segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O que é minimalismo? Como ser minimalista?

Estava pensando simplesmente na palavra "minimalismo" e ela se exaure nela mesma, então porque temos tanta dificuldade em entender e aplicar o minimalismo no nosso dia a dia?

Vivemos em mundo movido pelo consumo, propaganda, marketing, convencidos do quanto é importante "ter",  para ser aceito socialmente,  para mostrar o quanto de poder alçamos nessa existência,  para desfilar toda a força financeira que temos, enfim para fazermos mansamente parte do rebanho.

E o que acontece se você recusar esse caminho? Percebo uma certa ironia e talvez até um certo isolamento, quando pessoas se aproximam para fazer brincadeiras com a falta de consumo e outras até evitam cruzar o olhar.

Nossa! E não existem compensação? É claro que existe! Você começa a se relacionar com pessoas que pensam de forma parecida e isso é enriquecedor, além disso outras pessoas parecem gostar dessa forma de vida e começam a mudar.

E quanto àquelas outras? Bem, poderíamos citar Mário Quintana, "deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino".

Nossa, de novo! E porque o minimalismo é tão importante assim? Simplesmente em razão das coisas tomarem nosso tempo para comprar, armazenar, manter. Simplesmente em razão das coisas levarem nosso dinheiro e parece que algumas pessoas esquecem o tempo que despendem para ganhar esse dinheiro, sacrificando evolução pessoal, família, lazer e tudo mais que possa trazer verdadeiro prazer.

Seguir o minimalismo importa em mudar nossos condicionamentos e nossa forma de pensar a felicidade, logo, envolve para algumas pessoas mudar radicalmente a forma de viver e a forma de relacionar com o consumo. No início pode parecer doloroso se desfazer das coisas e pode ser desagradável, por exemplo, desfilar na vida com as mesmas roupas e acessórios. 

Começar importa em mudar toda uma forma de se relacionar com o mundo e por isso é difícil, mas após trilhar os primeiros passos desse caminho tudo que está à volta começa a criar novas cores, outros horizontes podem ser visualizados e posso garantir que a vida fica muito mais colorida e com sentido.

É um caminho, isso já disse diversas vezes por aqui e como tal significa que estaremos sempre envolvidos nesse processo de mudança, desde pequenas atitudes para fortalecer os músculos que estáo atrofiados para o não consumo, até grandes feitos como viver somente com o que é essencial, sem gastar energias com coisas e situações que não importam em qualidade de vida.

A solução está em pensar o que podemos simplificar e tomar atitudes nesse sentido. 

O que você poderia fazer hoje para simplificar sua vida?
 

7 comentários:

  1. No futuro seremos todos minimalistas e daremos risada de como éramos ingênuos achando que o consumo nos trazia a verdadeira felicidade.
    O melhor conselho que já recebi foi: "Vai procurar sua turma". E EStou certa que a minha, é a do minimalismo! Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, que bom que você gostou. Penso que falando muito sobre o assunto podemos mudar um pouco a cada dia.

      E a nova geração já está nesse caminho do minimalismo, percebo isso com meus filhos cujos valores são um tanto quanto diferentes das demais pessoas com quem convivo.

      Excluir
  2. Oii Ziula! Eu acho que nunca comentei no seu blog! rsrs, mas o leio fielmente! Muito bacana seus ensinamentos! Nessa onda de consumismo, vi uma campanha no facebook, muito interessante, acho que daria um bom post pro blog! A imagem consiste em um desenho de uma família num parque com a seguinte frase: Nesse dia das crianças dê um presente ao seu filho que nenhuma outra criança vai ganhar. Tire o foco do consumismo.
    Procurei um email para te mandar a imagem, mas não achei... Se quiser, te mando, ok?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaelle, meu e-mail é ziulasbroglio@hotmail.com

      Impressionante o costume de darmos no dia das crianças "presentes" que servem somente para estabelecer uma cultura de consumo.

      Vou pensar em alguma coisa para escrever.

      Abraços

      Excluir
  3. Eu acho que é porque o minimalismo geralmente é visto como privação, chatice. Sabemos que não é por ai, só que a pessoa precisa de motivação extra e que não encontra geralmente no seu meio social (seja qual for esse meio social), familiar, não vê na mídia, só agora que está surgindo a onda, então é normal fazerem até cara feia, quanto mais aplicar facilmente...

    Já o consumo está ligado à felicidade. Ao menos leigamente é por aí que as pessoas responderiam. Nós sabemos que o consumo puro e simples não trás felicidade, mas muita gente não sabe. Ainda, soma-se a isso, o fato de várias pessoas consumirem como dissestes só para ser aceito socialmente e para isso é necessário um certo consumo. Mas tem gente que leva isso muito mais à sério do que deveria e acha que tem que ter tudo que o outro tem e por aí vai, isso sem contar o marketing que sempre está pronto para dar aquela forcinha também, cada vez mais agressivo.

    Na minha opinião o melhor o ideal mesmo seria a junção desses dois, nem tanto minimalismo exagerado, tão pouco consumo desenfreado. E tento agir assim, mas parece que é só não querer consumir determinada coisa que as pessoas já criticam! :)

    ResponderExcluir
  4. Quando lembro de compras sem sentido sempre me vem à mente a televisão 3d, lembra?

    Milhões de propostas pelo meu filho mais velho, inclusive dispondo-se a pagar metade do valor e eu resistindo com a "desculpa" do ano sem compras...

    Totalmente desnecessária e reconhecida a desnecessidade pelo interessado... rs... é a onda do consumismo que devemos resistir, pois a idéia surgiu de um amigo que tem uma dessas... sorte que a idéia morreu :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro dessa tv 3d e de lá até agora já vi duas tvs mostruários que tinham esse sistema, com os óculos ali para colocar.

      Na primeira achei, "precisamos dessa tv". Recebi como resposta o que tinha dito antes sobre a tv, saimos de lá sem tv e eu ainda culpada por ter convencido de que era desnecessário... :((

      Na segunda vez, eu sem meus óculos de grau, coloquei aquele 3d pra ver (só pra ver se a sensação era a mesma) e vi a mesma coisa com o óculos e sem o óculos.

      Logo não sei o que falar, a primeira era espetacular, mas imagino ser só algum vídeo que vem na própria tv, depois o que vamos ver não faz a menor diferença ser 3d ou não. Na segunda ou estava com defeito já na mostruário ou ela mostrava a real desnecessidade.

      Em todo caso é uma coisa que dá pra viver muito bem sem. Até porque essa tecnologia seria só para algum filme muito específico e não sei, eu sou meio ignorante nessa coisa de 3d.

      Uma vez me falaram que era fantástico ir no imax que na época só tinha em SP (agora até em POA vai ter no shopping novo). Fui. Quando me perguntaram disse que em Canela-RS tinha cinema 4d que era melhor..kkkkk nunca vou perder meu xucrismo..rs

      Excluir