sábado, 26 de maio de 2012

Decidi...

Terminado o "ano sem compras" vou criar um blog de moda que vai virar sucesso, com mais de mil acessos por dia; receberei inúmeros produtos para promover e aumentarei a venda deles; encherei minhas gavetas de amostras; usarei bolsas "inspired" e de tanto comercializar por minha causa, eles até criarão uma bolsa em minha homenagem; comprarei ganharei sapatos e bolsas horrorosos e direi que são maravilhosos somente para estimular compradoras compulsivas a gastarem seu rico dinheirinho; direi "esse mês comprei apenas quinze peças de roupas", afinal são baratas e não aprendi nada sobre consumo.

Lógico que nada do que disse acima é verdade!

Um parênteses para os produtos "inspired" ou réplicas. Não compre jamais, não passam de cópias, em total desrespeito àqueles que desenvolveram o produto dentro da legalidade.

Estou meio "enfarada" de blogs de moda e até de certos locais onde as pessoas somente falam em quanto é bonito isso ou aquilo, o quanto é importante a imagem e o tanto que precisamos nos esforçar para manter essa imagem.

Concordo que sou vaidosa, adoro me arrumar, aprendi com minha avó, uma verdadeira lady, mas isso não pode ser o centro da vida de ninguém.

E você vai perguntar: o que deve ser o centro da vida de alguém?

Achei que iria demorar e me surpreendi quando a resposta veio rápida: desenvolvimento espiritual, saúde física e mental, harmonioso relacimento familiar e tanto quanto possível com as outras pessoas que não escolhemos para conviver, organização, leitura, música, bons programas de televisão (para quem gosta desse passatempo), objetivos a longo prazo, consumo consciente, sustentabilidade, equilíbrio e a lista poderia ser estender infinitamente para coisas que não representam consumo desenfreado movido pelo marketing e imposições sociais.

Sei que tudo isso é difícil, pois nosso mundo está voltado para o consumo, só que não custa tentar mudar o foco, não é mesmo???

4 comentários:

  1. Olá

    Agora que habilitei o blogger para uma leitura mais simplificada pelo computador, levei um susto ao ler o teu. Só aparecia o primeiro parágrafo, logo, a parte mais assustadora! Evidentemente que achei ser uma ironia, mas vim me certificar disso..rs
    Sabe, ontem estava pensando, às vezes consumimos só para ser tido como "normal". O que me fez pensar isso foi estar no meio de 4 homens de 30 e poucos a 40 e poucos anos brincando com um joguinho no celular, o primeiro requisito era todos terem o tal celular para instalar o jogo, o segundo era saber o nome de várias marcas, pois o jogo consistia em decifrar qual era o nome da marca e um deles foi perguntar um simbolo que todo mundo caiu na risada (inclusive eu) e ele saiu do restaurante com um novo apelido diante disso, virou o "pouco consumista". É difícil, acredito que em alguns momentos consumimos não para nós mas para não ser a chacota!rs

    ResponderExcluir
  2. Ziula,
    puxa, concordo muito. E quando a gente tenta mudar o foco é que percebemos como o mundo gira em torno do consumo, mesmo. Como qualquer motivo é razão para comprar!
    Mas a gente vai descobrindo as armadilhas, escapando das influências e buscando decisões racionais. E vamos que vamos...
    Beijos,
    Lud

    ResponderExcluir
  3. Colorada e Lud, tenho acompahado alguns blogs de moda e me divertia, ocorre que atualmente tenho é ficado com dó das pessoas (rs).

    O consumo para ser aceito no grupo social é uma coisa preocupante,será que precisamos mesmo desse consuo?

    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Sempre me faço essa pergunta, obrigada por responder tão claramente!!

    ResponderExcluir