segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cinco dias...

Faltariam apenas cinco dias para terminar o "ano sem compras" e eu deveria estar fazendo planos mirabolantes a essas alturas do campeonato.

Lembram que até comecei uma lista? Dias atrás olhei o sapato que queria comprar e fiquei pensando com o que usaria, concluindo que não combina com quase nenhuma peça que tenho. Quanto à calça preta, acredito que as que tenho aguentem mais um ano e acaso não suportem, procurarei uma e falarei por aqui.

Dessa forma, não tenho nenhum plano de compras, até porque embarcarei em mais um "ano sem compras" agregando aos trës primeiros meses desse novo ano o "Project 333".

Jamais imaginei no início que suportaria tanto e uma amiga até comentou que não acreditava que eu chegaria ao final do desafio.

Tantas coisas aconteceram, tantas coisas mudaram, cheguei a tantas conclusões sobre meus padrões em relação à muitas coisas e não somente em relação ao consumo, que vale a pena permanecer mais um tempo em abstinência agora não mais me impondo e sim já acostumada, com objetivos pessoais ainda maiores.

Nesse caminho encontrei o minimalismo, fiz muitas amizades, consegui desapegar de tantos itens em relação aos quais me parecia impossível viver sem, reduzi o consumo dos necessários e essenciais às compras quando realmente não existe outra possibilidade, descobri o prazer de voltar a cozinhar e deixei de sair para lanchar/almoçar/jantar em restaurantes com tanta frequência. 

E, acreditem, mudei o padrão de consumo de pelo menos duas pessoas muito importantes para mim, não havendo uma mudança imposta e sim uma alteração de comportamento por ver meu exemplo, discutindo e argumentando comigo o porque de não ter comprado determinado item.

Assim, sem partir para exageros e sem privações extremas, priorizando somente o que é realmente indispensável, vamos vivendo na minha casa cada vez mais felizes e equilibrados.

4 comentários:

  1. Você já assistiu a um programa chamado Meninas Mimadas?Tem tudo a ver com o seu blog, e dá dicas de como viver com menos.Vale a pana conferir, passa na Discovery Home and Health, sábado a noite e domingo a tarde (17:00).

    Bjxx

    ResponderExcluir
  2. Ana, sempre vejo a propaganda... rs... onde a mulher pergunta: quantos dólares você tem no banco, e a menina responde: três doláres, a mulher continua: e como vc está fazendo compras... a resposta é menina com cara de bolacha traquinas... rs...
    Nunca tive curiosadade para assistir, mas por sua indicação vou fazer isso, enquanto ainda tenho tv a cabo, pois estou pensando seriamente em acabar com ela, o único "senão" é morarmos no Paraná e queremos assistir o campeonato gaúcho de futebol... ainda vou achar uma solução...

    ResponderExcluir
  3. Pois eu também não acreditava que chegarias a completar 1 ano sem compras. Parabéns pela continuidade.

    A experiência é válida né? Embora a população em geral é muito contrária a este processo e ache que qualquer corte significa alguma crise. Temos a ilusão que comprar é sinônimo de felicidade. Eu quando tinha meus 17/18 anos e brigava com algum namoradinho da época, logo pensava no que ia comprar para compensar. rs. Aí ao invés de evoluir e parar com a bobagem usava essa tática errada para outras áreas da vida. Hoje acho muita graça de quem faz isso (e muita gente faz), mas não me meto, sei que vão me xingar como na época eu faria o mesmo. Isso é uma coisa que tem que ser da própria vontade da pessoa, se não dará errado. Mas hoje posso ver como eu agia errado, em desfavor de mim mesma.

    Não entrei no rigoroso projeto mas acompanhar me fez manter o foco no objetivo que era parar de comprar bobagem e parar de entulhar minha casa de coisas, só com contas a pagar.

    Daí troquei isso por um trabalho bem mais puxado, com chefe que tem chiliques a qualquer erro que eu cometa e considero isso bom pois contribui para minha melhora, nunca mais deixo passar uma letra do alfabeto, também ter trocado as compras por voltar a fazer natação foi muito bom, Além disso comecei a aprender japonês, embora não tenha conseguido ir nas últimas aulas, e tudo isso tem ligação pois com trabalho mais pesado na área que eu tinha pouca prática mas muito interesse, vai contribuir para um cargo que desejo, assim estarei em forma com a natação e vou conhecer o japão! rs Não tem espaço para compras e consumo exagerado, é tudo um projeto! rs

    E sei lá, acredito que esteja melhorando, ontem minha sogra estava dizendo que emagreci. Isso vindo de uma sogra espontaneamente já é algo a se considerar.

    É bem melhor buscar um equilíbrio interno a ficar comprando um monte de coisas só porque “todo mundo” tem.

    Agora, cuidado ao cancelar a TV a cabo, depois teu filho vai estar cantando quer quer tchu, quer tcha, “ai se eu te pego”, e sei lá mais o quê, dai não tem volta!!! Nas férias visitando uns parentes, a filha da minha prima, com 10 anos, queria que eu levasse para o show do Michel teló que teria na cidade. Fiquei sem reação. Sou do tempo do balão mágico, essas coisas mais inocentes! rs.

    Eu cancelei a TV a cabo quando mudei para gvt, dai ia voltar mas a gvt fez proposta irrecusável, assim que estou indo para o segundo ano sem TV a cabo, entretanto eu sou da minoria que não liga pra TV e nesses casos em dia de jogos, quando estou em casa, eu vejo na vizinha de cima, é bem divertido, pois assim analisamos o futebol de um “outro angulo” rs. Só que com criança em casa, acho que é melhor não abrir mão da TV a cabo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, não vejo outra forma de sair do consumismo a não ser essa... parar de comprar e viver uma vida diferente... depois penso que acostuma...
      Estou ainda procurando soluções para a tv a cabo e também para poder desligar o telefone fixo e ficar com internet que é só o que uso.
      E vamos descobrindo jeitos! Bjs

      Excluir