quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Comprei vinte minhocas...

Já nem lembro quando comecei a separar a lixo orgânico do "lixo seco", só sei que faz muito tempo. Na dúvida separo todas as embalagens dos restos de frutas, legumes, comida e tudo mais que seja "molhado". Todas as embalagens são lavadas previamente, considerando que o "catador" não merece lidar com lixo reciclável sujo e fedendo.

E qual a relação disso com as minhocas?

Bem, quando fazíamos a sopa aqui na minha casa havia muita sobra de cascas e até de legumes ou verduras que não poderiam ser utilizados e nessa ocasião comprei uma composteira, sonho antigo, afinal eram mais de seiscentos litros de sopa feitos por voluntários, eu cedia a casa, e depois distribuíamos em muitos e muitos bairros de pessoas carentes. 

Depois fiquei doente e precisei cessar o trabalho dentro da minha casa, sendo as atividades possíveis redirecionadas para a Vara do Trabalho e a sopa para uma menina em um dos bairros atendidos.

Aqui cabe um relato de como decidi adquirir uma composteira. 

Desde o início da separação do lixo eu ficava inconformada com o lixo orgânico e o destino dele, sempre pensando em comprar uma composteira e sempre adiando a compra até que vi a Julia Roberts no programa da Oprah, toda produzida, mexendo na composteira que tem em casa. Pronto! Foi o gatilho que eu precisava para a compra e pode até parecer ridículo, mas eu funcionava assim. Tudo isso somado à imensa sobra de cascas/legumes/verduras que havia quando feita a sopa.


Foto retirada da internet e encontrada através do google, mas a minha composteira é igual à essa, sendo que a foto que tirei ficou horrível

Alguns podem dizer que uni o útil ao agradável e que a compra era necessária, entretanto a motivação não foi tão humanitária assim e foi mais levada pela propaganda feita pela atriz que mais gosto.
O vendedor tinha a composteira em diversos tamanhos e a megalomaníaca por certo escolheu o tamanho grande.

Então, como a composteira precisa de minhocas, esses seres estavam muito felizes e se reproduzindo devidamente na época em que recebiam muitos alimentos, estavam gordas e sorridentes. 

Quando paramos a sopa avisei a pessoa responsável pela preparação da comida aqui em casa que levasse cascas e sobras de frutas/legumes/verduras para as lindas minhocas, sempre lembrando que comidas já preparadas não podem ser colocadas pois o sal e a gordura fermentam. A pessoa esqueceu! As minhocas morreram de inanição, certamente morreram tristes após o período de grande fartura. E lá ficou a composteira desativada.

Ao descobrir o massacre dos pobres animais e que a composteira não estava mais sendo utilizada fiquei perguntando para todos onde encontraria minhocas e ninguém me socorria. Por certo que não iria abrir buracos em terrenos para encontrar os bichichos. Até que a Emília falou que o mototaxista dela sabia onde havia minhocas para venda.

Pois bem. Comprei vinte minhocas e coloquei a composteira em funcionamento, só que agora ao lado da cozinha para que elas sejam lembradas e alimentadas devidamente.

Mais um ponto em prol da sustentabilidade e da utilização dos itens comprados, não mais os deixando abandonados quando possuem utilidade imensa!

4 comentários:

  1. Excelente, Ziula! Só mesmo tu :) E já agora a composteira dentro de casa não trás mau cheiro? E depois o que fazes com o produto final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, quando digo ao lado da cozinha quero dizer do lado de fora... moro em uma casa, então coloquei próximo, mas não dentro da cozinha :-)

      O chorume deve ser misturado com água e serve como adubo. O produto final é um adubo também e servirá para deixar o jardim mais bonito... espero que dê certo!!!

      Excluir
  2. Tanto tempo sem comprar, quando vai às compras, compra MINHOCAS!!!!!!!!!!!!! kkkkk

    Viu se tinha 20 mesmo, conferiu uma por uma? kkk

    Nem o Tom Cruise faria eu comprar minhocas!!!!!!! :)

    Tinha que ter postado a foto delas aqui..quer dizer, melhor não, acho que nem por foto posso ver!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eca!!! Só despejei o baldinho com minhocas dentro da composteira porque é realmente muito nojento rs

      Nem pense em olhar a foto daqueles bichos, depois até me acostumo, mas como fazia muito tempo que não convivia com elas estranhei um pouco...

      Excluir