terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O que eu fui fazer?

E aí vem pensamentos desse tipo mesmo: o que eu fui fazer? 

Com uma vida organizada, filho adaptado na escola, outro filho em casa, ajudante ótima, casa pronta e onde estou agora? Em uma casa pequena, com um filho reclamando que quer os amigos e a escola de Cornélio, outro perguntado porque eu tinha que mudar, comida por fazer, casa por limpar, roupa para lavar e passar...

A Izabel foi omitida propositalmente no parágrafo anterior. Senhora do mundo e com certeza desejaria a cada dia estar uma cidade diferente.

Parece até que estou me queixando, não é mesmo? Até acordei hoje de madrugada com enxaqueca e sem conseguir dormir mais.

Bem, o resultado é que tive uma conversa muito séria comigo mesma e tenho a única certeza que tenho é de ter tomado a decisão correta, sei que quero viver assim, só estou resistindo por mania de resistir e tenho que mudar isso.

Apesar de todos os percalços, o primeiro dia de rotina diferente foi ótimo. Coloquei o feijão para cozinhar. Detalhe, o Pedro somente come feijão cozido no dia, diz que feijão do dia anterior ou congelado tem gosto de geladeira e fica com o caldo grosso. O certo é que ele vai ter que mudar o paladar (rs). O feijão torrou na panela, simples assim. Não desisti e lá foi o feijão para a panela novamente, segundo o Pedro ficou duro. Comprei uma panela de pressão para ver se melhora!

Encontrei uma conhecida no shopping e comentei que tinha vindo para Londrina e da intenção de ficar sem empregada. Ela mencionou ser muito bom chegar em casa e ter tudo pronto. Fiquei pensando que talvez a solução fosse contratar alguém. Cheguei no trabalho e conversei com uma colega. Essa já disse que está sem ninguém e tem sido ótimo. Vai saber!!!

Por enquanto vou levando e tentando achar soluções. Um pacote de frango cozido na panela de pressão e congelado em porções para fazer salada com alface americana. Uma coisa aqui outra ali.

Antes que eu esqueça. Gambiarra nunca dá certo. Lembram da cortina? Não corria no trilho de tão ruins que eram as roldanas de plástico. Comprei roldanas de metal e não entram no trilho. Cortina guardada e chamei um senhor que faz cortinas para ver se consigo instalar uma que já tenho.

Se alguém tiver sugestões de rotinas domésticas pode mandar!!! Vou precisar!!!

11 comentários:

  1. Para cozinhar o feijão (e outros grãos "duros") deixe-os de molho de um dia para outro com bastante água e algumas gotinhas de limão. Os grãos vão inchar bastante por isso é preciso colocar bastante água e numa vasilha que vc considere exagerada para a quantidade de grãos. Escorra essa água, lave o feijão e coloque-o na panela com água até cobrir. Se for na pressão, 15 minutos e esperar a pressão sair sozinha vc terá um feijão bem macio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, o Pedro agradece...rs... nem queria comer de novo o feijão à noite, mas daí falei que tinha cozinhado mais um pouco e ele jantou... rs

      Excluir
  2. Ziula,
    se você não vai ter empregada, todo mundo na casa vai ter de cooperar. Não queira fazer tudo, porque você vai acabar esgotada e frustrada.
    Converse com seus filhos e divida tarefas. Tente passar pra eles a ideia de que vai ser bom para eles aprender coisas novas e serem mais independentes. E não queira que eles façam tudo do SEU jeito: determine resultados e permita que eles usem a criatividade no processo.
    E tenho certeza que você tomou a decisão correta! Quem fica parado é árvore!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud, até tinha pensado nisso e comecei a dar para o Pedro a tarefa de secar e guardar louça, no segundo dia ele falou que era criança, tinha muita tarefa e o direito de brincar... rs... deixei a louça escorrendo.

      Vou ter que organizar tudo isso com a chegada da Izabel que já é mais velha, então terei que aguardar até segunda.

      No mais, eles são organizados, só fica a sujeira normal, louça e roupa... vamos ver no que dá.

      Obrigada pelas sugestões!!!

      Adorei o "quem fica parado é árvore"!!!

      Beijos

      Excluir
  3. Ziula, cozinhe o feijão e congele sem temperar em pequenas porções para durar o tempo que quiser (eu chego a congelar para 10 dias). Aí é só descongelar e fazer a refoga com o tempero na hora que o feijão fica fresquinho. Eu já tive fase de deixar de molhop à noite c omo a Li falou, mas hoje em dia uso só a panela de pressão e deixo por 20 minutos. Na hora que você descongela e tempera ele sempre cozinha um pouco mais, então cozinho num ponto em que fica cozido mas sem estar desmanchando muito.

    O truque do frango cozinho multiuso você já descobriu. Outra coisa que ajuda bastante lá em casa é salada de grão de bico, batas (feitas das mais diversas formas) e saladas variadas. Também dá pra abolir o jantar e fazer um lanche saudável, com muitas frutas, sucos, etc. (mas não sei se combina com sua família).

    Eu teria uma faxineira por uns dois dias na semana. Dá pra viver sem, claro, mas pra fazer a limpeza mais pesada, ajuda ter um mãozinha.

    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar a sugestão do feijão... aliás, o pequeno acha imprescindível feijão no almoço..

      Tentei uma sopa para o jantar ontem, mas o Pedro não gostou... rs

      Quanto à faxineira, vou começar com um dia por semana, desde que fique pouco tempo eu acho que aguento.

      Beijos

      Excluir
  4. Você já ouviu falar no método flylady pra manter a casa organizada? Eu uso na minha casa e é excelente (adaptei à minha vida pra funcionar). bjo

    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar, mas não recordo muito bem... vou procurar e ver se consigo aplicar.

      Beijos

      Excluir
  5. Ziula, voltei! Tô admirada com vc, passando todo esse "perrengue" e ainda sim postando. Estou passando por situação parecida: provavelmente me mudo no sábado. Estou surtada! Mas, consegui escrever no blog. Se quiser, passa lá: www.sammyinsampa.zip.net.
    Bom Ano Novo e Nova Vida pra ti!
    Samanta

    ResponderExcluir
  6. Fizestes feijão sem ser na panela de pressão?

    Ok, não sou lá uma pessoa prendada, mas talvez a falta de prenda ajude nisso. Nunca cogitei que feijão se fizesse em outra panela que não a de pressão...

    Quanto à empregada, vai muito da necessidade.

    Nós sempre tivemos empregada, desde que eu tinha 05 anos a mesma pessoa, então era como da família. Em poa foi diferente por várias razões e me acostumei sem nem pensar na possibilidade.

    Por óbvio que para funcionar sem, as tarefas têm que serem delegadas ou ter alguém que faça um dia da semana, quinzena, por mês, ou coisa parecida, do contrário não há como sobreviver com mente saudável frente ao caos.

    Quanto às comidas eu não tenho queixas aos congelados. Teria mais queixa se tivesse que fazer todo dia, bah, bem capaz!

    Boa sorte nessa empreitada! Não vai ser fácil, mas não cai pedaço e é divertido falar das peripécias com os amigos/colegas/familiares, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu pensei que feijao pudesse ser cozido na panela comum e sem deixar de molho... rs... coisas da vida!!1

      Vou jogar a toalha quanto à limpeza do chão, banheiros e vidros, chamando uma faxineira uma vez por semana.

      Tenho um pouco de preconceito com congelados, mas pelo jeito terei que perder e ceder... vamos ver no que dá...

      Excluir