sábado, 26 de maio de 2012

Hábitos loucos e força da Lud...

Recebi um comentário da Lud no post "O problema do tempo e memória..." onde relato algumas maluquices de consumo e digo que estou pesarosa pelos valores gastos. Ela escreveu o seguinte:

"Ziula, não fique triste com o que passou, não - fique feliz por ter mudado! Pense no tanto de gente que você conhece que tem hábitos loucos de consumo e que ainda acha que isso é ótimo, bacana e natural. Pelo menos você já ultrapassou essa fase!"

Pois bem, dias atrás estava estudando transtornos de ansiedade e constatei que eles se manifestam através de diversas atitudes, tais como, dietas malucas, tratamentos milagrosos para emagrecer e engordar, excesso de exercícios, compras.

Conversando com uma amiga e falando que estava um tanto nervosa em razão do problema que recuso falar por aqui e que, ao que parece, irá ter solução na próxima semana, e ela falou:

- Você está precisando fazer um tratamento ortomolecular.

Respondi que era muito caro e não me sentia à vontade na situaçao atual para gastar R$ 1.600,00 por consulta (isso mesmo !!! pode ???). Brinquei ainda que, se gastasse tanto, ia é ficar mais doente, porque não tenho esses valores disponíveis e mesmo que tivesse não investiria em orto novamente.

Então, para controlar ansiedade e nervosismo, nessa altura do campeonato e não somente pelo fator financeiro, somente tratamento esotérico até mesmo via internet e sem custo.

Depois fiquei pensando, não no caso dela que é excepcional e necessário, mas em muitas e muitas pessoas que se envolvem em tratamentos, uso de remédios e cremes milagrosos, exercícios demasiados e compras compulsivas, parecendo para elas que isso tudo vai resolver a vida, considerando que traz um alívio temporário, e quando param para pensar a situação está pior ainda.

Explico: tanta busca com mecanismos externos leva ao desequilíbrio financeiro e sabemos que a cura para qualquer problema somente pode vir de nós mesmos (exceção feita às doenças que dependam de tratamento, porque também não sou louca nem inconsequente e estou falando apenas de tratamentos desnecessários no meu ponto de vista).

Também sabemos que desequilíbrio financeiro leva a desequilíbrio físico e mental, estresse, problemas de relacionamento pessoal e profissional.

Veio à mente a figura de uma roda - desequilíbrio mental, físico, nos relacionamentos, financeiro, não necessariamente nessa mesma ordem, nem mesmo sendo uma lista exaustiva, e um vai levando ao outro.

Aprendendo a andar na corda bamba! Penso que é isso que fazemos durante toda a existência.

Então, realmente, não vou para médico, continuarei a utilizar a blogterapia e contando com o apoio de vocês.

O certo é que realmente mudei meus hábitos de consumo e espero que essa mudança tenha sido interiorizada, o que somente vou ter certeza quando o bloqueio do ano sabático terminar.

No geral, vou sendo feliz e mais feliz ainda por contar com a confiança de pessoas que sequer conheço pessoalmente, mas acompanham meus "escritos", confiam em mim e dão a maior força! Obrigada a todas (os) vocês!!!

3 comentários:

  1. acho que é isso aí mesmo! Ou algum passeio no final se semana que cura mais e custa menos rs. Coisas simples às vezes faz um bem que a gente chega a rir do que nos deixou mais estressada. Claro que tudo tem limites, ontem tive que ir numa loja comprar presente para um aniversário que tem hj e fomos numa loja que teria um valor máximo aceitável para presentear o que dizem que é parente mas nem é se formos ver direito. Mas enfim, um dos presentes possíveis era um despertador que para desligar teria que fazer 30 vezes com o braço tipo um movimento de musculação. Eu proibi de me darem aquilo algum dia, se não vou jogar em quem me der rsrs já pensou que horror. É uma coisa q não desejo nem que meus vizinhos recebam!! rs abraços e força ai!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de mudar seus hábitos de consumo. Esta é uma atitude muito inteligente.
    Vc parece temerosa em voltar aos velhos hábitos. Isto é positivo, acho que vc se sente assim, porque sabe dos apelos para gastar que encontramos todos os dias. Acredito que ninguém consegue colocar a consciência dentro de uma gaveta. Se vc adquiriu nova consciência sobre seus hábitos, a chance de não voltar a traz é grande, mas... se vc derrapar alguma vez, não se desespere, levanta e anda. Estes processos são lentos, e alguns deslizes acontecem, e isto não quer dizer que fracassamos. Vá em frente, vc está em um ótimo caminho.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Colorada e Luciene,

    Passeios, considerando o padrão familiar estabelecido, estão suspensos por enquanto, até que se consiga desenvolver uma consciência diferente sobre o que é se divertir. Pessoas inconsequentes fazem, acostumam mal a familia, e depois é preciso trabalhar para quebrar o paradigma estabelecido. É o que estou fazendo.

    Estou feliz em ter conseguido mudar muita coisa e com a mudança dos hábitos de consumo, outras coisas boas se somaram e algumas ruins aconteceram, mas todas pelo crescimento.

    ResponderExcluir