domingo, 3 de junho de 2012

Décimo terceiro e terço das férias

Sempre pensei e até agi no sentido de que o décimo terceiro e o terço das férias eram destinados às férias, viagens, presentes de Natal, enfim, pura felicidade, lazer e descompromisso.

Passando a analisar o movimento financeiro anual, conclui que não é bem assim, ou melhor, não é nem um pouco assim, exceto se a pessoa for extremamente controlada durante o ano.

Em novembro/dezembro já temos matrícula escolar, presentes inevitáveis, décimo terceiro da empregada e viagens de final de ano para visitar a família. Em janeiro vem o material escolar, IPTU, IPVA, licenciamento do carro. Em abril precisei pagar imposto de renda. Em maio, para mim, seguro do carro. Eventualmente, franquia do seguro em caso de acidente, acidente que pode gerar ação judicial com necessidade de pagamento de custas, tratamentos de saúde para familiares que não fazem parte do plano de saúde. E por aí vai a vida.

Logo, não se pode contar com terço das férias e décimo terceiro como um extra na vida da gente. Eles existem, penso eu, de caso pensado para que possamos pagar mais e mais impostos e ainda para atender esses "imprevistos" devidamente "previstos".

Entretanto, se a pessoa é muito organizada mensalmente, o que ainda não é meu caso, e conseguir fazer a provisão mensal desses valores, certamente terá essas duas parcelas mencionadas como extras e talvez esse seja um bom objetivo para o segundo ano sem compras.

Vamos andando na vida, pagando as contas diárias e mensais, muitas vezes pensando que "sobras mensais" podem ser gastas em prazer, quando na realidade serão necessárias lá na frente quando as contas anuais mostrarem suas garras.

Surge daí a necessidade de planilhas mensais para programação de todos os gastos, inclusive anuais, e também para que possamos verificar os itens que podem ser cortados ou diminuídos.

Tanta coisa a fazer,  mas isso não me preocupa considerando que tenho um objetivo inicial: quitar um investimento até março de 2013, outro até agosto de 2013 e depois arrumar outros objetivos, ainda não sei se viajar ou fazer um terceiro investimento. 

De nada adianta economizar e organizar se você não sabe onde quer chegar. No início você até pode não ter certo o que quer, mesmo assim reserve valores até decidir para poder começar com o pé direito.

4 comentários:

  1. Ziula, conheço uma pessoa que faz sempre o planejamento bianual. Ela faz o levantamento de todos esses gastos anuais, como IPTU e licenciamento do carro, programa viagens e divide os valores por todos os meses. A cada mês, destina um pouco a esses gastos e, quando chega o mês de pagá-los, o dinheiro já está reservado.

    Queria muito conseguir planejar assim! Por enquanto, estou ainda tentando deixar tudo em dia, quitando as compras parceladas...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Renata, penso em chegar nesse ponto mantendo o foco.

    ResponderExcluir
  3. bah, mas que post mais "deprê"!! rs

    É a realidade, eu sei. É que ao fazer essa análise racional, EM PLENO DOMINGO, fica difícil. Dia de semana esses assuntos são mais bem "digeridos." rs

    Um exemplo de como a realidade, embora correta, possa ser um pouco questionável:

    conheço um "piá", que tem apenas 8 anos, e sempre que tem algum evento festivo, como aniversário, dia das crianças, natal, ao perguntar para mãe dele o que ele gosta, a resposta é sempre a mesma: dinheiro. Certamente quando o guri crescer, se continuar dessa maneira, vai ter uma vida muito confortável e tranquila. Porém eu questiono se educar o guri dessa maneira não é cedo demais e se com isso ele não vai perder cedo demais toda aquela fantasia que a gente tem quando criança.


    Agora, mudando um pouco de assunto, as vezes a pessoa "se passa" nas compras podendo economizar e nem sabe.

    Ontem tive que ver um livro para facilitar meu trabalho, dai decidi por um e meu noivo lembrou que dando "check-in" no foursquare pelo celular eu teria desconto de 5%. Ok, 5% é pouco. Mas o desconto foi o valor do estacionamento. Só que o engraçado não foi isso, e sim que a caixa falou ser apenas a segunda pessoa que usou esse desconto até então, que a outra que já usou foi o de "general". Corrigi que não era "general" e sim "prefeito" (no caso de ser prefeito o desconto é 10%), ela riu dizendo que já tinha subido a classe dele, dai falei que uma vez em um hotel em curitiba ao dar check-in ganhava o café da manhã, no fim todas as pessoas que lá estavam ficaram curiosos com os especiais do foursquare, que já tem faz tempo.

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai, ai... não quero ser depressiva não... mas acordei pensando nisso... rs

    O problema "desses assuntos" é que não podemos dar folga para eles nem em sábados, domingos e feriados... rs

    Quanto ao segundo assunto, criança tem que ser criança e ganhar brinquedos... ficar meio neurótico com dinheiro é sempre ruim. Por outro lado, crescer despreocupado com dinheiro também é ruim. É preciso achar um equilíbrio!

    Finalmente, tudo que é feito açodadamente não dá bons frutos, por isso necessário pesquisar, procurar, pedir descontos e forma de conseguir esses descontos. O ruim das pessoas compulsivas é que simplesmente compram, pagam e não questionam. Que bom vc ter essa consciência de buscar o menor preço, pode ser pequeno o desconto, mas sempre vale a pena!

    ResponderExcluir