quinta-feira, 14 de junho de 2012

Project 333

Estou há 350 dias sem compras desnecessárias e supérfluas, faltando apenas 16 dias para o término do "ano sem compras".

Chegando nessa fase e tendo decidido pela continuidade por mais um ano, certo que eu preciso de um desafio maior. Até aqui já tive crises de ansiedade, conformismo, dúvidas e todas as demais crises que um ser humano em abstinência de compras pode ter, considerando que era um comportamento já arraigado e conhecido, que foi deixado bruscamente.

Pois bem. Preciso de mais um objetivo, porque perderia a graça e o estímulo acaso somente mantido o hábito recente de não comprar.

A blogueira minimalista Courtney Carver criou o Project 333 que consiste em usar durante três meses apenas 33 peças, incluídas roupas, sapatos, bijouterias e jóias, somente excluindo lingerie, pijamas e roupas de ginástica. O restante dos itens do seu guarda roupa devem ser guardados em uma caixa devidamente selada e deixada em local onde você não tenha acesso. 

Ela até menciona que é possível comprar itens de uso pessoal nesse período, desde que retire um daqueles que está sendo usado, mas não vou comprar nada mesmo.

Vou assumir mais esse desafio a partir de 01.07.2012 e penso em separar os seguintes itens (lembrando que a lista completa e correta vou colocar após separar as peças):

01) sapato preto
02) sapatilha preta
03) sapato bege
04) peep toe marfim
05) bota preta
06) sapato burgundy
07) calça preta
08) blusa de linha marrom
09) blusa de linha preta
10) vestido bege
11) vestido preto com branco
12) trench coat preto
13) casaco burgundy
14) calça jeans escura
15) camisa florida
16) camisa rosa animal print
17) jaqueta de couro marrom
18) pashimina
19) calça marrom/terno
20) blazer marrom/terno
21) calça preta/terno
22) blazer preto/terno
23) lenço de seda estampado
24) colar preto
25) blusão marrom
26) vestido burgundy
27) blusa de linha beringela
28) anel dourado
29) anel prateado
30) brinco dourado
31) brinco prateado
32) casacão cinza
33) lenço preto/branco

Essa lista poderá ser modificada à vontade até o final de junho, mas não poderá sofrer qualquer alteração após o início do Projetc 333. Já vi que vou ter que acrescentar uma bolsa ou mais e isso já está me assutando, parecendo pouca coisa para quem sai para trabalhar todos os dias.

Agora já está parecendo meio ousado demais para mim e estou rindo sozinha! De qualquer forma, parece bem divertido até para voltar a ter algumas crises, pois estou muito conformada e acostumada ultimamente.

Se alguém tiver alguma sugestão para retirar peças, acrescentar peças e até desistir do projeto, deixe um comentário!

10 comentários:

  1. Acompanho a Courtney há tempos, foi um dos primeiros blogs minimalistas que conheci. Tenho vontade de tentar o 333. Na minha casa atual, não teria como separar as roupas para o desafio. Na nova casa terei mais espaço e pretendo criar coragem para participar da próxima temporada.

    Espero que poste durante a experiência, eu gostaria bastante de acompanhar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, confesso que estou com um pouco de medo... rs... porque trabalho em ambiente formal e no meio desses três meses tenho um evento de uma semana para participar... rs... mas prometo amadurecer a idéia... será que eu poderia deixar fora das 33 peças os acessórios???

      Excluir
  2. Oi, Ziula! Que legal! Acho que vai ser muito divertido!
    Posso fazer uma sugestão? Se você escolher só peças em tons frios ou só em tons quentes, fica mais fácil combinar (todos as coordenações dão certo). E aí você fica só com um conjunto de anel/brinco: prateado para os tons frios, ou dourado se escolher os quentes. E bota uma bolsa no lugar!
    Beijos,
    Lud

    ResponderExcluir
  3. Ziula, fiquei me imaginando nessa situação e tenho algumas dicas pra dar: use somente uma bolsa básica, preta. A gente tem mania de trocar bolsa, mas dá pra fazer qualquer coisa com uma bolsa preta desde que ela não seja grande demais, até ir a uma recepção. O que eu acho que vc tem de se crtificar, é de que consegue fazer visuais casuais, formais e para a noite com as peças que você mencionou. Se um dos lenços que vc selecionou é mais glamuroso, pronto, é só usar junto com as peças certas pra ficar bem à noite. No mais, acho que você conseguirá tranquilamente participar do evento e se sentir bem, incluive sem repetir nenhuma peça de roupa, caso esse seja o seu desejo. Adorei o projeto 33 Ziula, achei o máximo! Se eu pensar bem, uso poucas roupas do meu armário mesmo após inúmeras "sessões desapego"; o que com certeza seria difícil pra mim é controlar o uso dos acessórios e talvez dos sapatos. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Lud, também penso em que seja divertido, pois caso contrário não vale a pena. Estou ponderando suas idéias, ocorre que sempre uso ou prata ou dourado, dependendo da roupa e fiz uma segunda listagem (quase igual à primeira rs) onde preciso dessas duas cores. Vamos ver no que dá, vou mantendo você informada. Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Marina, estive analisando a questão das bolsas... rs... e não tenho dúvidas de que preciso de duas, mas tenho tempo para pensar em sua sugestão até o dia 01.07, não é mesmo?
    O problema está nos visuais casuais... isso é verdade!
    Já fiz duas tentativas e não mudei as roupas, o que significa não usar e/ou não gostar das demais... rs...
    Vou mantendo você informada.
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Vejo que gosta de desafios e que gosta de ser bem intensa no que faz. Gostaria de ser assim, mas não para esse fim.

    É possível o desafio, mas me parece que em alguns momentos terá uma crise!

    Não sei porque te cobras tanto. Em todo caso, se levar adiante o desafio, boa sorte! Recomendaria fortemente o que disse a Lud, exceto na questão dos brincos... e também acho que o mínimo aceitável é duas bolsas.

    Por falar em bolsas e dessituado totalmente do propósito do 333, vi a mãe de uma vizinha reclamando no facebook que uma aluna dela a advertiu pois desde o início do semestre ela não repetiu uma bolsa. As pessoas reparam, principalmente em algumas áreas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colorada... boa pergunta e ótima constatação... porque será que me cobro tanto assim??? Vou pensar seriamente sobre isso, considerando que até agora estava levando na brincadeira esse desafio, mas vc me pôs a pensar.

      Bem, por enquanto, vou continuar brincando... rs... e adaptando o desafio ao que poderia suportar.

      Beijos

      Excluir
  7. Burgundy? eita cor difícil de imaginar sem apelar para o Google...rs
    Eu tiraria os itens beringela e as cores mais alegres para tudo combinar entre si, como disse a Lud. Seu projeto é mara! Vá em frente! Vou acompanhar...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corzinha esquisita... rs... quando li pela primeira vez fui procurar o que era... mais ou menos um bordô... e olha que tinha algumas peças dessa cor e ganhei uma bolsa e sapato no "ano sem compras", com um lenço no mesmo tom da roupa fica muito bonito e com marfim nem se fala...
      Essas cores... beringela, por exemplo, pode ser usada com um colar lindo rosa choque... rs... o problema é que até aqui esse colar não entraria porque não poderia ser usado sempre. Imagine um ser humano durante três meses com um colar de pavão com pedras rosa choque... rs...
      Obrigada pela visita! Bjs

      Excluir