segunda-feira, 11 de junho de 2012

Efeito psicológico!

Terminei ontem  a sessão desapego do guarda roupa e acho muito esquisito o funcionamento da minha mente, pois havia muita coisa que eu não conseguia retirar por não saber o destino que daria.

Depois que criei o grupo no Facebook e pensei em vender os itens que não mais queria, mas estavam em ótimo estado, o desapego foi maior e mais fácil. Estranho perder o encantamento com determinados itens após atribuir um valor financeiro póprio de coisas usadas, tornou tarefa simples deixar o guarda roupa enxuto, somente com peças que efetivamente são usadas e muito.

Minha filha estava por aqui e auxiliou bastante na escolha das roupas/sapatos/bolsas e outros itens que permaneceriam e daquelas que iriam embora, sendo a pergunta feita por ela simples:

- Quantas vezes você usou esse item nos últimos três meses?

Resistente, eu respondia:

- Ainda não fez frio suficiente esse ano para que usasse todas as roupas de inverno!

E ela não desistiu:

- Ano passado, no inverno, quantas vezes você usou?

Bem, fiquei convencida da razoabilidade das ponderações, pois havia peças que durante o inverno tinha usado uma única vez, além de concluir que algumas delas tinham cor  e caimento que não me favoreciam.

O exercício foi ótimo e mesmo que eu não consiga vender todos os itens, certamente eles não voltarão para o guarda roupa e partirão para novo destino sem que eu fique pesarosa ou arrependida.

Confesso que algumas peças me deixaram com o questionamento de "como pude comprar isso?". Teve até um casaco que minha filha observou ser enorme para mim e questionou o porque da compra, sendo a resposta hilária "estava em liquidação" e o pior é que o valor da suposta liquidação não era nada módico.

Atenção com o que comprar foi a lição que mais uma vez reforcei!

8 comentários:

  1. Ziula,
    também tenho observado que quando a gente tem um destino a dar, ou um objetivo a alcançar, o desapego fica muito mais fácil!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Ziula, eu fico mais tranquila quando sei para onde as minhas coisas vão também. Sei lá, parece que a gente tem a sensação de que vão cuidar delas, usar de verdade em vez de deixar num canto. Tenho pavor de doar as minhas coisas e ela irem parar em algum lugar onde também não sejam utilizadas. É estranho, né? Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lud e Marina,

    Tem itens que realmente, no meu entendimento, não servem para doação, pois acontece de a pessoa pegar porque é de graça e deixar atirado em um canto qualquer, como falou a Marina. Então essa coisa de vender é interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. que inveja por não poder dizer isto:

    "- Ainda não fez frio suficiente esse ano para que usasse todas as roupas de inverno!"

    Se quiser frio eu te mando o daqui, está na hora dele subir para outros estados e nos deixar um pouco! Assim poderás usar todas as roupas de inverno de uma vez só!!! rs

    Mas é bem interessante mesmo colocar preço nas coisas e assim causa duplo efeito positivo, a peça chega na pessoa que realmente se interessa por um valor abaixo do que ela poderia achar e dai no caso da doação, ela é mais eficaz quando feita em itens realmente básicos para uma sobrevivência digna (alimentos, higiene, agasalhos básicos) assim é possível com a venda de algumas coisas mais específicas, se for o caso, comprar esses itens mais básicos e doar.


    E fazendo esse exercício de se desfazer de algo, naturalmente ficamos muito mais criteriosas na hora de comprar algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colorada, nem te conto. Apesar de gaúcha, moro no norte do Paraná, onde faz frio, mas não o tantão que faz no Rio Grande Amado.

      Como gaúcha de Lagoa Vermelha, onde tinhamos direito até à neve, costumo ter casacões, então, não sei se durante esse inverno consiguirei usar tudo que tenho.

      Então, vamos limpando o guarda roupa!

      Excluir
  5. Ziula,


    Não conheço lagoa vermelha, mas já chegou a nevar lá? Semana passada andou fazendo temperaturas de -2 por algumas regiões, deve ter sido por lá. Em POA fez 1 grau! Eu sou de Uruguaiana, quase na argentina. Lá é muito frio no inverno. Porém em Porto Alegre onde moro nunca fez tanto frio, mas desta vez está demais! A vontade que dá é sair com alguma roupa que só deixe o nariz e os olhos de fora, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia desses minha mãe ligou e disse que estava quatro graus negativos e em outra ocasião a água congelou no cano e não estavam conseguindo tomar banho... rs... pensa no frio!!!

      Excluir
  6. bah credo!!! Sexta o ar condicionado ligado para aquecer congelou também e não funcionava mais... complicado! Mas acho que água congelada ainda é pior!!!!!

    ResponderExcluir