domingo, 20 de janeiro de 2013

Herdeira da compulsão alheia

Isso acontece! Pessoas próximas compulsivas deixam sua herança e depois não sabemos o que fazer com o resultado.

Hoje estava arrumando o quarto da bagunça ou quarto preto (os móveis são pretos e a coisa estava preta). Ainda não terminei e depois posto as fotos.

Uma prateleira cheia de quadros devidamente emoldurados. Molduras já estragadas e aquelas que eram brancas estavam amarelas. Espaço ocupado. Falta de espaço no futuro. Preparação para a venda da casa e depois encontrar uma casa menor para o Renato que permanecerá em Cornélio Procópio. Preciso ter menos coisas.

Quadros e mais quadros, afora os quadros que estão na parede. O Renato falou que no apartamento em Londrina mesmo que eu coloque inclusive nos banheiros não haverá espaço suficiente e ele está coberto de razão.

Tirei da moldura aqueles que havia recebido de presente e com a pergunta persistente se haviam sido colocados em moldura, assim guardo o trabalho e ocupa menos espaço.

Fiz a doação dos quadros que pintei. Pintei? Bem, não foi isso que aconteceu! Quando tirei licença maternidade por ocasião do nascimento do Pedro resolvi fazer aulas de pintura para passar o tempo. Bebê tranquilo, mamava e dormia e eu sem trabalho. A professora praticamente não ensinava, apenas "corrigia" e nessa correção fazia a pintura sozinha, logo, não sinto que eu tenha pintado qualquer quadro.

Aliás, o único que comecei a fazer sozinha em casa levei para ela. Era uma flor e ela perguntou se era um ovo frito. Desisti da carreira de pintora, doei as tintas, cavalete, pincéis e nem vou mais tentar.

Encontrei meu vestido de noiva, usei em 1983, separei em 1992 e lá estava o vestido estendido na caixa. Ia colocar para doação, completamente amarelado. Olhei os bordados. Primeiro pensei que minha vó tinha costurado, depois lembrei que o vestido que ela fez foi para o baile de debut. Mesmo assim fiquei com dó. Chega a Izabel e coloca o vestido dizendo "vou casar com ele". Duvido muito, mas o vestido ficou.

Minha previsão é que a sessão desapego fique muito pior daqui pra frente, pois muita coisa foi embora e ainda existe muita coisa para despertar lembranças, sentimentos e a exigir muita força de vontade para ser dispensada.

4 comentários:

  1. Hahaha estranho não ter ficado traumatizada com quadros depois de pintar uma flor e ela ser confundida com um ovo frito...kkk. Eu acho que não teria mais nenhum...kkkk

    Me sinto até mais aliviada por ter ficado em recuperação em "educação artística" no 2º grau. Acho que se fosses da mesma época ficaríamos nós duas, num empate técnico de pouca habilidade artística.

    No meu caso, os guris faziam pintura e nós bordados. Por óbvio minha rebeldia impedia qualquer tarefa manual, eu enrolava para bater o sinal, levava na outra aula já pronto (pedia pra mãe fazer), o dia que a professora descobriu.... e eu ainda tentando enrolar dizendo que não tinha tempo, mas como era avaliação o período era maior e não deu, não pude sustentar minhas desculpas esfarrapadas e por sorte na recuperação era só fazer umas colagens, na verdade era uma punição por eu ter enrolado, se ela quisesse me rodar era só mandar bordar novamente, como fez no período letivo.

    Tem coisas que são difíceis desapegar. Quando minha cunhada casou alugando o vestido, e isso foi em 2003, achei uma inovação mas estranha, até então se fosse eu, teria mandado fazer tal vestido. Hoje já considero isso mais que descartado, nem de festa normal acho que compensa o custo/benefício pois as coisas mudam, a moda muda, e me parece que o alugar (que antes estranhava) parece ser mais coerente em se tratando de vestidos para festas.

    Mas quem guardou deve ser difícil desapegar se feito pela família. Penso que tua filha pegou por orgulho de ter sido da mãe, mas certamente que não vai usar. A não ser que a moda volte, e consigam tirar o amarelado..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei traumatizada somente com os meus... rs... viu as fotos daqueles que mandei embora???

      A Izabel alugou um vestido para os quinze anos e pegou emprestado outro da minha sobrinho, pelo menos não vou ter trabalho... rs... estou achando essa coisa do aluguel ótima...

      Excluir
  2. Impossível não rir de sua professora pensando que sua flor, era um ovo frito!!! Hahahahahahahaha
    Ri muito!!!!
    Eu tbm não tenho a mínima vocação para a pintura, não adianta...rsrs
    Pressinto que sua sessão desapego ainda trará muitas lembranças...assim como música, os objetos tbm marcam fases da nossa vida!!! Desapegar é bom!!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é para acabar com a boa vontade de pintar de qualquer um, não é mesmo??? rs
      Beijos

      Excluir