quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tudo na vida tem um custo!

Bem sei que o título do post indica o óbvio, talvez decorrente da lei de causa e efeito tão falada por aí, restando saber o quanto estamos dispostos a pagar pelas nossas escolhas e aqui não falo somente de escolhas financeiras, mas também de escolhas emocionais.

Por vezes temos alguns relacionamentos que achamos imprescindíveis e até parece que não consigo viver sem estar junto da pessoa, embora os dissabores e estresse sejam muitos, variados e constantes. Ora, isso já indica que o "custo - benefício" está sendo alto demais. Ninguém merece viver sobressaltado.

Daí você vai dizer: - Ah, Ziula, fácil falar!

E eu responderia: - É fácil falar, dar conselhos e indicar o caminho para outras pessoas. Nada é tão fácil na vida como isso!

Ocorre que todos sabemos que entre o falar, ouvir e colocar em prática exige um tempo de maturação adequado, pois um relacionamento somente termina quando todas as possibilidades tenham se esgotado e o ser humano é teimoso. Nossa, um dia a pessoa vai mudar e eu serei o catalizador dessa mudança, eu farei com que essa pessoa se torne melhor!

Prepotência! Ninguém muda porque o outro pediu ou aconselhou, muda em razão da maturidade, sempre alcançada a duras penas, de forma consciente e proposital, jamais porque alguém acha que devemos nos tornar outra pessoa. Até porque o que é melhor para mim pode não ser o melhor para o outro.

O que isso tem a ver com o "ano sem compras"? Nada e tudo ao mesmo tempo, pois as mudanças ocorrem na própria pessoa quando ela passa a dominar seus impulsos, controlar suas emoções, suportar suas frustações e encontrar meios de conviver melhor consigo mesmo.

A partir dessa consciência e dessa melhora interna é que passaremos a administrar de forma saudável nossa vida, em todos os aspectos.

Depois de passar por um psicólogo há muitos anos atrás e aprender a questão do "custo - benefício" emocional, financeiro e de todos os demais aspectos, em cada situação tento fazer essa análise, o que tem resultado em decisões ótimas e algumas péssimas, mas pelo menos quando são péssimas já não coloco a culpa em ninguém e sei que devo isso ao meu processo evolutivo e até ao meu direito de errar mais uma vez até que todos os erros cessem (quem sabe um dia! rs).

E vamos tropeçando e tentando evoluir... é o que nos resta !!!

3 comentários:

  1. Ziula, querida. É a Samanta. Tudo bem?
    Amiga (já considero você assim, rs), vou começar, no próximo dia 15 de maio, um desafio de 3 MESES SEM COMPRAS. Vou postar a minha experiência no meu blogue: www.sammyinsampa.zip.net. Você está convidada a acompanhar.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ótima decisão, não somente pela economia, mas também pela experiência que é fantástica, com surtos e alegrias... vou acompanhar sim !!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Verdade, ninguém muda ninguém, a mudança tem que acontecer pela própria pessoa, ela estando pré-disposta a isso dai sim pode ter mudança, só que é necessário sair da "zona de conforto" e este que é o problema (geralmente). No geral além de estar pré-disposta a mudar e sair da zona de conforto ainda tem que diariamente lutar contra sí próprio (leia-se contra os "eu não vou conseguir", "a concorrência é grande", etc etc). E o que ajuda e muito é compartilhar esses momentos com outras pessoas com os mesmos objetivos, isso ajuda desde que com os requisitos anteriores preenchidos.


    Eu fora deixar de jogar dinheiro fora com compras que não duram nada eu resolvi voltar à minha boa forma anterior aos últimos anos pós-faculdade e pra isso entrei na natação pois academia acho um saco, caminhar/correr também só com companhia que gosto, se ninguém for eu tb não, então achei a natação como um meio interessante e além do exercício em si por ser tri puxado, é terapêutico pois todo stress do dia-a-dia some. Em resumo, achei um meio divertido de atingir meu objetivo que não será da noite para o dia mas que tem me feito bem, assim como parar de comprar excessos também me fez um bem incrível.

    ResponderExcluir