sábado, 20 de outubro de 2012

Como se livrar do que incomoda...

Muitas vezes nos deparamos com atitudes que nos incomodam e mesmo assim permanecemos fazendo as memas coisas em uma tentativa de manter nossa rotina e nossa vida como está. Ocorre que determinados aspectos podem e devem ser mudados.

Tomemos por exemplo o consumo desenfreado. A pessoa entra em uma loja e encontra alguma coisa que está em promoção, outra pela qual se apaixonou, outra que "pode vir" a ser útil, mais uma que pode demonstrar o quanto é poderosa por ter comprado e assim vai adquirindo coisas e mais coisas desnecessárias. Isso precisa mudar!

Como fazer?

O primeiro passo é adquirir consciência do quanto essa situação está nos prejudicando financeiramente ou mesmo em questão de espaço, conservação, arrumação, manutenção. Parece que ao chegar em blogs de organização ou consumo consciente você já tenha trazido para o campo da mudança seus hábitos de consumo, caso contrário estaria em outros locais que estimulam o consumo a exemplo dos blogs de moda, maquiagem, decoração.

Depois busque pessoas que tenham um bom relacionamento com o consumo, que pratiquem o consumo consciente, que já não façam mais compras compulsivas. As experiências dessas pessoas podem nos ajudar e muito. Saber como passaram de um padrão de consumo a outro pode nos indicar caminhos mais fáceis de seguir.

Também procure pessoas que estejam à sua volta e que podem auxiliar nesse intento, que tenham hábitos diferentes e que possam te levar a passeios diferentes, por exemplo.

Além disso é preciso persistência. Nada muda se você ceder um pouquinho aqui e outro ali. Persista e não faça concessões, procure novos programas, altere seu modo de viver. Por exemplo, se precisar realmente comprar alguma coisa, tenha uma lista e fique restrito à ela, não compre nada que possa ser barato ou estar em liquidação, priorize qualidade e somente inclua na lista aquilo que você não possa viver sem.

Tenha consciência de que não é fácil mudar, pois você já repete esse comportamento há muito tempo. Por outro lado, mantenha-se firme no propósito que traçou e vá vencendo um dia de cada vez até que novos hábitos positivos estejam tão arraigados como os antigos que eram prejudiciais.

Mude e seja mais feliz!!!

4 comentários:

  1. Mudar hábitos é uma coisa muito difícil, mesmo os ruins, que a gente sabe que são ruins e fazem mal, são difíceis de mudar. Exige muita força de vontade, mais do que a gente imagina que tem, mas que depois se torna uma coisa tão banal que não dá pra entender como os tais hábitos ruins ainda são praticados por outras pessoas.

    Uma colega estava comentando comigo que tinha ido num aniversário de criança e a lembrança do aniversário saia num "scanner de foto", e disse que estava pensando em comprar um e perguntou o que eu achava da compra.

    Como achei que ela tinha cometido um equivoco na denominação perguntei "como scanner de foto? qualquer scanner pode ser de foto, além de outras coisas." Dai ela disse que aquele scanner imprimia.

    Bem, ela estava falando de uma impressora de foto, daquelas pequenas que saem tamanho já de foto. A imagem entra por cartão de memória que ela lê e imprime.

    Só disse pra ela: "é legal, só não esquece que papel de foto é mais caro, tem que comprar tinta especial também, o custo manutenção é um pouco alto" e recomendei ela se precisar fazer isso em uma loja com a foto que quisesse que sairia muito menos, centavos na verdade.

    Ela só disse: "ai como tu é estraga prazer! Agora não quero mais essa impressora ai." (e disse indignada comigo pois estava crente que a tal compra seria fantástica)

    Bem, eu não disse para ela não comprar, só disse que além de ser mais caro que as normais, tinta e papel seriam mais caros, que revelar alguma foto na loja saria muito menos. Mas não era isso que ela queria, era o comprar por comprar. Tanto que não sabia nem o nome do negócio.

    Aquela lá não tem jeito, talvez um dia aprenda. Mas só vai ter mudança quando ela procurar essa mudança.

    Eu nunca cheguei a tanto, mas também comprava cada entulho para ficar tempão pagando, ou "baratos" inúteis para reserva do reserva. Acho que já não caio nas armadilhas do consumismo por consumismo. Mas certamente além da minha vontade de mudar os blogs da Marina e o teu foram determinantes para não desistir no meio do caminho. Se não visse o link de um blog que era alguma coisa sem comprar numa loja determinada que nunca acompanhei, só serviu para cair no da Marina e que tinha o link do teu que por ser com textos mais curtos era o que eu lia pois acompanhava no celular antes de dormir e dai não consegui mais parar de acompanhar rs

    Sem cair por aqui, hoje poderia estar na mesma de antes, pois pessoalmente não conheço ninguém que não ache que uma compra não resolva qualquer problema e que não seja sinônimo de felicidade, e daí eu passeio bem mais que antes pois não gasto com porcarias e acho isso muito melhor.

    Mas ao meu redor só vejo as pessoas praticando os hábitos que não dão em nada, só endividamentos e frustrações, mas parece que assim acham o correto então nem me meto, já me criticam quando respondo igual.. :)



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tantas coisas que não precisamos, não é mesmo? E ainda assim ficamos encantadas com a possibilidade de adquirir...

      Ótima essa troca de experiências! Tenho aprendido e pensado muito com seus comentários!!!

      Obrigada pelas idéias, pela paciência e pela amizade.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Ziula, e dificil mesmo mudar, tomei conhecimento do minimalismo ha bem pouco tempo, mas acho que isso e o que eu preciso. Eu ja vinha me sentindo sufocada pelas coisas e apesar de ter minha casa arrumada estava, ainda esta, cheia de coisas sem uso, de enfeites que so servem para tirar po, coisas guardadas que nunca pretendo usar mesmo. Comecei mas ainda nao consegui parar com meu habito consumista (roupas), mas vou mesmo aprender aqui. Bjs
    Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, consegui me livrar de muita coisa, mas muito há ainda a ser destralhado... persista!!!

      Excluir