terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Idéias para refeições

E vamos tentando cozinhar em casa, algumas idéias que poderão ajudar outras pessoas e sempre aceitando novas idéias que possam me ajudar:

- Feijão - vou tentar as duas sugestões das leitoras feitas no post anterior (deixar de molho com gotas de limão na noite anterior e depois cozinhar, cozinhar direto), também pretendo congelar sem temperar para ver se o Sr. Pedro come;

- Alface - lavei dois pés de alface e já deixei picado, assim é só comer. Sei bem que as folhas de alface devem ser dobradas no garfo para comer e não cortadas, mas é exigir demais das crianças.


- Frango - cozinhei dois peitos na panela de pressão com um tablete de caldo de galinha, desfiei, guardei em embalagem plástica formando um retângulo, dividido em quatro porções. Esse frango pode ser usado em pratos quentes ou para salada.

- Arroz - cozinho o suficiente para dois dias e tem ficado bom.

- Carne - já compro embalagens prontas (carne moída - o famoso guisado, né Adriana?, picada para ensopados, bifes) com 500 gr que é suficiente para que eu Pedro fiquemos satisfeitos, vamos ver depois que Izabel chegar.

- Molho vermelho e branco em embalagens já prontas, embora sempre dê uma temperada.

- Cebola e alho picados em quantidade para ser usada na semana - ninguém merece picar cebola e alho todos os dias ficando com aquele odor maravilhoso nas mãos.


- Alguns legumes compro já cortados, por exemplo a abóbora, mas evito porque não consigo me convencer que isso é muito higiênico.

E sigo aceitando sugestões, não esqueçam!!!

Olhem o almoço de hoje:




As fotos não ajudam muito, só sei dizer que estava bem gostoso. Tenho levado os pratos já servidos individualmente para a mesa evitando assim sujar travessas.

8 comentários:

  1. Oi.. Parabéns pelas louças novas, são lindas. Aqui em casa sou e meu marido, então tudo que vou fazer, tem que ser programado ou é certeza de jogar comida fora ou ter que comer até não aguentar mais.
    Com essa rotina, tem várias receitas que congelo e ficam ótimas (estrogonofes, lasanha, molhos, tortas, hamburguer, cremes, etc...) sem dizer que é bem mais prático fazer um monte, congelar em porções e depois só descongelar. Se quiser, te passo.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keyla, bonitas as louças, né? E o Pedro está apaixonado pelo prato fundo onde servi a salada, sempre pedindo para eu ter cuidado e não quebrar... rs

      Passe as receitas sim...

      Beijos

      Excluir
  2. Guisado é muito bom!

    Mas aposto que não chega pra dizer "eu quero 500g de guisado"!! tsc tsc... até estávamos brincando com um prato que tinha no restaurante que almoçamos e uma colega de vacaria falou "porque em vacaria isso nada mais é do que guisado com polenta", dai a outra querendo ser chique falou que em santa cruz ela chamava de carne moída. Tive que dizer que em uruguaiana também era guisado e começamos a tirar a outra para metida, mas mais metido era o nome do prato que nós, "grossas", estávamos implicando que deveriam simplificar.

    Fazer porções pequenas e congelar para ir comendo é o que me habituei, dai o cansar é só uma vez por semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pedi guisado no Paraná, mas o espanto era tanto que optei por dizer carne moída sempre.. rs

      Uma vez pedi em um restaurante um prato chamado "o rabo da raposa em chamas"... kkkkk que era apenas um filé que vinha com chamas para a mesa, flambado com conhaque.. sugere aí para sua amiga...

      Ainda resistente com a comida congelada, mas hoje terminei por encomendar uns pratos em um local que gosto muito e vamos ver no que dá...

      Excluir
    2. Eu já nem sei mais diferenciar o que é congelado do que não é.

      Por certo que tudo feito na hora é melhor, assim como gostava muito mais do leite que o leiteiro entregava na porta de casa e quando começou aquele negócio de não permitirem mais isso e tivemos que mudar para o de caixinha, eu sentia o gosto direto e dizia que não ia tomar aquela coisa ruim, na época eu era criança e lembro que chorava muito por essa mudança dizendo que não ia tomar a coisa ruim...rs, depois acostumei, não tinha o que fazer. Mas foi a vez que senti diferença e gritante...

      Acho que minha colega vai achar que é um bicho vivo esse prato...kkkkkk, somos muito xucras para essas coisas...rs

      Excluir
    3. Já tive leiteiro que entrega o leite em garrafas de vidro, panificadora que entregava pão quentinho toda manhã, hoje penso que não existem mais essas coisas, mas que era bom era...

      Excluir
  3. Sugestão pro alho:

    - Se você, como eu, detestar picar alho, pode comprar aqueles potes que já vem com alho picado. Eu uso aquele alho em todas as refogas e adoro. A cebola continuo picando mesmo.


    - Faço muitos risotos leves e simples simplesmente cozinhando arroz com cenoura, pimentão e pedacinhos de tomate, pro exemplo. Fica leve, saudável (sempre é uma forma de se comer mais legumes) e diferente. Eu acho que ter que cozinhar todos os dias e ainda cuidar da casa e trabalhar gera um problema: muitas vezes acabamos fazendo sempre mais ou menos as mesmas coisas; por esse motivo gosto de variar um pouquinho receitas simples como o arroz de todo dia. também faço feijão com lentilhas. As lentilhas você pode cozinhar à parte (é bem rapidinho) e simplesmente misturar com o feijão. Tem bastante ferro e é saboroso.

    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, estou usando alho em pote, mas sinceramente não tem o mesmo gosto, então quando acabar pretendo picar uma quantidade suficiente pelo menos para uma semana.

      Vou experimentar esses legumes com arroz hoje ainda e quanto às lentilhas o Pedro não suporta... rs... quem sabe a Izabel goste, vou provar também!

      Excluir