sexta-feira, 15 de junho de 2012

Minimalismo... esse projeto é simples!

Enquanto vou pensando no Project 333, comecei no dia 12.06.2012 outro projetinho e coloco no diminutivo porque é muito simples. 

Temos aquelas duas ou três gavetas na cozinha cheias de facas, colheres, conchas, coadores, escumadeiras, etc. Não há pessoa que arrume, nem mesmo a Márcia - que trabalha comigo há quase dois anos - e olha que ela foi a única pessoa que deixei guardar minhas roupas e sapatos, antes dela sempre deixavam no meu quarto e eu mesma guardava ou não.

A encrenca com o guarda roupa é porque tudo deve ser separado com cor, inclusive sapatos, e as roupas que são dobradas devem ter todas o mesmo tamanho. Agradeço o "ano sem compras" por ter me levado à busca do minimalismo, embora eu não saiba se conseguirei ser minimalista mesmo!

Voltando às gavetas, a idéia é simples: tira-se tudo que dentro delas e coloca-se em uma caixa:
Durante trinta dias você retira da caixa somente o que usa e ao final do período descarta tudo que não foi usado.

A idéia não é minha, não sou tão criativa assim, apenas vou estudando formas de resolver o que me incomoda e acreditem: essas gavetas stavam me incomodando.

Então, os créditos vão para Anabela do blog Aproveitar a Vida!

No dia 12 de julho posto por aqui mesmo nova foto da minha caixa e vamos ver se realmente funciona.

8 comentários:

  1. Essa ideia é bem conhecida e praticada entre os minimalistas "internacionais". Alguns fazem só com uma ou outra gaveta, outros fazem com a casa toda. Se não me engano, os criadores são os autores do blog "The Minimalists": http://www.theminimalists.com/21days/day3/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, que bom vc ter localizado os criadores da idéia, pois o site que acessei e onde vi a idéia não dava os créditos a outras pessoas. Obrigada!

      Excluir
  2. Mas que caixa mais bagunçada!!!!!!!!! rs

    Tenho uma bandeja bem parecida com essa tua caixa, ou seja, cheia de tralhas que nem sei pra que servem a maioria delas. Mas se for pensar tanto em minimalismo, teria as minhas canecas de lugares diferentes que também não uso, taças de vinho que não bebo, etc. Um dia vou tentar encarar alguma parte da cozinha, ainda não tenho essa coragem toda!! Só que se tirasse foto, ia ficar parecendo com essa que tiraste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa caixa está um horror!!! rs Somente tirei as coisas de duas gavetas e joguei na caixa. Quero ver a quantidade de coisas que vai sobrar e a idéia é a mesma em relação aos demais armários da cozinha. As canecas podem compor uma linda coleção, também tenho de vários lugares, todo mundo aqui em casa adora canecas. As taças de vinho certamente irão para a cristaleira depois que localizadas... rs... Sempre fiquei incomodada e providenciando soluções para bagunça e agora estou procurando soluções para locais que nunca tinha tentado, pensando que não tinha solução! Beijos

      Excluir
  3. Que interessante, hoje mesmo eu olhei para a minha gaveta, tirei umas coisas, mas coloquei de volta. Pensei em deixar para organizar com mais cuidado outro dia.Vou pegar esta ideia. Tbem tenho me livrado de muitas tralhas, tô achando ótimo. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciene, tenho o costume de pensar que "um dia vou preciar disso"e hoje estava lendo alguns posts do blog e conclui que sempre anuncio "hoje terminei meu guarda roupa"... rs... e o que considero termino nunca termina porque sempre tem coisas que "acho que um dia vou usar" e lá pelas tantas tenho coragem de tirar.
      Então, achei o método de jogar tudo nuna caixa e o que não for usado em trinta dias é certo que é desnecessário, quero ver se faço em outros armários e ambientes.
      A gente pode viver melhor, com menos coisas e em espaços mais organizados, o que permite fluir melhor a energia.
      Como vc se sente quando entra em um lugar bagunçado? E em um lugar organizado, limpo e minimalista?
      Um abraço!

      Excluir
  4. Nunca serei minimalista. Gosto das coisas apesar de dar muito trabalho. Contabilizei uns 106 pares de sapatos em Outubro de 2011. Consegui me desfazer de 6 pares, mas já comprei tantos outros depois que a conta deve estar maior. E eu gosto da louça herdada das minhas duas avós, não tenho como me desfazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, também tenho dúvidas se chegarei a ser minimalista! Tem itens de família que jamais conseguiria me desfazer! De qualquer forma, pretendo nesse caminho pelo menos conseguir uma vida mais simples, somente com o que importa realmente.

      Excluir