quinta-feira, 24 de maio de 2012

O problema do tempo e memória...

Constatei que perco a noção de tempo com uma facilidade maior que a velocidade da luz, também tenho uma memória que às vezes me engana! E talvez isso ocorra também com outras pessoas e em muitos aspectos.

Limitando essas minhas dificuldades ao consumo, pude perceber em faturas antigas de cartão de crédito que fazia algumas compras com diferença ínfima de dias entre uma e outra, talvez até esquecendo que tinha comprado alguma coisa no dia anterior, por exemplo.

Estou ainda na minha saga com o guarda roupa decorrente dessa época. Cheguei a ter duas jaquetas estampadas compradas na mesma época e em lojas diferentes - uma azul com branca  e em seguida uma verde água com branca, ambas com a mesma estampa, embora o modelo mudasse um pouquinho. Já foram embora faz tempo, mas sempre recordo delas, porque certamente se eu tivesse parado para pensar e tivesse noção de tempo aliada à uma boa memória, certamente lembraria que já tinha uma igual.

Por outro lado, para ter atitudes desse naipe é certo que pouco importava o que comprasse, desde que comprasse e sequer prestava muita atenção nos itens que ia juntando nos dois quartos que utilizava para guardar minhas coisas.

Hoje isso tudo é passado, mas mesmo assim fico pesarosa com tanto dinheiro posto fora, tanto tempo perdido em lojas e inúmeras coisas já descartadas ou que devem ser descartadas.

Espero não passar mais por essas situações.

2 comentários:

  1. Ziula,

    li em algum lugar que se saíssemos da loja depois de conseguir a melhor negociação para dar uma caminhada no shopping e fechar depois, a maioria das compras não ocorreriam pois são feitas no momento agradável da loja, dos vendedores gentis, etc. E hoje pude comprovar isso. Combinei com uma vizinha de ajudá-la a comprar pneus pois eu já tive que fazer isso no final do ano passado e já estava craque nisso, então fomos lá num shopping, ela comprou e arrumaram o pneu na hora, depois quis voltar para passear no shopping. Senti o perigo, embora eu esteja com um escudo de proteção e quase curada dessas compras desnecessárias, vi como a situação ocorre em 3ª pessoa. Ela queria ver tudo, numa loja que vendia lenços queria comprar e falava ter duas gavetas cheias, questionei que então não seria necessário mas ela sempre dizia "mas eu gosto". Bem, numa loja de tênis parei para mostrar a falsa promoção, diziam a partir de 99 e mostrei um que tinha comprado por 69 anos atrás e furou muito rapidamente, só que funcionou ao contrário, ela quis entrar na loja e comprar um tênis dizendo que ia começar a caminhar. Depois de uma hora de indecisão quis desconto à vista, eis que o gerente da loja disse que isso não era possível de maneira alguma e que podia fazer aquele valor sem acréscimo em 12x. Depois em outra loja o vendedor estava falando de uma promoção e que se pagasse em 8x concorreria com o dobro de chances. Logo percebe-se que temos que ser mais que fortes com esses negócios de cartões.

    ResponderExcluir
  2. Ziula,

    não fique triste com o que passou, não - fique feliz por ter mudado!
    Pense no tanto de gente que você conhece que tem hábitos loucos de consumo e que ainda acha que isso é ótimo, bacana e natural. Pelo menos você já ultrapassou essa fase!

    ResponderExcluir