terça-feira, 15 de maio de 2012

Mudança nos blogs que sigo...

Nada mais incoerente manter um blog sobre ausência de consumo e colocar como blogs que sigo aqueles que estimulam o consumo - de moda, maquiagem e outros itens a serem adquiridos.

Então, em uma pequena pesquisa, ainda a ser aprimorada, encontrei blogs sobre organização, otimização do tempo, reciclagem, minimalismo e temas afins, deixando somente esses na lista daqueles que sigo.

Certo que existe uma segunda razão: meu cansaço com blogs de moda e outros, parecendo que as pessoas que escrevem nesses locais terminam por adquirir itens somente para ter assunto nas postagens, estimulando as leitoras a também "precisarem" de cada vez mais coisas.

O minimalismo ainda é um assunto não muito comentado no Brasil, afinal, somos o país do crédito e da fartura !!! Pensando alguns consumidores:

- É claro que, mesmo recebendo salário mínimo, posso ter uma TV 123 polegadas (rs), 3D e com todos os demais acessórios que se façam necessários, basta que eu faça a aquisição em 24 parcelas mensais, recheadas de juros, correções e taxas. O pior de tudo isso é que essa TV nem cabe na minha sala, mas eu dou um jeito no final.

Senhor! Para que isso? Será que tornará a pessoa melhor que seus vizinhos que ainda tem televisão de "tubo"? A felicidade será maior em todos os aspectos da vida?

E assim as coisas vão sendo acumuladas e quanto mais acúmulo de tralhas mais a necessidade de ter lugar para guardá-las, pois também os móveis podem ser compradas em suaves (?) parcelas mensais e todas essas parcelas somadas podem levar muita gente ao endividamento difícil ou impossível de administrar, isso sem contar o tempo para manter tudo organizado.

Tudo isso para jogar vocês nesses outros blogs, muitos deles ótimos e com maravilhosas idéias!

3 comentários:

  1. Ontem passou na TV um programa sobre os acumuladores, pois eles creem que o mundo irá acabar em 2012 e precisam de um estoque de 6 meses pelo menos. Eu se fizer um estoque desses não consigo entrar em casa. E pior, adotei a tática que a mãe adotou de comprar só o que vai precisar para a semana, não temos mais estoques como antigamente. A casa fica mais arejada parece. Pois antes se abríssemos a porta com umas plaquinhas de preço acho que teria vizinho para comprar algo..rs. Agora se acontecer a tal catástrofe dai sim estamos ralados!!!

    Quanto ao consumismo é realmente uma luta diária. E a gente pode ver em alguns jogadores de futebol como o processo acontece. Mesmo recebendo salário de três sonhados dígitos ficam saindo de clubes alegando que precisam fazer o pé-de-meia. Não sei como eles sobreviveriam como a maioria dos pobres mortais, a qual me incluo. Isso pra mim é descontrole financeiro, não é possível!!! Receber tanto e reclamar ainda. E pior de tudo, alguns ainda depois disso acabam na miséria. Sinal que por mais que se receba, dinheiro acaba. É finito. Temos que saber usá-lo bem.

    Agora voltando à luta, acredito que a mídia tem uma parcela enorme de culpa. Como nos comerciais de cerveja, parece todo mundo feliz, sorrindo. Quem não bebe é até hostilizado, digo pois eu não bebo e sempre me enchem o saco por isso. E eu realmente não gosto e não tenho interesse nenhum em bebidas. No consumo deve ser assim para alguma parte feliz de pessoas, qual seja, a minoria. Pois somos criados que consumir é legal e realmente parece mas se de acordo com as possibilidades, do contrário é dor de cabeça , depressão, dívidas, 2 anos de dívidas, sendo que temos sempre que consumir o básico para sobreviver e tem os imprevistos, ou seja, “jogar” uma parcela para os anos seguintes que a gente não sabe o que vai acontecer, tem que ter muito pé no chão e se possível não fazer isso.

    ResponderExcluir
  2. Adoro assistir "Os Acumuladores" na tv a cabo... embora eles não sirvam muito de exemplo, pois já constatei até mesmo em família que é uma doença e muito séria.

    Essas pessoas não conseguiriam deixar de comprar ou mesmo deixar de juntar lixo, exceto se submetidas a sério tratamento com psicólogo ou psiquiatra e alguns ainda precisariam de medicamentos.

    Próximo ao final de desafio já estou questionando de que forma retornarei ao consumo!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o que eu vi era no SBT repórter, o foco mais era acumular por medo do fim do mundo. Até mostrou uma cidade da serra aqui no RS onde o prefeito incentivava tal prática.

    Na hora da reportagem, achei curioso e olhei. Só que depois fiquei me perguntando, "já que vão mostrar a prática de acumular produtos, pq não mostrar a maneira higiênica adequada? pois não é comprar e jogar numa peça. Teria que ter todo cuidado com clima, sujeira, insetos. Para o acumulo não virar um lixão, data de validade também e principalmente irem consumindo e repondo de maneira que não esquecessem lá pois teriam que ter em mente que o mundo pode não acabar dia 21/12/12.." rs.

    Fora isso pensei: pq não mostram os acumuladores de dinheiro, pessoas que ganhavam pouco e que hj são bem sucedidas, pq não crianças já fazendo seu pé-de-meia com o acúmulo? evidente que isso deveria ter cuidado pois acumulo de coisas assim trás todo mal e inveja dos outros também, mas mostrar que é possível alguma coisa, ou acúmulo de boas ações, qualquer coisa nesse sentido que não só baseados numa "possível" tragédia.

    ResponderExcluir