sexta-feira, 29 de junho de 2012

Surpresas e conclusões...

Voltarei no domingo ou segunda com o relato final do primeiro "ano sem compras", hoje vou dividir as conclusões e "projeto" para o apartamento.

A vistoria era em outra cidade e no dia anterior a ansiedade já havia tomado conta. Deveríamos chegar às 15h00 e logicamente 14h30 já estávamos lá e tivemos que esperar o marceneiro chegar.

Não rem preço a felicidade estampada no rosto do meu filho! 

Até nosso marceneiro estava feliz, eu dizia que era pequeno e ele ria dizendo que era gggrrraannndddeee - claro! quer valorizar os móveis que vai fazer - ele é ótimo e justo!

E o japonês que acompanhou a vistoria foi um divertimento à parte. Eu dizia para ele que o local onde iria a cristaleira era maior no decorado e ele respondia timidamente que "eles tiraram a porta de entrada e colocaram espelhos".

O apartamento ficou lindo, acabamento ótimo, tudo conforme contrato pelo menos nos itens que recordei, considerando que muitas perguntas que fiz no post de ontem não tinham fundamento.

E como será  mais um projeto, aqui estão as fotos do "bem antes", pois somente receberemos as chaves em agosto!!!


sala                                           sacada                                  área de serviço
                                                                              (em frente porta para sacada)




banheiro                                                                     quarto     
(o outro é do mesmo tamanho)                                       


cozinha                                   cozinha                                   atrás porta entrada

Penso que esqueci de falar que não vamos morar nesse apartamento e ele será usado só de vez em quando ou nem tanto de vez em quando assim, mas não é para o dia a dia, então posso facilmente abrir mão de algumas comodidades.

O desenho original dos móveis previa armários na área de serviço, isso realmente não será possível, não havendo espaço suficiente. Minha irmã faz faculdade de arquitetura e quando mandei o projeto cozinha/área de serviço para análise, ela disse que além dos armários desenhados não cabia mais nada, bem... nem o desenhado coube (rs).

Não há opção de gás, então descartado o aparelho que ficaria na área de serviço e aqueceria os chuveiros.

Analisado o espaço e seguindo algumas sugestões da Adriana quando comentou o post anterior, está tudo esquematizado:

ETAPA 1 -
- dois chuveiros elétricos;
- treze luminárias;
- pedra para aquele "murinho" que separa a cozinha da sala;
- móveis da cozinha e cristaleira (essencial por falta de outros armários e que fica atrás da porta de entrada - no decorado esse local parecia imenso - parecia!).

ETAPA 2 -
- preciso de espelhos e prateleiras de vidro nos banheiros, bem como toalheiro, suporte para o papel higiênico e armários que serão feitos oportunamente;
- box ou cortinas para os banheiros.

ETAPA 3 - 
- guarda roupa para apenas um quarto;
- cortinas para os quartos, no início será utilizado algum material para apenas manter a privacidade e diminuir a claridade (jornal, papel, lençol... rs).

Todas as etapas deverão seguir um orçamento mensal e sem ultrapassar esse valor nem por necessidade supostamente premente, com todos os pagamentos à vista.

Falei sério em cortinas para o banheiro. A Adriana até achou que era brincadeira, entretanto, tive uma lembrança não muito clara de um momento em que uma cortina plástica encostou no meu corpo enquanto tomava banho e a lembrança foi de uma sensação muito boa! Veremos ainda se cortinas ou box de vidro.

As cortinas nos quartos (da sala já tenho) terão que ser colocadas. Pensei que as janelas tinham veneziana, como no apartamento que estou hoje, e quando verifiquei o apartamento as janelas tem apenas vidro.

Não vou precisar de ar condicionado, nem mesmo nos quartos. Estávamos esperando o rapaz da construtora chegar e fomos acomodados na churrasqueira aberta da torre, um calor de mais de 27 graus com sol batendo. Qual não foi a surpresa ao entrar no apartamento e estar completamente fresquinho, pois recebe o sol da manhã! De qualquer forma, se a realidade se mostrar outra tenho aquecedor e ventiladores fora de uso por aqui e irão para lá.

Papel de parede terá que esperar e será a última coisa a ser colocada, isso se resolver colorir as paredes.

Minha mesa de sacada com as quatro cadeiras dobráveis são grandes demais para o local e temos que pensar em uma solução.

Acho que é isso e estamos muito felizes, o que indica que precisamos ter cuidado com as decisões, pois elas não devem ser tomadas quando estamos muito felizes, nem quando estamos muito tristes, é preciso achar o equilíbrio e depois seguir.

8 comentários:

  1. Eu não acredito ainda sobre essa possibilidade da cortina em banheiro. Pior que até escrevi isso no celular mas acho que teu blog não aceita comentário por celular, pois já comentei em dois outros e aqui que sumiu tudo, mas vou insurgir-me novamente agora pelo pc.

    O argumento que ia usar foi justamente o que dissestes ter boas lembranças. Mas ainda não desisto. Além do fator “grudento”, deve ser analisado o alagamento que ela causa. Diferentemente do box.

    Entretanto tem gente que gosta, na argentina e no uruguai cortina é muito comum nos hotéis né? Uma vez, eu querendo fugir das cortinas, escolhi um hotel que geralmente é a rede que uso quando viajo no brasil, e em todas cidades é o mesmo padrão. Lá aparentemente também, mas tinha cortina!! Eu só pensava em quantos teria a tal da cortina grudado também...

    E a pior de todas experiências com cortinas, foi num hotel em buenos aires, que pela internet parecia ok, chegando lá, sem poder trocar de hotel pois já havia sido pago, nos deparamos com um banheiro que, além da cortina já prevista , tinha um rodo do lado. Supostamente para limparmos quando alagasse. Só não fiquei braba pois era cômico.

    Daí um dia um amigo que ia desfrutar de suas primeiras férias como um concursado, me pediu dicas de onde parar em buenos aires, assim que não podia deixar de fazer um amigo ter a mesma diversão, quis aprontar com ele e dei fortes recomendações do tal hotel, só para ver de quantas palavras ele ia me xingar depois... mas acabou levando a irmã que queria parar em um outro lugar, que pelo que ele me relatou era pior ainda, pois tinha além desses problemas, problema com o vaso formato inaceitável para ele.

    Pensando bem, cortinas não são tão ruim assim, dão uma diversão que o box não dá, ninguém fala mal de box, passa desapercebido...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, sua insurgência não foi convincente... rs... assim poderíamos começar uma campanha: abaixo o box de banheiro! VIVA AS CORTINAS!!!!
      Estou quase convencida com cortinas, além da sensação que mencionei, percebi o quanto pode ser realmente divertido!!!

      Excluir
  2. Nossa! aí não é frio? Cortina é o cão, esse gelo encostando na gente! E não tem mesmo como colocar aquecedor? Chuveiro elétrico para esquentar mesmo, tem que colocar no mínimo de quantidade de água, quando não cai a fase porque a resistência não aguenta (ainda mais em aptos novos, muitas vezes a carga elétrica necessária é subdimensionada para nossas necessidades atuais). Maldade! o filho vai ficar gritando no box para alguém religar a fase, congelando!!Minha mãe colocou as duas coisas: o gás e deixou uma espera de ligação elétrica, se resolver colocar chuveiro, com aquelas tampinhas de plástico, próprias para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, aqui não é tão frio como no Rio Grande e como boa gaúcha já não sofro no norte do Paraná no inverno.

      Não existe a possibilidade de chuveiro a gás, penso que terei que procurar um KDT ou coisa que o valha, porque deverá ser elétrico mesmo!

      E o resto somente com reza!!! rs

      Excluir
  3. rs, no puedo crer!!!!!!!!!!!! :)

    fica registrado meu protesto!!! :)

    Quem sabe, pelo que li aqui, dissestes que tem uma irmã que faz arquitetura né.. fala para ela dessas ideias de cortina no banheiro, jornal, lençol na janela como cortina..kkk

    tem um vizinho do prédio em frente ao meu, que por muitos e muitos anos usava uma bandeira do inter de cortina, acho que agora casou ou se juntou com alguém pois colocou cortina e a bandeira foi para a parte de fora, mas ele ficou anos com aquilo e sempre que eu ia ficar na rede da minha sacada me incomodava ao ver a bandeira de cortina, mesmo sendo do inter. Vizinhos reparam nos outros vizinhos kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto!!! Bandeira do Grêmio nas janelas!!! Ótima idéia... rs

      Excluir
  4. Ziula, como estou pensando nas mil coisinhas que terei de fazer na casa nova resolvi ler alguns de seus posts antigos sobre esse assunto. Eu tenho cortina no meu banheiro da casa atual mas pretendo colocar box de vidro, porque acho que faz menos bagunça. Você acabou usando cortinas mesmo? Gostou do resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, depois de passar algum tempo sem o box descobri que ele é fundamental... nem pense em cortina... é box de vidro mesmo e nem é tão caro... Beijos

      Excluir