terça-feira, 9 de outubro de 2012

Alimentação sem glúten...

Dia desses indiquei um artigo para uma amiga chamado "Cortar o trigo da sua dieta é benéfico",  mas ainda não estava seguindo os ensinamentos em razão de ser uma pessoa que não vive sem pão.

Esse final de semana encontrei, ou melhor frequentei, uma loja chamada Sem Glúten. Logo que entrei fiquei meio frustrada, considerando que não localizei pães para venda, só que a surpresa estava só começando. Depois de perguntar se havia pão a atendente foi abrindo geladeiras e mais geladeiras com pães de todos os tipos. Também havia macarrão, biscoitos e tudo mais que se possa imaginar. Então vamos lá tentar uma dieta sem glúten e agora sem sofrimento.

Não devem ser consumidos alimentos que contenham trigo (farinha, semolina, germe e farelo), aveia (flocos e farinha), centeio, cevada (inclusive café misturado com cevada) e malte (inclusive ovomaltine). Também estão proibidas bebidas como cerveja, uísque, vodka, gin e  ginger-ale, aqui está fácil porque não consumo bebidas alcóolicas, exceto eventualmente um copo de vinho. Devem ser observados os rótulos de todos alimentos, pois devem ter especificado se contém ou não glúten.

Resolvi escrever por aqui para alertar as pessoas e nem sei se conseguirei seguir essa dieta, mas é bom lembrar que "glúten vira cola no intestino e provoca diversas complicações".

Com essas informações em mente vou tentando delinear mais projeto, atualmente sem compromisso de radicalizar, apenas uma tentativa.

Se você já faz dieta sem glúten, conte sua experiência para nos auxiliar.

14 comentários:

  1. Ziula! Que legal, apoio muitíssimo!
    Com alguns erros, iniciei a minha dieta na semana passada. Estava me sentindo muito mal (cansaço, letargia, confusão mental, tonturas) e resolvi tirar o glúten. Acabei consumindo, sem querer, um iogurte que tinha glúten (não li direito o rótulo) e devo ter consumido qualquer outra coisa sem consciência porque a adaptação e aprendizado vai levar um tempinho.
    Gostei muito da dica do café (vou ficar atenta, porque tomo muito café) e do ovo maltine (não costumo ter em casa, mas eventualmente tomo em Milk Shake).
    Bem, meu cansaço e letargia diminuiram muito e a confusão mental melhorou uns 50%... Já é um grande avanço para uma semana!
    Ao contrário de você, eu ainda não fui comprar pão, nem macarrão, nem biscoito sem glúten. Estou me virando com pão de queijo para saciar a vontade de comer pão.
    Apesar da evolução do estado de bem estar, percebi que ando com uma vontade incomum de comer doces (penso que deve ser pela queda da glicemia, já que pães, massas, bolos tem alto índice glicêmico e eu comia bastante essas coisas). Acho que o meu corpo ainda está estranhando.
    Ontem resisti bravamente a essa vontade, mas acabei comendo uma bala e um sorvete à noite.
    É amiga, mudar não é fácil, mas vale a pena!
    Eu gostaria também de tirar o café, porque sou viciada, do mesmo jeito que você é em nicotina... rsrsrs...
    Mas, vamos que vamos, né?
    Penso que tirar o glúten só pode nos trazer vantagens!
    Um abraço e qdo der, visite o Deusa Alquímica, que está voltando a ativa: www.adeusaalquimica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, escapei de um churros ontem, mas somente em razão de não ter encontrado o vendedor... rs...

      Também cedi ao sorvete, embora duas pontas de colher roubadas do meu filho.

      No mais foi tudo tranquilo, o problema será hoje - panquecas no almoço - vamos ver se aproveito somente o molho...

      E vou tentando!

      Quanto ao café não se preocupe, pois somente está proibido aquele misturado com cevada, se for puro não há problema!

      Excluir
    2. Samanta, escapei também hoje do churros com doce de leite... rs... e as panquecas não foram feitas, pois o liquidificador ainda não chegou... substituídas foram por almôndegas feitas com amido de milho e não farinha de trigo... rs... para tudo se dá um jeito.

      Bjs

      Excluir
  2. Ah, Ziula. Li esse texto e achei bem interessante. Estou pensando em experimentar: http://bares-e-restaurantes.hagah.com.br/especial/sc/gastronomia-sc/19,0,2900531,Conheca-as-vantagens-de-uma-dieta-sem-gluten.html
    Abraços!
    Samanta

    ResponderExcluir
  3. Olá Ziula, também estou me preparando para tirar o glúten. Em março passado fui diagnosticada com uma doença complicada SII (sindrome do intestino irritável) que não tem cura e muito menos explicação de como age no organismo. É horrível, no inicio o meu gastro achou que estava com câncer (desespero), mas essa doença é diagnosticada após vários exames que descartam outras (fiz até tomografia). Por indicação tirei o leite e derivados e o glúten.Tive melhoras, mas a dificuldade em manter a dieta foi muita e voltei a consumir glúten e leite. Melhorei por quase 6 meses e a dor voltou, parei com o leite a um mês e semana que vem elimino o glúten. Comprei um livro muito bom, Viva sem Alergia - Alice Sherwood - Publifolha. Tem muitas receitas, que você adapta de acordo com a sua alergia, ensina a compor a despensa e tem ótimas dicas. Comprei no submarino, estava um preço ótimo acho que R$ 25,00, na Publifolha estava por R$ 45,00.
    Também existe a dificuldade para achar produtos sem glúten, aqui em Londrina achei pouquissimos lugares, então o jeito é se virar na cozinha. Algumas modificações que fiz na alimentação foram a inclusão de leites vegetais, faço a minha farinha de arroz, meus patês e manteiga de azeite, crackers de linhaça e eliminei a compra de produtos industrializados, porque o corante e conservantes também não é permitido.
    Na realidade o problema da dieta são os três pós brancos: Açúcar, Farinha e Sal. É complicado, mas não quero passar novamente pelo sofrimento, na crise da doença eu perdi 10 kilos em um mês.
    Ah, também faço uso de alimentos germinados, o trigo em grão germinado não me faz mal, comprei excelente material no site "Terrapia" da FIOCRUZ.
    Puxa, desculpa pela carta, mas me empolguei. Adoro o blog, todo dia dou uma xeretada.
    Carinhosamente
    Érica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, na Madre Leônia, do lado direito de quem vai para o shopping tem a loja Sem Gluten... chama bastante atenção porque pintada de verde folha... rs... tem muita coisa lá...

      Achei muitas receitas na internet e é impressionante como podemos apenas trocar alguns ingredientes para nos livrarmos do gluten... só não quero impor para as crianças, pois é mais uma "viagem" minha...

      Fiquei feliz com seus elogios e com sua "carta", pode escrever à vontade!

      Estava pensando porque temos dificuldade em manter a mudança mesmo sabendo que ela nos faz bem... para mim ainda é um mistério, alguns dizem que a razão é tentar mudar rapidamente, por isso estou indo devagar com essa dieta, já que não consegui ficar sem comer carne...

      Há mais de mês estou comprando leite com baixa lactose... sem nenhum comentário para não chamar muita atenção das crianças... eles certamente sentirão sabores diferentes e acharão ruim se eu chamar atenção para o que estão consumindo, talvez somente pelo fato de ser diferente, então fico quietinha... rs

      Conte o resultado da retomada da dieta e, se possível, envie as receitas para eu postar no blog http://saboresimperdiveis.blogspot.com.br/ ... já postei da receita da almôndega sem glúten por lá...

      Beijos

      Excluir
  4. O que me salva é não suportar sequer o cheiro de bebida alcoólica pois se fosse pelos inocentes pães e outros derivados...

    Mas o problema, além da dificuldade de largar alguma coisa que é um hábito, é que se vamos ter, digamos, atitudes mais saudáveis, mais isso e mais aquilo sempre gastamos mais, e não é "mais", é "MAIS". E ainda, se mesmos dispostas a esse "MAIS", nem sempre é fácil achar ou sempre surge outra corrente em relação à outro item.

    Eu já tentei ficar sem pão. Não nasci pra isso. Não que coma horrores de pães, mas se não tiver pão no café já não gosto. Tanto que pra mim o melhor lugar do mundo no café são os países hermanos com suas "medialunas calentitas" .

    Mas reduzir posso fazer esse esforço... rs.

    E sobre o que falei do que tudo é mais caro quando tentamos fazer o correto cito um exemplo de um dia em uma pizzaria.

    Éramos duas pessoas e pra mim uma pizza individual para ambos resolvia, mas sempre sou voto vencido, assim que as opções eram média e grande. Diferença de preço entre elas não chegava à 3,00 reais. Sendo que na grande, conforme plaquinha na mesa teria vários descontos seja por estudante, cliente de uma operadora de celular, cliente de uma operadora de tv, tinha vários. Eu era cliente da tal operadora de celular, assim que o desconto seria devido na pizza grande. E com o desconto ela custaria 30% a menos, assim que esse valor abateria a diferença tornando ela mais barata que a média em considerável diferença.

    Os "kg" a mais pesaram e ignoramos tal vantagem, cientes do péssimo negócio financeiro. Mas pra ver como é, se comermos mais ou comermos coisas ditas "menos saudáveis" pagamos menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, apesar do pão sem glúten não ser barato, consumo apenas duas fatias por dia e não inclui as crianças na dieta, aliás acho que nem aceitariam.

      Estou pesquisando e existem soluções baratas para substituição dos produtos por aqueles que não contém glúten, vou postando no blog de receitas assim que achar... Ando meio econômica demais e uma dieta cara é o que menos quero... rs...

      O esquema mais barato são frutas e verduras da época, mas adoro massas e pães, embora consuma em pouca quantidade...

      Vou contando o que acontece por aqui...

      Excluir
  5. Oi Ziula, estou sem comer glútem a dois meses. No início é bem difícil, mas com o tempo a gente vai aprendendo a fazer boas substituições. As roscas de polvilho são as minhas preferidas para lanches e café da manhã. No meu caso a qualidade de vida aumentou bastante, tenho intolerância ao glútem e ao retirá-lo, muito do meu mal estar foi embora. Mas sei que o caminho da desintoxicação ainda vai ser demorado. Meu médico prevê dois anos para meu organismo voltar a funcionar 100%. O ideal é ficar sem o pão, com ou sem glúten e comer mais frutas, legumes e o arroz. A sugestão de cardápio dada para mim, foi a de que o café da manhã, almoço e janta fossem legumes e verduras cruas e cozidas, arroz integral e carne branca. Nos intervalos frutas com castanhas e linhaça... meio esquisito comer arroz de café da manhã... ainda não tive coragem, mas ele garante que é muito melhor do que qualquer rosquinha ou pão mesmo que não tenha glútem. Boa sorte na nova alimentação, para mim fez um bem enorme! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... há quanto tempo não como roscas de polvilho... ótimo idéia!!! rs

      Quero ir muito devagar, pois se fizer bem quero que dure...

      Obrigada pelas dicas...

      Beijos

      Excluir
  6. Olá Ziula, obrigada pela indicação, já passei perto dessa loja mas nunca entrei. Vou dar uma xeretada rsrsrs. É verdade, sempre tento entender a mania de boicotar as decisões, só que agora o sofrimento físico está terrível, então nada de boicotes. Vou ajeitar as receitas que tenho e te envio. A manteiga de azeite é uma delícia, pico ervas variadas, como manjericão, salsinha e coloco em uma forma para gelo (destinada para esse fim ou em um pote de vidro com tampa) e coloco por cima azeite. Deixo no congelador e depois na geladeira. Fica uma delicia, passo no pão como se fosse margarina ou uso no preparo de batatas sauté. Humm, agora fiquei com fome rsrsrs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, fui final de semana e não passei na loja... meu pão está quase acabando... Senhor! Como é difícil incorporar novos hábitos... vou tentar achar alguma receita de pão sem glúten e vou para a cozinha...

      Não consegui realmente ficar totalmente sem glúten, mas estou controlando... Adorei a receita da manteiga de azeite e já hoje à tarde vou fazer...

      Estou esperando as novas receitas... pode mandar para meu e-mail visagem26@hotmail.com

      Força na sua dieta!!! Sofrer ninguém merece e é preciso algumas concessões para uma vida melhor!!!

      Excluir
  7. Dica: Na loja MUNDO VERDE tem bastante variedades de produtos sem gluten. O único problema é o preço q é mais caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa loja é de uma conhecida minha. Liguei para ela dia desses e estava com problemas com o fornecedor, mas parece que já resolveu... só falta eu passar lá... rs

      Excluir