sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O rapaz do mármore

Hoje apareceu o mesmo rapaz que consertou a pia do banheiro do Renato. Lembram? Quebrou a pedra e achei que somente poderia ser trocada por uma nova. Ele consertou! Ficou perfeita e combinando com os demais acabamentos em mármore do banheiro, evitando assim outros gastos.

Pois bem. Agora foi a vez da pia da cozinha, estava vazando, criando risco de terminar com a madeira do armário. Colocava silicone. Voltava a vazar. Panelas molhadas. E por aí vai. O mesmo rapaz se dispos a arrumar. Tirou a cuba, lixou, colou novamente.

Na hora do pagamento ele pediu R$ 80,00 pelo serviço. Desci com uma nota de R$ 100,00 já disposta a dar o valor integral. Ele falou que não tinha troco e perguntou se eu não tinha o valor já trocado. Falei que todo o valor era para ele, que eu muito grata por ele ter arrumado a pia do Renato e cobrado um valor justo, além de ter evitado jogar mais lixo no planeta.

Eu não esperava a reação que ele teve quando eu disse para ele ficar com a nota de R$ 100,00. Encheu os olhos de lágrimas e disse que eu salvei o orçamento dele. Gente! Somente dei R$ 20,00 a mais. Como R$ 20,00 podem salvar um orçamento? Que mundo vivemos onde R$ 20,00 para uns não é nada e para outros é a salvação? O que estamos fazendo com nosso dinheiro? Será que damos valor para tudo que temos?

Só sei que fiquei muito emocionada e falei que sempre que precisar, tanto em Cornélio (onde o Renato continuará morando) quanto em Londrina, chamarei e ele falou que para mim faria qualquer serviço... foi um caso de gratidão mútua.

Ele me contou que sonha trabalhar na bolsa de valores, atender o telefone, gritar, vender ações, mas ainda não terminou o ensino médio. Prometeu que terminaria o ensino médio, disse ter intenção de fazer um curso de logística também e eu pedi para ser informada quando da realização desses sonhos.

Gostei muito do rapaz! Espero que ele tenha forças para realizar tudo que pretende!

10 comentários:

  1. Eu sei lá, às vezes o destino coloca nas nossas vidas pessoas que passam ligeiramente, mas dão lições para vida toda!

    Gratidão gera gratidão.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valérie, são lições que por vezes perdemos pelo simples fato de não pararmos para dar atenção. É preciso dedicar um tempo para aprender com as outras pessoas. Beijos

      Excluir
  2. Qrda Ziula:

    Agora que estou melhor, venho desejar-te muita força para esta nova fase da tua vida... Para mim, que estou de fora e longe, tudo está a dar certo na tua vida. O rapaz do mármore e a empatia que estabeleceste com ele parecem-me bem a prova disso: quando queremos muito um determinado tipo de vida, acabamos por consegui-lo mais tarde ou mais cedo. Afinal, há quanto tempo andavas até inconscientemente a preparar esta mudança?

    Seja como for, esta casa em que agora vives é uma boa experiência pois, segundo o que percebi, tencionas mudar daqui a algum tempo para uma tua, verdade? Quando fizeres essa mudança mais definitiva saberás então melhor o que de fato queres.

    Também eu estou já a preparar a minha mudança. Vivo com o meu filho numa casa de 135 m2, com uma grande cozinha, duas casas de banho, uma sala grande e três quartos. Viemaos para aqui viver em 2007 e daqui a a dois anos, quando o meu filho se tornar mais independente, tenciono vendê-la e comprar um pequeno apartamento apenas com uma sala e um quarto e tão perto do meu trabalho quanto este, de modo a organizar toda a minha vida a pé e no meu bairro. Depois, quando me reformar, tenho ainda a hipótese de vender essa casa e comprar uma casinha no campo ou perto do mar, com um quintal e longe da cidade grande.

    Em cada mudança de casa qe fiz, cumpri sempre um pequeno ritual que também te conselho. A par do destralhamento geral, das grandes limpezas e de uma nova organização da casa, do cheiro bom de casa nova e de um bom jantar de inauguração, levo comigo um pouco de sal, um pedaço de carvão e uma garrafinha de azeite. É uma antiga tradição portuguesa para propiciar um vida boa na casa para onde vamos viver. Uma vida em que a comida saborosa, o calor e a luz simbolizam o conforto essencial para que, na nossa casa, tenhamos uma vida boa. E serve também para nos lembrar que viver uma «vida boa» assenta nessa mesma simplicidade que tantas vezes esquecemos.

    BJ GRANDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sal, carvão e garrafinha de azeite... anotado e vou providenciar.

      Está tudo caminhando muito bem, alguns percalços, banho frio (que foi menos pior do que eu imaginava), pia da cozinha entupida, luminária caída... agora já tudo resolvido na nova casa até que a nova chegue em abril.

      Fiquei muitos dias pensando onde você andaria, pensei em mandar um e-mail e no final resolvi respeitar o seu silêncio. Tenho certeza de que tudo está se encaminhando para o melhor na sua vida.

      Beijos

      Excluir
  3. As pessoas estão tão acostumadas com grosserias, mesquinharias, malandragens, arrogâncias, prepotências e etc que uma atitude agradável até surpreende e deixa a pessoa bem grata. Penso que foi o caso, mutuamente.

    A bolsa não opera mais dessa messa maneira de telefone e gritarias né? ao menos foi o que se noticiou tempão atrás,mas o importante é o sonho não se apagar e ele pode na bolsa gostar da nova forma de trabalho, mais silenciosa. E se ele optar pela logística, embora nada entenda dela, parece ser um ótimo ramo de oportunidades. Tomara que ele tente mesmo.

    Criou-se um hábito de pouco valorizar o dinheiro, alguns não podem se dar a esse luxo e todo real é valorizado conforme deve ser.

    Eu acho que devemos valorizar tudo que temos, tento fazer isso, reclamo cada vez menos e tudo que queria já ter conquistado e ainda não foi assim a culpa exclusiva sempre foi meu comodismo, não culpo ninguém além de mim, e nem a mim na verdade pois assim experimento por mais tempo uma parte emocionante da vida.

    Agora fico triste quando vejo alguém só reclamar e nada fazer para melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A relação com o dinheiro estabelecida pela maioria das pessoas impede em muitos casos que enxerguemos o outro. É preciso dar atenção às pessoas, parar para conversar e é hora de recuperar essa forma de relação. É preciso mudar e mudar para melhor...

      Excluir
  4. Ziula, uma vista de olhos ao «Manual do usuário de apartamentos pequenos» também ajuda. Aqui:http://www.efetividade.net/2012/04/19/apartamentos-pequenos-manual-do-usuario/

    Outro bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitei o site e tem muitas dicas ótimas. Percebi que sempre partem da premissa "quanto menos melhor" e é isso que quero para mim. Obrigada. Beijos

      Excluir
  5. Olá Ziula

    Concordo com você e dia desses fiquei muito emocionada com um rapaz que tocou a campainha de casa.
    Meu marido atendeu o rapaz que tem mulher e filha pequena, todos moravam na rua e estavam famintos.
    Separamos porções de alimentos para que eles pudessem preparar (ele nos disse que tinham como fazê-lo). Antes dele ir perguntei a idade da filha dele. Ela tem dois anos e meio e já que tenho uma que é quase um ano mais velha, ofereci as roupas que já havia separado para doar.
    Fiquei muito contente em oferecer várias peças de roupa a uma criança que tem tão pouco.
    O pai ficou muito grato e eu não sei se fiquei com o coração mais leve ou pesado, já que muitas vezes reclamo do que não tenho, sem pensar em agradecer pelas coisas que possuo.
    Penso que o valor do dinheiro está deturpado;
    O que é pouco para um vale muito para outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, lançar um olhar para o próximo, trocar uma palavra, um pouco de atenção e no final percebemos que tudo isso na realidade faz bem para nós mesmos. Beijos

      Excluir