terça-feira, 5 de junho de 2012

Doar, trocar e vender...

Inspirada na Lud que está realizando um garage sale, resolvi criar um grupo no Facebook com o objetivo de colocar em circulação itens não usados e que podem ser doados/trocados/vendidos e até mesmo emprestado entre os seus membros.

O grupo começou no domingo, dia 03.06.2012, e até hoje já consegui vender um quebra-cabeça, jogo de cinco facas para queijo, xale de renda, hidratante e panela de arroz (essa panela sobre a qual eu já havia falado em outro post).

Disponibilizei para empréstimo vestidos para festas juninas, foram colocados carros e motos à venda, e tem até anúncio de gatinhos para adoção.

Achei a experiência bastante produtiva e é muito bom ver alguns valores voltando, mesmo que sejam inferiores àqueles pagos pelo item. Não bastasse isso, os espaços vão se abrindo e tenho menos coisas para arrumar, manter limpo, conservar, o que importa em sobra de tempo e é um caminho para o minimalismo.

Tem coisas que realmente devem ser destinadas para aquelas pessoas que são apaixonadas por elas e a única forma de filtrar é colocando mesmo um preço, até mesmo para que seja mais valorizada ainda.

Se temos coisas que não usamos, que representam energia parada a estagnar até outras áreas da vida, nada mais certo que colocá-las em circulação e o grupo está se mostrando maravilhoso para esse fim.

Que tal criar um grupo no Facebook ou mesmo com seus familiares e colegas de trabalho?

O que não serve mais para você pode ser útil para outra pessoa. Não bastasse isso, garantimos que não serão descartados em locais impróprios, contribuímos com o meio ambiente e desenvolvemos uma economia solidária, onde as pessoas podem ter seus itens sonhados por um valor bem mais baixo.

7 comentários:

  1. Que ideia boa! Quem precisa compra, quem não precisa se desfaz, os primeiros economizam, os outros ganham espaço, tranquilidade e recuperam uns dinheirinhos...

    Parabéns pela iniciativa!
    Lud

    ResponderExcluir
  2. Lud, como falei no post, a inspiraçao foi você, mas devo confessar que o xale doeu quando foi embora... rs

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito legal! Só que também tem as piadinhas...

    Eu faço isso desde 2004. Antes achava que fazer isso traria pensamentos pejorativos, etc. E não me enganei muito. Mas os prós são maiores que os contras. Só que na minha família, entre os mais próximos, inclusive mãe e irmão, ficavam incrédulos e diziam "como pode, nem parece uma advogada, que miserável," etc etc etc.
    Bem, depois veio a parte pior, primos mais próximos ou tias ficavam falando que eu levava jeito para comércio, isso me deixava muito braba.
    Mas com o tempo e o passar dos anos as pessoas vão vendo que o exemplo é legal e que é uma forma muito inteligente e que propicia tanto a quem se desfaz quanto a quem compra uma satisfação muito grande.
    Já vendi algumas coisas que deixavam meu apto menor do que é, como bicicleta ergométrica horizontal, remo seco, várias coisas. Na ocasião já fiz um levantamento e o valor foi bem expressivo. E a mãe e meu irmão, que antes achavam super estranho, fizeram o mesmo e a mãe ainda diz que resolveu me imitar e fez tal coisa. Eu elogio e digo que ela está certa.

    ResponderExcluir
  4. Colorada,

    Estou adorando a experiência, mesmo com as piadinhas... sim, elas existem e vem mais rápido do que esperamos!!!

    ResponderExcluir
  5. As piadinhas se perpetuam... mas o importante é a relação custo-benefício que a gente aprende com isso. Há alguns bons sábados atrás, quando a faxineira veio prestar “socorro” (pois aumentamos o período sem ela) estávamos falando de alguma coisa a respeito disso. Ela tinha ganhado de algum cliente um aspirador cuja voltagem era de porto alegre 110v, mas ela morava na região metropolitana onde a voltagem era 220v. Disse: “simples, vende o aspirador que tu ganhou e compra um da voltagem correta pra ti”, ela ficou com aquela do “ohhh, é? Mas como? Nunca tinha pensado nisso, iria tentar mandar arrumar” … e o “ohhh” foi mais intenso quando disse que fazia isso faz tempo. Acho que deve ter feito, não sei, vou saber só daqui alguns meses no próximo “socorro”.

    ResponderExcluir
  6. Sou nova no blog e não consegui encontrar a outra citação da panela de arroz, gostaria de ver, pois penso em comprar mas tenho dúvida se vale a pena, onde foi que falo dela? grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria José,

      Aqui está o link http://ziulasbroglio.blogspot.com.br/2011/09/coisas-que-pareceriam-obvias-ate-pra.html

      O problema que tive com a panela de arroz foi simples: minha família é composta de três pessoas, preparamos meia xícara de arroz por refeição (não temos muito costume de comer arroz)... pois bem... se você prepara arroz não compensa a limpeza nem o preparo na panela elétrica, por isso vendi...

      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir