na entrada e diz que estou com débito, fui na guria e disse que estava pago por 6 meses, na hora também corrigiu e pediu desculpas. Mas é direto essas coisas. Isso que eu tinha curiosidade se contigo também acontecia. Tentar fazer tudo certinho e aparecer imprevisto ou coisas erradas.
    Mas a redução foi boa, considerando que contas fixas só com muito incomodo para reduzir, se foi natural é uma excelente notícia! Acredito que sem os pingos do cartão a redução seria muito maior né, eu passei quase um ano com um cartão só de compras parceladas, hoje ele ainda vem mas está quase irrisório. Também nem tiro o "dito cujo" de casa.
    Eu tive redução na internet/telefone em mais de 50%, diria quase 70%. E na mesma velocidade e plano de minutos anterior, tanto que quando falei com a moça para retirar a visita que nunca teve, ela se surpreendeu com o valor e perguntou se era negociado e eu afirmei. Afinal, não precisamos ter um problema para negociar né, podemos negociar para continuar clientes rs.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Ana, tenho muito a fazer ainda, mas tenho a pretensão de que minha experiência ajude outras pessoas, principalmente aquelas que estão endividadas e continuam comprando compulsivamente.

    Colorada, como falei... se você se dispôe a fazer alguma coisa é gerada toda uma mudança positiva de comportamento e vamos caminhando!

    ResponderExcluir
  4. Ziula, acho que foi com vc que o projeto de 365 dias sem comprar realmenete vingoi, não só porque você irá prolongar essa experiência, mas também por manter o gás e a frequência de postagens alta durante esse período! Meus parabéns!!!! Eu terminei meu ano sem compras e resolvi não prorrogar. Já comprei algumas coisas, mas a experiência de comprar é outra: realmente saí desse ano transformada. Agora estou com outro projeto (que acaba tendo relção com o ano sem compras). Grande abraço pra vc, viu?

    ResponderExcluir
  5. Marina,

    Continuo acompanhando suas postagens e como vc deve ter percebido precisei abrir algumas exceções, sem culpa, e terminado esse primeiro período farei um balanço.
    Gostaria muito de acompanhar seu segundo projeto!

    Beijos

    ResponderExcluir