quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Correria, decisões e medo...

Nem percebi que a última postagem foi domingo e já estamos na quarta. Desculpem, pois surtei completamente essa semana.

Estou repleta de "problemas" no trabalho, na realidade não são problemas e sim situações irremediáveis, um tanto de cansaço das pessoas, outro tanto de esperança de uma vida diferente, um pouco de preocupação, muita ansiedade e isso tudo se transformou em uma mistura nitroglicerinada que explodiu dentro de mim.

Por tudo isso, ontem fiz meu pedido e pretendo ser removida para Londrina. Tudo certo não fosse um colega mais antigo que está em dúvida e na mesma situação minha. Se ele resolver também pela remoção precisarei esperar até o final do ano, mas parece que dessa vez não tem volta... somente parece, porque não confio muito nas minhas decisões e isso é até engraçado.

Dessa vez está documentado o pedido, o que já é um grande passo para quem nunca tinha tido a coragem de colocar no papel.

O Pedro Henrique é contra a mudança. O Renato parece que entende ser inevitável. A Izabel está conformada, mesmo porque talvez tivesse que ir de Cornélio Procópio para Londrina todos os dias para fazer faculdade.

Enfim, a intenção é sair de uma casa de quase quinhentos metros quadrados e passar a viver em um local com no máximo oitenta metros quadrados. Será que consigo? Vou chegar ao cúmulo do minimalismo? Conseguirei minimalizar minhas coisas nessa proporção?

Surtada completamente! Preocupada!  A única certeza que tenho é que preciso movimentar minha vida nesse sentido! Chegou no limite minha acomodação e somente um grande movimento trará algo diferente.

Desculpem mais uma vez pela demora e torçam por mim!

20 comentários:

  1. Mudanças radicais assim sempre me trouxeram coisas boas. Que o mesmo aconteça com vc :)

    ResponderExcluir
  2. Consegue, sim! Mudanças são boas! Beijos da Taís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taís, espero que a mudança se concretize, dou notícias ao final do prazo de quinze dias... rs

      Excluir
  3. Ziula, eu sou sempre a favor de mudanças. E passar a morar em um lar menor é uma oportunidade maravilhosa para minimalizar!
    Tenho certeza que você dá conta. E seus filhos vão te ajudar no processo, claro! (Principalmente o Pedro, rs.)
    Beijos e boa sorte! Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud, você é a pessoa que mais autoridade tem para falar em "lar menor"... na realidade, estou curiosa para conhecer uma vida assim. A gente vai "crescendo", trabalhando, sonhando com as coisas que nossos pais sonhavam, dentre eles uma casa grande e de repente percebe que não é isso que você quer para si...

      Obrigada pelos votos de boa sorte :-)

      Excluir
  4. Uma mudança que afeta outras pessoas não deve ser fácil.

    Quanto ao espaço reduzido as preocupações e contas a menor compensarão a diferença de tamanho.

    Pior mesmo é trocar criança em idade escolar quando já tem toda uma turma que acompanha. Digo isso pois sempre tive medo disso embora nunca houve risco de mudança, a única foi por minha própria vontade mas depois de grande.

    Porém tudo é adaptável. Agora se for mudança só por pessoas que "cansam", essas estão por toda parte para testarem a paciência da gente.

    Não tenho ideia de como é tua cidade e nem Londrina, mas imagino que Londrina deva parecer com Caxias do Sul em termos de cidade média, não é? Quando tenho que ir para cidades da grande porto alegre vejo a calmaria das coisas lá e fico imaginando que não deva ser ruim trabalhar assim. Por outro lado é só voltar para poa que volto ao normal e acho aqui o melhor lugar do mundo..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, quando a pessoa é sozinha tudo é mais fácil nesse aspecto, pois precisarei lidar com minha própria adaptação e também dos meus filhos... mas quem disse que a vida é fácil?

      A facilidade que vejo é que a distância é de apenas 60km, logo dá para o Pedro manter contato com seus colegas, pelo menos até desapegar e fazer novas amizades.

      Você não imagina o que é "cansar" das pessoas na minha idade :-0 fica difícil até de trabalhar. Sei que pessoas do tipo que cansei estão em todos os lugares, mas o tipo de cansaço que me causarão será diferente... espero!!!

      Adoro morar no interior, por outro lado no atual momento de vida, certamente preciso experimentar algo diferente, mesmo que resolva voltar depois.

      Beijos

      Excluir
    2. Tá, esse "das pessoas na minha idade" foi exagero né, não te faz de tri velha que estás na flor da idade ainda :).

      Mas sei que algumas pessoas cansam.

      Bah eu desde que mudei de função onde trabalho duas secretárias e uma colega que era colega de sala me tiram para " a protegida" e ficam dando indiretas , como hoje que almoçamos no foro por ser mais perto e barato e eu pedi a notinha pois agora está valendo a nota fiscal gaúcha embora acho que o restaurante de lá nem participa, mas peguei para acostumar mesmo e saber quanto gasto. As duas que estavam junto indagaram na hora e cogitaram eu ser restituída dos valores...kkk bah, tem que ter saco. Vontade me deu de falar uns desaforos mas criar clima ruim para depois todos os dias ter clima ruim é dose. Tive que ignorar as ignorâncias.

      Excluir
    3. Penso que suas colegas definitivamente não te entendem... rs... persista, persista!!! Acaso eu tivesse pessoas assim à minha volta com certeza me divertiria muito, mas não tenho essa sorte.

      Excluir
    4. Tu não imagina o quanto sou mal vista por elas por pedir nota fiscal!!!!!!!!!

      Disse que assim sei quanto gasto. Dai uma responde: "eu não quero nem ver quanto gasto".

      Outra diz que sou má, ruim e quero fechar os estabelecimentos!!! rs. Não preciso dizer que ela é a que mais gosto de mostrar a nota do almoço, dai ela fala "não dá pra ser feliz contigo", "tu é das famílias de gringo daqueles bem miseráveis que não abre a mão, tá com um chocolate na mão faz ele derreter mas não convida".

      Mas não sou esse monstro que elas falam!!! :) Só não sou uma gastadeira

      Excluir
    5. Tenho visto, conhecido e observado pessoas que realmente não se importam mais... e nem sabem como estão perdendo...

      Beijos

      Excluir
  5. Qrda Ziula:

    Há alturas nas nossas vidas em que parece que é uma força superior a nós quem comanda as nossas vidas e o nosso destino. Poderá ser isso mesmo, ou o acaso ou a indescritível força da vida, mas seja o que for, ultrapássa-nos. E isso é BOM! Porque é um desafio extraordinário que nos confronta com uma nova e cintilante oportunidade de viver, e isso é a própria essência da vida! Verdade?

    Estou muito contigo, de todo o coração. Pensa como é natural a opinião dos teus filhos: o Pedro Henrique, como todas as crianças, tem uma atitude conservadora: porque todas e quaisquer mudanças nos assustam muitíssimo. Contudo, à medida que crescemos, aprendemos que «todo o mundo que é composto de mudança» (Camões)e vamo-nos adaptando(como a Izabel) ou até achando que é mesmo assim (o Renato)!

    Daqui até ao fim do ano, a vida dá muitas voltas... E será mesmo que tens de passar de 500m2 para 80m2? Não haverá algum meio termo? E não sonhavas tu com uma casa mais «controlavelmente» pequena? E Londrina não significa também uma vida mais da cor do arco-íris?

    Qrda Ziula, desejo para ti o mesmo que para mim própria: o melhor de nós e dos nosso filhos! Não te deixes levar pela ansiedade da mudança. Confia em ti própria porque és uma pessoa estraordinária. EX TRA OR DI NÁ RIA! Tanto, que para mim, aí, no hemisfério sul, és a minha estrela guia. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, estou sentindo falta dos seus escritos. Sou muito feliz por poder contar com sua amizade, mesmo virtual.

      Interessante você ter falado em força superior, porque fechei os olhos, fiz o pedido e deixei para que o universo decidisse... agora é esperar até 13 de novembro.

      O caminho que tracei na minha mente foi se materializando e penso que agora é a hora da casa mais controlavelmente pequena e uma vida mais colorida. É preciso ter sonhos, agir e deixar que se realizem... E espero que a vida que procuro esteja à minha espera, caso contrário não desistirei e continuarei procurando.

      Também desejo a você tudo de melhor nessa vida, afinal merecemos, não é mesmo!!!

      Beijos

      Excluir
  6. Ziula...um fator importante que vc disse "vc enfrentou um medo", vc documentou seu pedido!!! Vc teve coragem!!! Parabéns!!! E fácil nada é... mas eu sempre acredito em novos desafios para a vida, não conheço sua cidade atual e nem Londrina...mas soa como cidade maior e um novo estilo de vida!! Isso é excelente!!!
    E vamos ver o lado positivo disso, morar em 80m2 pode nao ser tão ruim, fora a experiência do minimalismo, vc poderá aproveitar cada espacinho da nova casa/apto...ahhhh e será tão gostoso organizar, decorar seu novo espaço...tudo aconchegante...e novas experiências, novas pessoas na sua vida....eu prefiro acreditar que o melhor está por vir... ;)
    Um ar de recomeço e renovação...

    Bjs no coração!!!

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, como é difícil enfrentar os próprios medos! Normalmente ficaria pensando para decidir até o dia 13 de novembro, prazo final, mas resolvi mudar desde que decidi rapidamente passar para a segunda Vara mês passado. Então, no primeiro dia já preenchi o formulário e me senti como se estivesse mergulhando em uma piscina de água fria, reconhecendo o desconforto e assumindo o risco para depois acostumar com a temperatura.

      Agora é só esperar o resultado e se o universo conspirar irei, se entender que preciso ficar mais tempo, ficarei... Ainda é uma incógnita...

      Beijos

      Excluir
  7. Boa tarde!

    Torcendo c/ mta fé e pensamento positivo por sua fase de mudança.
    Deixo registrado meu agradecimento por ter encontrado seu blog, que veio no momento certo, época de muita mudança na minha vida.
    Minimalismo tem tudo a ver com as mudanças profundas que estou vivenciando, em vários aspectos

    Ás vezes parece que não vai fazer diferença algo pequeno que a gente faça, pois te digo que caí aqui pra ver como me organizar mais com a casa, mas tudo que li reverberou de forma mto profunda em meu lado emocional
    Nada é por acaso.

    Desejo mta força, garra, mta fé e felicidade pra vc e mto obrigada por escrever este blog

    Grande beijo e lindo feriado pra vc e sua família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima tarde e um feriado ótimo para você! Obrigada pela força! Fico feliz que os textos tenham despertado sentimentos bons em você! Beijos

      Excluir
  8. Ziula, espaço físico menor = menos tralhas, pelo menos no meu caso! Estou comprando uma casa com 94 m², com 32 quartos e espero que tudo dê certo.

    Dizem que "toda unanimidade é burra" e eu concordo com isso, então acho que está tudo ok! Com o tempo a gente se adapta sim. Eu tinha "medo" de mudança antes de me mudar pela primeira vez, mas depois de um tempo a gente aprende que dá pra ser feliz em qualquer lugar e que cada cidade tem seus aspectos positivos. Isso ajuda muito lá na frente, na vida adulta... a gente se torna mais maleável e resiliente.

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, quero aprender a me enfrentar e preciso inclusive aproveitar para me reciclar profissionalmente, preciso oxigenar minhas idéias e por aqui está difícil.

      Obrigada pelo apoio! Beijos

      Excluir