sábado, 13 de outubro de 2012

A descontrolada que não tinha consciência...

Lembram do post "Desculpas, biopsia e bagunca" onde coloquei a culpa da bagunça em procedimentos médicos realizados? Pois é, por vezes pensamos que a motivação é uma e na realiade, analisando melhor, chegamos à conclusão de que a causa foi outra.

Eu precisava fechar as planilhas do mês de setembro e estava com medo do resultado - férias, viagens e algumas outras despesas extras. Pensei que havia me passado, embora a conta não estivesse no vermelho. Fechei as planilhas e o resultado não foi tão ruim, mas me deixou insatisfeita, pois concluí que os valores que sobraram não eram o que eu esperava.

Não satisfeita resolvi fazer um comparativo julho/2011 a setembro/2011 e julho/2012 a setembro/2012. Gente!

Pasmem no período de 2012 deixei de gastar em três meses dois terços do salário que recebo em comparação com o mesmo período de 2011. Logo, somente posso concluir que era uma descontrolada e não sabia, pois se é possível não gastar todos esses valores, onde estava indo meu dinheiro?

Iniciei o primeiro ano sem compras em julho de 2011 e ainda havia resquícios de gastos para os meses seguintes, agora já no segundo ano sem compras não há mais esses resquícios e os valores que não foram gastos me deixaram impressionada.

Esse segundo ano sem compras promete!!! Vou prosseguir então no destralhe e na organização, pois a cada dia tenho menos a organizar e destralhar, esperando chegar a um limite razoável para mim em breve e a curiosidade quer descobrir esse limite, bem como qual o valor que efetivamente preciso gastar mensalmente.

Agora fiquei mais do que animada! Anime-se também!

5 comentários:

  1. Ziula: tu és «A» minha referência de como viver uma vida boa, completamente centrada no essencial!Como diz o meu filho Pedro, na gíria dos adolescentes daqui: «Tu és muito à frente!». Acho que, esta história que agora sinto de que comprar me parece ser uma espécie de pecado, se deve ao fato de eu ter tomado consciência de que estou muito atrás! Não que eu seja uma pessoa consumidora, mas com a minha idade devo estar ainda pelo menos na fase em que estavas há uma ano (rss). Bjs, mts e obrigada pelo exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, fico feliz que goste das idéias, mas lembro que não considero comprar pecado, pois toda generalização me deixa um pouco apreensiva... Comprar é bom, desde que façamos com coerência e observando nossos próprios limites... Beijos

      Excluir
  2. Engraçado, ou melhor, triste perceber como facilmente colocamos dinheiro no ralo, por vezes até pensando que estamos fazendo o correto.

    Esses dias estava comentando com minha chefe sobre a minha burrice. Disse a ela do estacionamento que usava pensando ser o mais barato (e dai sujeito à falta de vagas, chuva, sol, vagas apertadas, inclusive amassaram a lateral do meu carro em uma parte) e que falando com os funcionários da recepção do prédio perguntei quanto seria para estacionar ali dentro do prédio, falaram o valor e seria mais barato que que pagava no "barato" por mês. E teria só vaga coberta, livre e com manobrista!

    Minha chefe disse: "mas eu sou dona da sala de baixo também e tem direito à mais vagas, vou conseguir liberação pra ti, ai não paga nada".

    Então em resumo: hj estaciono de graça, vou num andar alto que ninguém gosta de ir mas eu adoro lugar alto, posso até deixar bem atravessado que ninguém vai chiar, posso sair e voltar a hora que quiser, etc.

    Nem tenho palavras para descrever minha burrice de achar que o "tosco" seria mais barato sem consultar as reais opções... e só pude perceber isso depois de anotar e ver realmente quanto saia e dai tenho meio que automático tudo que anoto tentar reduzir, então deu certo e sem esperar (pois teria a redução mas não a isenção total).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, como pensamos que precisamos de coisas novas... de vez em quando me pego navegando em lojas virtuais procurando coisas que não preciso, colocando no carrinho e depois fechando a página... Não, ainda não me acostumei totalmente com a ausência de consumo e fico pensando como está barato, como seria bom comprar aquilo... O que mudou foi o fato de conseguir controlar...

      Hoje pago estacionamento, mas é uma opção para evitar o estresse. Carro imenso, um pinheiro, uma parede e um local e manobra minúsculo... então, o melhor é o estacionamento mesmo e não há perspectiva de alteração...

      Excluir
  3. Essa matéria ta completinha...o blog ta top,bãão demais sô como fala os mineiros como eu rsrsrsrs,depois conhece meu trabalho www.rastreamento.org tudo que vc quize rastrear celular,pessoa entre outros,se não precisar linka ai nunca sabe ne,abraços e o blog ta bom vou recomendar viu!!

    ResponderExcluir