segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Qual a possibilidade de virar cabide ou já virou cabide?

Finalmente resolvi ir para a academia hoje. Tenho que levar o Pedro Henrique duas vezes por semana na natação e depois buscar, mais duas vezes por semana no inglês. Izabel vai para a academia praticamente todos os dias. 

Então, uniria o útil ao agradável e ao invés de ficar em casa enquanto eles fazem essas atividades eu faria esteira na academia.

Cheguei ao local super animada, brincando com a atendente e o dono da academia, dizendo que estava ali obrigada, mas iria fazer caminhada. O dono já conhecia meu histórico de saúde e falei que era somente a caminhada.

Pedro Henrique foi para a piscina. Eu e Izabel para as esteiras, uma ao lado da outra. Liguei o aparelho e veio um professor determinando que eu saísse dali. Falei que somente faria esteira. Ele mandou ir para a bicicleta. Pensei que a bicicleta não faria mal. Enquanto pedalava mantendo 47 RPM conforme determinado pelo professor, fui explicando que tinha duas cirurgias de coluna, três hérnias de disco, aracnoidite provenidente de uma eletromielografia, espondilolistese, espondilolise, enxerto ósseo e que somente poderia fazer caminhada.

O professor determinou que eu pedalasse dez minutos. Cinco minutos depois e coluna já doendo resolvi parar. Veio o professor e constatou que eu não aguentava a bicicleta. Falei que estava doendo e que somente faria caminhada. Nesse ponto, após não me ouvir desde o início, ele determinou que eu fosse embora e voltasse outro dia, pois ele iria falar com o dono da academia.

A moça que estava na bicicleta ao lado ficou olhando e rindo. Avisei minha filha e fui embora. Na saída passei pelo dono da academia e falei que o professor havia me mandado embora, ele pediu que eu esperasse, mas aquelas alturas eu já estava chorando e falei que não poderia esperar.

Fiquei chorando mais de uma hora, me sentindo humilhada, frustrada e tudo mais que se possa imaginar. Afinal, sei que tenho sérios problemas de saúde, mas já cheguei avisando, fiz a matrícula e avisei que somente faria caminhada.

Bem, não pretendo voltar para a academia e as crianças estão dizendo que quero comprar uma esteira elétrica por pura birra. Eu entendo que não é birra, só não quero mais me sujeitar a esse tipo de coisa e sempre pensei em ter uma esteira e sempre ouço deles que vai virar cabide. 

Sou bastante chata e não saio para caminhar quando está muito quente nem quando está muito frio nem quando está chuviscando. Será que em casa, com o ar condicionado ligado, existe alguma possibilidade de efetivamente utilizar a esteira? Eu preciso realmente fazer exercícios para não correr o risco de parar de andar.

Responda, por favor, qual a possibilidade de virar cabide? Já virou cabide antes da compra? Estou sendo birrenta?

15 comentários:

  1. Ziula, para começar adoro o seu blog! Estou em fase de transição, fazendo escolhas mais saudáveis e que simplificam a minha vida, e o seu blog é uma ajuda e tanto! Quanto a virar cabide... O meu home transport virou. Eu não tenho disciplina suficiente para ficar ali pedalando, sem sair do lugar. Agora faço academia e pedalo no calçadão da minha cidade. Também tenho lesões sérias nos joelhos e tenho uma série de restrições. Mas achei uma academia bacana, onde eu me sinto bem e onde respeitam os meus limites. Acho que se se vc tem disciplina, uma esteira vai funcionar. Ainda mais no ar condicionado... Aqui na minha cidade tá fazendo 35º na sombra! Abraços e muita saúde pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disciplina... esse é o problema... até penso nela quando tento caminhar, mas sempre acho uma desculpa. Talvez com o ar condicionado não tenha mais desculpa alguma... rs...

      Aqui também faz muito calor, muito mesmo e no inverno muito frio... ou nem faz tanto, mas uso isso como desculpa, tanto o calor quanto o frio...

      Penso que a academia seria uma forma de encontrar outras pessoas, por outro lado poderia assistir televisão enquanto caminho com o ar condicionado ligado...

      Realmente fiquei confusa hoje e talvez até maximizando a situação... vamos ver no que dá!!!

      Obrigada pelas visitas!!!

      Excluir
    2. Olá Zilga,

      Acho q o birrento aqui foi o professor q nao quis te escutar e insistiu que vc fizesse bike sem te escutar. Quem deveria se sentir culpafo é ele, e mais, como defensora do consunidor que vc é, ele que deveria "pagar" o prejuizo e não vc.
      Enfim, vc deveria chamar a atenção do dono e continuar a academia. Acho q eh a melhor forma de vc demonstrar o respeito q aquele professor deveria ter com os outroa, se nao ele vai fazer isso com todos!!

      Excluir
  2. Ziula,

    Já tive esteira elétrica, remo-seco e bicicleta ergométrica vertical quando ainda éramos criança e eu e meu irmão nos chutávamos e tudo mais para fazer todas as coisas. Depois da novidade virou cabide. A mãe que usava de vez em quando com uma amiga dela. Mas logo pararam também. Era cabide e o pinico preferido dos meus yorkshires que tinha na época.

    Em poa, tivemos bicicleta horizontal (ou cabide horizontal), aquele aparelho elíptico (ou cabide barulhento) e outro remo seco, além de um de abdominal, o único sobrevivente (que é cabide de carregar celulares). A ideia era fazer exercícios claro. Moro do lado da redenção, é atravessar uma rua e pouco e lá estou, mas nunca ia claro, então tendo os aparelhos achava que ia fazer.

    Bem, em resumo, a tendência de virar cabide é enorme, mas se tu realmente precisa fazer, pra andar levemente sem aguentar desaforos eu compraria, pois se virar cabide tu vende e pronto, foi o que fizemos aqui. E pode ser que não vire.

    Agora quanto ao que aconteceu na academia, não sei, mas acho que tu deveria ter ignorado tal professor e feito a esteira.

    Eu não faço o que me mandam, o professor de natação falava: faz 10 vezes ir e voltar, eu respondia "quer que eu morra? não vou fazer nada", dai ele dizia faz então até aguentar. Penso que devia ter contrariado esse aí também, onde já se viu ele mandar sair da esteira.

    Eu não gosto de academia com todas as minhas forças. Já gostei quando tinha 17/18 anos e ia sempre de manhã. Depois tive parcas tentativas de voltar, já bem mais velha, a primeira vez acho que deu um mês quando muito. Tinha também um querendo mandar, mas nunca dei bolas e ficava fazendo o que eu queria. Na última vez foi neste ano mas bem no início onde paguei 1 mês e fiz 1 semana, acho que nem deu uma semana. Mas eles faziam uma série de incomodações para fazer, teste de tudo que é coisa, pressão e sei lá o que, enchi o saco e não fui mais, só nadar.

    Tu não pode fazer hidro-ginástica? Seria uma alternativa menos chata que academia.

    Ah e não sei se eu sou fria demais mas não acho que vale a pena chorar por babacas.

    Vai lá e cancela a matrícula, não pelos trocados dela mas pelo desaforo que fizeram até para ele aprender a ter modos e não achar que manda lá.

    Cada pessoa tem um ritmo e ele não pode sair falando como fala na casa dele. Geralmente eles ficam meio com jeitão assim para motivar mas isso desmotiva. Ah e nas bicicletas eu também estou morrendo nos 5 minutos.

    ResponderExcluir
  3. Ziula: mande o professor e a outra aluna as favas. Quem sabe de você é você. Ele não quer te deixar fazer esteira? Ele é o dono por um acaso? Volte lá e seja firme, eu sei que a situação foi incomoda, só posso imaginar, mas você não pode se esconder de todo e qualquer idiota do mundo. Se você sabe das suas limitações e aceita elas, então busque a solução.
    Uma vez eu fiz academia com uma mocinha muito magrinha que estava sempre na esteira correndo. Um dia, brincando, outra garota perguntou se ela pretendia desaparecer de vez, pois já era muito magrinha! E a menina disse que sofria de uma insuficiência cardíaca e tinha que forçar o coração dela um pouco todos os dias, para ele continuar funcionando. Ela não fazia mais nada alem de esteira e ponto final.

    Bata o pé e boa sorte! E sim, a esteira vai virar cabide.

    ResponderExcluir
  4. Ziula, acho que depende só da sua vontade mesmo. Eu tenho uma esteira em casa, há semanas que ando mais nela, há semanas que nem ando, mas quando me dá a vontade eu sei que ela está lá, e ainda é melhor fazer de vez em quando do que nunca...Acho que por seus problemas na coluna, seria ótimo ter uma sim, assim vc nao ultrapassa seus limites. Outra coisa, já pensou em fazer yoga? Pode ser também muito bom para sua saúde!! um abraço!! ;)

    ResponderExcluir
  5. Querida Ziula: Nem acredito que tenhas deixado que esse professor te pusesse a chorar! Acho que essa academia não presta e que o professor não tem nem formação, nem competência para estar a dar aulas. Tenho a certeza. É só ires lá pedir ao director, que também deve ser apenas um negociante, que te mostre os diplomas dele. Os ginásios (academias) dão muito dinheiro, sobretudo se não forem contratados os devidos técnicos! Devias mesmo pôr-lhes uma ação em tribunal! Aliás, em qualquer ginásio como deve ser, fazem-te um exame preliminar, o qual consiste basicamente em dizeres se sofres de algum problema e obrigam-te a assinar um documento em que afirmas que a responsabilidade pela tua saúde é tua, mediante o que declaraste!

    Eu, por exemplo, que apenas tenho uma pequena hérnia discal e um problema de ligamentos nos tornozelos, não posso fazer nenhuma atividade física de impacto. Por isso faço yôga e com muito cuidado porque sei quais são os meus limites físicos. E o meu professor está constantemente a pedir-nos que «sintamos» o nosso corpo e que apenas forcemos ligeiramente os nossos limites.

    Fazer uma atividade física de que gostes em grupo é muito bom, por todas as razões: conheces pessoas como tu, ganhas mais motivação para não faltar... mas em primeiro lugar tens de ter empatia com o professor. Por que não procuras um bom instrutor de yôga? Há muitas variantes de yôga. Eu prefiro um yôga mais completo e menos só físico. Agora estou no «swástya yôga» (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sw%C3%A1Sthya_Y%C3%B4ga9) do método De Rose. Mas na verdade estou lá por causa do meu instrutor, um jovem de quem gosto muito.

    Não fiques em casa a caminhar e a ver televisão, a não ser que seja o que tu queres. E nunca mais deixes que um autodenominado «professor» te faça chorar! Ele é que devia ter ficado a chorar e muito!

    Bjs, mts.

    ResponderExcluir
  6. Olha Ziula, se você arrumar um jeito legal e confortável de fazer o exercício em casa é possível não virar cabide. Eu estou na segunda bicicleta ergométrica em casa (pois a primeira enferrujou em uma ocasião de arrumação na casa em que ela ficou pouco tempo na varanda). Coloca a bicicleta/esteira na frente da tv e use na hora do jornal ou outro programa que goste. A vantagem é poder usar em qualquer hora do dia conforme sua disponibilidade. Agora com horário de verão e mais luz também caminho um pouco no parque, mas nunca abandono a ergométrica. Eu às vezes vou umas temporadas na academia mas entro em crise pois os "professores" enchem muito a paciência da gente querendo oferecer "serviços" de personal e não tenho paciência, imagina ficar 1h-1h30 tendo que arrumar assunto com uma pessoa nada a ver? e precisa ficar com alguém do lado para fazer caminhada/cooper (que é o que a maioria se propóe)? fora que tem que marcar horário e meu trabalho não permite ter um horário fixo, pois tem épocas que paro na rua e nem sei para onde devo ir...impossível.

    ResponderExcluir
  7. Olha Ziula, se você arrumar um jeito legal e confortável de fazer o exercício em casa é possível não virar cabide. Eu estou na segunda bicicleta ergométrica em casa (pois a primeira enferrujou em uma ocasião de arrumação na casa em que ela ficou pouco tempo na varanda). Coloca a bicicleta/esteira na frente da tv e use na hora do jornal ou outro programa que goste. A vantagem é poder usar em qualquer hora do dia conforme sua disponibilidade. Agora com horário de verão e mais luz também caminho um pouco no parque, mas nunca abandono a ergométrica. Eu às vezes vou umas temporadas na academia mas entro em crise pois os "professores" enchem muito a paciência da gente querendo oferecer "serviços" de personal e não tenho paciência, imagina ficar 1h-1h30 tendo que arrumar assunto com uma pessoa nada a ver? e precisa ficar com alguém do lado para fazer caminhada/cooper (que é o que a maioria se propóe)? fora que tem que marcar horário e meu trabalho não permite ter um horário fixo, pois tem épocas que paro na rua e nem sei para onde devo ir...impossível.

    ResponderExcluir
  8. Espere a poeira baixar, deixe-se ruminar tudo que é preciso e depois tome a sua decisão. Acho que vale voltar a academia e dar uma nova chance, se não aquele professor ao estabeelcimento e a vc. Caso queiram que vc saia da esteira, seja incisiva e diga que sua matrícula só lhe dá direito a caminhar na esteira e que são recomendações médicas.

    ResponderExcluir
  9. Ziula,
    eu tive bicicleta ergométrica durante anos e fazia religiosamente praticamente todos os dias. Nunca virou cabide. Quando me mudei para Brasília, deixei a ergométrica para trás (com pena) porque sabia que a nova cidade tinha vários lugares gostosos para caminhar.
    O meu truque era só ver tevê e só ler revistas fazendo bicicleta. Então eu unia o útil ao agradável (e ao ar condicionado, e a um copo de água gelada à mão).
    Acho que dá certo, sim. Saúde é importante, exercícios geram bem-estar, e caminhar é ótimo.
    Beijos e boa sorte na decisão!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Conheci seu blog recentemente e adorei.

    Sobre a esteira: precisa muita determinação para usar em casa. Tive uma mtos anos que virou cabide. Hj faço academia entretanto não tenho restrições de sáude, faço para usar outros equipamentos.
    O bom da academia é a interação com outras pessoas.
    Se vc tiver, e parece que vc tem muita, disciplina para fazer em casa, talvez consiga unir a alguma atividade como ver algum filme ou , o que tbém é mto bom, desligar totalmente do mundo nos minutos da caminhada, sem o zunzum da academia, usar como um momento de meditação, algo assim.

    Sobre outros assuntos, gostei mto dos posts sobre parar de fumar, estão me ajudando.
    Vc mencionou em alguns posts sobre minimalismo nos relacionamentos, deixar somente os que interessam, poderia abordar o tema em algum post?


    Obrigada, que sua quarta seja de mta alegria e paz

    ResponderExcluir
  11. Perdão, Digitei seu nome errado (estava no celular...).
    Parabéns pelo blog Ziula!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o blog,meu amigo que recomendo,ai vir conferir e eu vou recomendar tb,e acompanha..me recomendaro esse site de rastreamento pois eu tava precisando de um rastreador http://rastreamentodecelular.net sera que é bom? rsrsrsrs abraços..parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  13. Amiga,
    Denuncie este professor, no CREF (Conselho Regional de Educaçao Fisica) e, na esfera civel, cobre danos morais, tanto contra o professor como contra o dono da academia. E va na delegacia da mulher, registrar B.O., por agressao psicologica, moral e ate agressao fisica, por ele nao respeitar a sua saude e te discriminar, por vc ser mulher e ter historico de doenças. Sou homem, mas respeito as mulheres.

    ResponderExcluir