sábado, 12 de maio de 2012

Realidade parecida...

Das minhas leituras por aí - blogs onde efetivamente relatadas experiências pessoais e mesmo os comentários recebidos aqui - percebo como a realidade das pessoas é parecida, as dificuldades são as mesmas e em relação aos mesmos problemas, e isso é reconfortante.

Termino por me sentir "normal" nos meus deslizes e atitudes. Muitas vezes me pego pensando como a vida de outras pessoas parece fácil, entretanto, as situações diárias observadas e com as quais tenho contato ocorrem em ambientes onde problemas não são discutidos, raramente são mencionados.

Li no blog da Samanta, que agora iniciária o projeto de "Três Meses Sem Compras" e já fez uma quarentena nesse sentido, a dificuldade que ela enfrentou com sua tireóide. Penso ser um importante alerta para todas nós, pois para ela resultou também em depressão, sendo que o mesmo ocorreu comigo.

No caso da Samanta, ficava brigando com a balança e engordando em razão do hipotireoidismo. No meu caso, a mesma briga ao contrário, cheguei a pesar 44 Kg em razão do hipertireoidismo. Provavelmente nenhuma das duas tinha conhecimento do que causava a alteração de peso e a depressão.

Então, fica o alerta para aquelas que não estão se sentindo bem. Procurem orientação e não deixem chegar ao ponto que cheguei - sessenta dias acamada.

Certamente vamos levando a vida, acomodadas, cumprindo todos os afazeres diários e deixando a saúde para ser investigada quando já incapacitadas. Já passou da hora de priorizarmos nossa saúde física, mental e financeira.

Ajuda muito prestarmos atenção em todos os aspectos.

Quando desequilibramos mental e financeiramente, nosso corpo também começa a apresentar doenças, aliás,  se fala que toda doença é reflexo de problemas que não conseguimos resolver e que nos causam estresse e desequilíbrio.

Dia desses percebi que estava triste, com vontade de chorar e começando a ficar depressiva. Parei, pensei e conclui ser em razão de uma situação que estou passando - a qual já prometi não falar mais. Resultado? Uma hora de caminhada por dia e o início de depressão ficou nisso mesmo, não aumentou, pelo contrário, diminuiu.

Outra leitora do blog, após ter controlado seus impulsos consumistas, resolveu voltar para a natação, canalizar energias para seu próprio bem estar físico e mental. Uma ótima atitude! Esforços voltados para o que realmente importa: ser feliz e bem viver!

Deixemos o cotidiano com seus próprios problemas! Vamos prestar atenção ao que ocorre com nossa cabeça, nosso corpo, nossas emoções!

Consumir o mínimo de energia com o que não importa e, sabe de uma coisa?, consumo compulsivo e desenfreado não importa mesmo, não traz alívio, não indica e não traz felicidade.

O que você precisa mudar na sua vida hoje? Qual o esforço você precisa fazer para se sentir melhor?

E tenha em mente que na vida nada se consegue sem muita força de vontade e esta pode até ser conseguida aos poucos e com sacrifício, mas vale a pena!

3 comentários:

  1. Pois é, o que realmente importa é o bem estar da pessoa. E para isso ela tem que ver o que a deixa feliz e ir atrás disso.

    Eu na natação voltei a me sentir bem pois agora o cinto já pulou um buraco para trás. Sem contar que eu gosto de ir lá, gosto de ter que fazer algum treinamento mais puxado. Muito diferente de academia que detesto até só entrar nela e ver todo mundo suado. Até era matriculada em uma mas só gastava dinheiro e o pior: era mais caro que minha natação! Agora quero incluir umas aulas de tênis que acho divertido mas jogo muito mal, mas para isso ainda não achei horário nem preço condizente com o orçamento.

    E mais uma coisa interessante. Depois de decidir não gastar mais com bobagens, ignorar se existe notebook melhor que o meu, se o celular já está em versão superior, se lançaram ipad não sei que número é que investindo na gente a volta vem de alguma forma:

    Apesar da pós ead na primeira opção ter se tornado um problema que consegui sair fora, fui para outra pois precisava fazer, participei de um concurso que era só títulos e vi que precisava me atualizar de qualquer jeito. Eis que semana passada além dessa pós valer para meus concursos, fui selecionada num escritório grande onde ganharia bem mais que agora. Evidente que tem mais entrevistas pois o escritório quer o melhor e é uma vaga, mas já estou satisfeita com a troca do consumo pelo meu bem, e com o que der de frutos, se eu quiser poderei trocar alguma coisa que ficar ultrapassada, mas sem neuras e sem priorizar isso. Pois não tem jeito, cada ano tem coisa melhor, mais moderna e mais barata que tu pagaste na época. É sair dessa neura pois isso é um buraco sem fim.

    ResponderExcluir
  2. Ziula, querida. Agradeco a mencao! Rsrsrsrs... A amiga colorada falando sobre a neura coletiva de sempre adquirir produtos novos de tecnologia, hahaha... acho engracado porque nesse momento escrevo de um notebook que me foi doado, esta meio quebrado (mandei para o conserto mas nao ficou aquela Brastemp), e que esta configurado em ingles, de modo que nao consigo acentuar nada, rsrsrs... que vontade de gargalhar! A internet entao, estou pegando um Wirelees que esta bem baixo, penso eu que seja do Sesc que esta de frente da minha casa... mas, vamos que vamos... Tenho tambem um desktop pre-historico. O tecnico quase que nao quis consertar de tao velho que o bicho e, acho que de 2005... hahaha... Tecnologia, to nem ai pra vc!

    Ziula, essa coisa do problema da Tireoide pega mesmo. Eu descobri o meu problema em janeiro do ano passado, e que luta, que luta diaria e! Mas, atraves dessa situacao, tive a oportunidade de ter muitos aprendizados que so a limitacao e capaz de ensinar.

    Penso eu que durante o meu Projeto Praticamente Sem Compras, vou mencionar a minha relacao com a minha tireoide e como estou lidando com o hipotireoidismo... e como vc disse, quantas pessoas tem problemas e questoes parecidas! Abencoada seja a internet q possibilita todo esse intercambio de ideias e experiencias!
    Bem vinda Era de Aquario!

    Um abraco!
    Samanta

    ResponderExcluir
  3. Colorada e Samanta,

    Essa questão de estar bem e procurar o que deixa a gente feliz é essencial, mas como é difícil! Tento caminhar, paro! Tento comer algo que não gosto, mas é saudável, não dura muito tempo! rs Penso o que levei mais a sério foi a restrição de consumo durante esse ano.

    Colorada, espero que consigas sua vaga e concurso é ótimo. Fiz somente para um cargo e não me arrependo de ter assumido após ter passado.

    Samanta, estamos juntas! Eu fui obrigada a trocar de notebook, mas parti logo para um que certamente terá durabilidade bem maior.

    A tireóide alterada só de me dava a sensação de que eu não sairia daquela, era constante a sensação de que iria morrer. Um horror mesmo! Agora está controlada, mas estou sempre meio assustada com ela.

    Beijos

    ResponderExcluir