segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Seja feliz...

A felicidade não está em todas aquelas coisas que você adquiriu e que ainda ocupam espaço precioso na sua vida.

Encontre a felicidade:

- nos bons relacionamentos, familiares ou de amizade, sendo que se não os tiver basta criar, pois você tem o poder de mudar o mundo à sua volta; 
- nos pequenos prazeres diários, tais como, um livro, um filme, uma caminhada, um banho demorado, um pedaço de bolo de chocolate recém tirado do forno, uma brincadeira com os filhos; 
- no trabalho bem feito que traz a sensação de dever cumprido; 
- na tranquilidade de uma conta que não está no vermelho; 
- na paz de não precisar ficar zanzando por aí atrás de novas coisas para comprar. 

Enfim, a felicidade existe em tantas coisas que não dependem de enormes valores gastos.

Ninguém precisa de muito para ser feliz! Inclusive é sempre bom lembrar que qualquer excesso é sempre prejudicial, até amor demais deixa de ser amor para virar obsessão.

Ter poucas coisas, praticar o desapego e o consumo consciente não tornará você uma pessoa pobre, muito pelo contrário, terminará por te levar a trilhar novos e mais significativos caminhos.

Existe tanta gente por aí se debatendo feito mariposa na janela de vidro. Quanto mais tem mais quer e chega um momento em que sequer sabe o que efetivamente quer, pois busca fora de si o que somente pode encontrar dentro e a infelicidade aparece na forma de crises de pânico, insatisfação e excesso de atividades no trabalho ou em busca do poder.

Certa vez, conversando com uma pessoa, perguntei porque estava tão ansiosa e a resposta que recebi me deixou até assustada: "não sei o que fazer com o dinheiro". Ora, ainda bem que não tenho esse problema, pensei eu. E aqui não vai nenhuma ironia. Se dinheiro traz felicidade, certamente ela não vem em forma de ansiedade e outros sentimentos negativos.

Na verdade seria ótimo se todas as pessoas vivessem assim, sempre com menos dependência de itens externos que precisam ser comprados e menos tempo desperdiçado em busca de dinheiro ou outras formas de poder com prejuízo para a paz interior.

Nada podemos fazer para mudar o passado, pois ele está lá, totalmente consolidado. O futuro? É um lugar distante ou o minuto seguinte, mas também impossível fazer uma previsão sólida. Temos apenas o presente e esse sim vale a pena ser vivido, usufruído e aproveitado. 

Então, se você perde seu tempo om o que não pode mudar, deixa de agir no único momento que lhe é disponibilizado, o agora e certamente entrará na roda viva em que a maioria das pessoas está e permanecerá apenas no mundo destinado ao consumo, poder e insatisfação.

É possível ser feliz com o que você tem, acredite! Embora muitas pessoas não tenham essa noção de que as coisas que possuem já são suficientes. 

Se acaso for necessário mudar alguma coisa, procure primeiro a mudança em você mesmo. Tome atitudes visando uma melhor qualidade de vida: destralhe, organize, pare de comprar, elimine relacionamentos perniciosos, alimente-se melhor, faça exercícios, enfim, caminhe rumo à uma vida satisfatória.

Não deixe a vida ir passando sem sabor e cor. Pequenos prazeres são possíveis até mesmo quando você tem a obrigação de lavar uma louça, cante, brinque e aproveite com ou sem companhia na cozinha. Momentos felizes você mesmo pode criar nos lugares mais inusitados.

Deixe o passado, não pense demasiadamente no futuro, dê atenção e valor aos pequenos fatos do dia a dia: uma flor que abriu no jardim, uma frase inteligente ou engraçada do seu filho ou companheiro, uma situação que deveria nos fazer rir e termina por irritar por mal interpretada.

A alegria está ao seu lado! Não se faça de vítima, enxergue o arco-íris em cada momento, tente ver todas as situações com outros olhos ou outro enfoque. Simplesmente seja feliz aqui e agora!!!

4 comentários:

  1. Cantar lavando a louça foi boa... só se for para cantar "tristeza não tem fim, felicidade sim"...kkkkk

    Mas a felicidade está nas pequenas coisas mesmo, às vezes nem percebemos o quanto pode ser divertido uma simples coisa.

    Dinheiro é bom e trás conforto, mas a felicidade está em nós mesmos.

    Eu estou longe de ganhar o que almejo, mas estou mais confortável que no início da profissão. E me trás muita felicidade lembrar do primeiro caso que peguei com um amigo onde era em outra cidade e os caras da empresa nos pagaram um ônibus bem comum para voltar para porto alegre, meu colega com seus nojinhos usando álcool gel, e na segunda vez que podia demorar e ficamos com medo de dormir naquela cidade sendo que a empresa era tão miserável que era capaz de nos pagar um quarto só, era muito engraçado nosso medo, medo do chuveiro, de quem ia ficar com a cama, do café de "3 ontonte" da padaria na frente do local, enfim, pindaíbas que morríamos de rir. Nem precisou ser uma compra legal ou um lugar lindo. Era uma cidade horrível de feia..rs

    Sempre temos momentos divertidos apesar de não serem assim o tempo todo, só que se estamos só na ânsia de acompanhar o que nos impõem a mídia de que a felicidade é sempre estar comprando ou gastando nem percebemos. Claro que é bom comprar e gastar também, mas se estivermos podendo, se não existem diversões iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma confissão: para mim é fácil lavar louça cantando. Já não sei se gosto mesmo de lavar a louça ou se ver a cozinha limpa é que me dá prazer. Pia limpa e cama arrumada: duas coisas que deixam a casa arrumada, inclusive pedi para a Emilia fazer essas coisas já quando chega e depois todo o resto e a diferença é imensa.
      Quanto aos momentos divertidos, ultimamente até as brigas dos meus filhos estão terminando em risadas... e olha que eles brigam muito, até pelo pote de açaí... rs...
      Penso que atualmente, mesmo que eu tivesse muito dinheiro (o que não é o caso rs), não sairia gastando por aí, pois meu trabalho seria o mesmo para arrumar, conservar, manter, organizar...eca... nem posso imaginar voltar a viver como era antes... caixas e mais caixas... organizadores... e por aí vai...

      Excluir
  2. Qrda Ziula: Só mudar é que é mesmo difícil, sobretudo interiormente na nossa cabeça e no nosso coração. Viver à procura da alegria que cada instante nos reserva é também um treino, um propósito de que nos devemos recordar o maior número de vezes possível por dia. Desde que tenhamos saúde, paz e condições dignas de vida, só a determinação nos permite mudar a direção do «foco». As distrações e os maus hábitos são muitos, mas depois de interiorizada esta rotina o contrário é também verdade. Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, estamos condicionadas a agir sem pensar e daí advem a maior dificuldade da mudança. É preciso ficar muito atenta para mudar comportamentos e após a mudança muita atenção para não voltar aos velhos hábitos.

      Beijos

      Excluir