sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Como começar...

Como começar qualquer coisa é fácil, o difícil é manter.

Estou praticando, ou tentando praticar, o consumo consciente há quase dois anos e ainda me pego caindo em "contos" como aquele do kit para as unhas. Pode até ser um bom produto, mas não faço as unhas em casa, nem tenho essa capacidade. Então, para que lixas, óleos e cremes para essa finalidade? Ainda bem que Izabel gostou e está usando. Se eu fosse sozinha certamente era mais kit fadado a expirar a data de validade.

Tendo permanecido um ano sem comprar absolutamente nada de desnecessário e supérfluo eu já estava me sentindo a super poderosa do consumo. Hoje consigo ver que não é bem assim! É necessária vigilância constante, pois na menor oportunidade e com as desculpas mais estapafúrdias a pessoa volta a consumir uma coisa ou outra e quando vê está gastando como se não houvesse amanhã.

Ainda estou bastante controlada, mas não posso facilitar.

Já vi tantos pequenos projetos meus fracassarem. Caminhar me faz muito bem. Então, porque não mantenho a caminhada como uma obrigação diária? Ah, tá. Quando chegar em Londrina vou caminhar. Vai sonhando. Para caminhar é preciso caminhar e não ficar pensando em como é bom caminhar.

É preciso encontrar meios e o pior é que eles estão bem debaixo do nosso nariz: persistência, boa vontade, sair da zona de conforto até que o novo hábito fique enraizado e cuidar para que não voltemos a agir como antes.

Isso se aplica também ao dinheiro, não deixe para amanhã a economia que você pode fazer hoje. De repente pode parecer um valor pequeno ou até insignificante, mas lembre-se de grão em grão a galinha enche o papo e cada centavo gasto em coisas supérfluas ou desnecessárias é dinheiro colocado no lixo. Comece hoje, não deixe para segunda-feira ou para o início do ano ou para quando as férias começarem. Mude seu comportamento finaneiro em prol de melhor qualidade de vida.

Já falei por aqui, quem está preocupado com dívidas, juros, cobranças bancárias, certamente não conseguirá ser feliz, deixará de ter relacionamentos gratificantes, pois estará sempre se queixando, pensando no passado, fazendo conjecturas quanto ao futuro e desprezando o presente.

Quando se trata de mudanças que queremos e nos fazem bem é importante não relaxar, manter o foco, não esquecer o objetivo, envidar esforços para incorporar o novo comportamento em nossa vida.

Você tem muitos projetos que não se firmaram? Qual a razão?

4 comentários:

  1. Olá Ziula, Feliz 2013! Seja bem vinda aqui em Londrina. Como você escreveu "não deixe para amanhã a economia que você pode fazer hoje", quinta-feira tive a prova concreta desta máxima. A cinco anos comprei um sapo (cofre) e decidi que toda moeda iria para ele. Faço isso desde então e mensalmente ou a cada dois meses separo as moedas e deposito em uma poupança. Em dezembro não depositei e agora dia 03/01 ao contar o montante tive a feliz surpresa de ter economizado R$ 100,00. Eu e meu marido ficamos super contentes e conversando disse para ele que essas moedas são aquelas compras desnecessárias que fazemos só para nos livrarmos delas. No dia da mega sena da virada passou na TV um morador de Londrina que juntou moedas durante o ano todo de 2012 (o valor foi R$ 600,00)e jogou tudo na loteria. Fiquei pensando (sei que cada um faz da sua vida o que quer) que seria mais interessante aplicar esse dinheiro ou pagar alguma dívida se por acaso tiver e já que quer tentar a sorte fazer um bilhete (como fizemos e não ganhamos nada só experiência kkkkk). Tive a sensação de ver a pessoa rasgando dinheiro, mas cada qual sabe o que é importante para si. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2013 para você também, embora no final de janeiro!!! rs

      Obrigada pelos votos de boas vindas!!!

      Fico admirada com os valores que saem dos cofres, estou com um cheio, mas ainda não tive tempo para contar... depois conto por aqui... rs

      Jogo há anos na mega sena, sempre os mesmos números... ultimamente tenho a sensação de dinheiro rasgado, entretanto, tenho medo de parar justamente quando meus números vão sair... rs...

      Meu avô comprava sempre o mesmo bilhete da loteria federal. Um belo dia recusou porque não tinha dinheiro, o vendedor disse que ele poderia pagar depois, ele continuou recusando. Justo nessa oportunidade o bilhete foi premiado e a pessoa que ganhou ficou conhecida na cidade como Zé Quinhentos Contos... rs... acho que até tenho razão quando continuo insistindo... rs

      Excluir
  2. Eu tenho alguns, vários na verdade...kk, mas no fim não posso reclamar da vida e sigo atrás deles, dessa vez com mais persistência.

    Falar inglês fluentemente seria uma coisa, não foi por falta de condições e sim de vontade que não assim o é.

    Há 13 anos atrás, falando com um primo de quase mesma idade que eu e que estava cursando o mesmo curso só que na USP, estava falando do instituto Rio Branco e do como deveria ser legal ser diplomata. Ele gostou da ideia, se formou, foi advogar e não gostou, foi estudar para esse instituto. Hoje é segundo secretário e mora nos EUA. Já eu... mas não reclamo, só que na época o impeditivo que achei para justificar era que seria um saco fazer as provas e nem tinha dois idiomas fluentes.

    Já comecei alemão, italiano, até japonês. Ao invés de ter um inglês como se nativa fosse, se bem que sempre dá para identificar que não é o idioma nativo. Mas por falta de dois já tentei mais que dois.

    De fazer exercícios é outro, morar do lado de um parque não ativou minha vontade de caminhar. Já fui várias vezes mas desisti. Ou pelo frio ou pelo calor ou por qualquer outra ciosa que não fosse minha má vontade. Essa protegida.

    E não vou fazer tudo que não fiz na vida só porque está iniciando o ano, mas uma coisa que já comecei ano passado é que não mais justifico com desculpas meus erros e sim tento solucioná-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, acho que no total tenho mais de dez anos de curso de inglês e simplesmente não falo nada... já desisti, existe algum bloqueio que não consigo identificar.

      Izabel sonha com a carreira diplomática, já fala inglês fluentemente e escreve também, quem sabe parta para uma segunda língua estrangeira que inclusive dizem que é mais fácil.

      Importante assumir nossa culpa... o pedro esqueceu em cornélio computador, ipad e celular... quis dizer que a culpa era minha, chamei à ordem e fiz entender que somos responsáveis pelos nossos próprios atos... rs... falei até ele assumir a culpa... não dá para passar a vida culpando os outros, não é mesmo!

      Excluir