domingo, 21 de outubro de 2012

Razões para ser minimalista

Ouvi esse final de semana que se todos pararem de gastar a economia para e isso causaria desemprego. Nada mais errado! As pessoas precisam consumir até para a própria sobrevivência, considerando que não vivemos mais na roça e não há possibilidade de produzir sequer o que consumimos em termos de alimentação.

Então, não existe a menor possibilidade da economia parar mesmo que todos resolvam fazer períodos sem compras ou optem por uma vida minimalista.

Precisamos na realidade é manter um consumo consciente, onde a qualidade seja priorizada para que os bens adquiridos tenham maior durabilidade, diminuindo com isso o impacto ambiental e até o financeiro, pois compraremos menos itens.

Impressionante como vemos anúncios de queda de juros e os governos incentivam a aquisição de dívidas por exemplo para a aquisição de casa própria, gerando assim uma falsa sensação de que a pessoa tem dinheiro e pode gastá-lo, quando a realidade já mostrou que estamos longe disto, basta analisar a inadimplência.

O comportamento correto é: tem dinheiro, compre; não tem dinheiro, evite qualquer gasto, principalmente aqueles que envolvem financiamentos mesmo com juros baixos. Faça uma poupança, reserve valores e depois realize seu sonho.

More em casa menor, aproveite todos os produtos comprados até o final, evite comprar se ainda tem do produto em casa, tenha um carro se esse for necessário, mas mantenha em mente que não precisa ser o melhor ou o maior e sim aquele que tiver o melhor custo-benefício. Se for o caso, utilize transporte público, aliás adoro transporte público nos locais que oferecem esse serviço de forma prática, por aqui, cidade do itnerior, ainda não é possível.

Quanto à casa, certamente casa menor traz menos manutenção, tem menos espaço para novos itens e isso ajuda a não comprar.

Tinha eu a mania de manter estoque de produtos para utilizar quando àquele em uso estivesse acabando. Hoje em dia consegui dominar esse costume e somente compro quando efetivamente terminou, o que implica em menos coisas para guardar e menos trabalho para limpar os armários.

Através de um consumo consciente e que priorize a qualidade com certeza teríamos valores sobrando para outras experiências e realização de outros sonhos, o que permitirá a continuidade da circulação de valores, mas agora em produtos e serviços que agregem qualidade de vida e não mais em itens que vão para o lixo em prazo talvez até curto, prejudicando o planeta.

Todo problema desse consumo desenfreado que está por aí tem como causa a dificuldade das pessoas em controlar seus desejos em todas as áreas. É preciso ressignificar o consumo, pensar antes de comprar, fazer uma opção de vida com menos coisas e mais relacionamentos/experiências efetivamente gratificantes, com isso todos teremos mais qualidade de vida e mais sentido em tudo que fazemos.

Pense na economia de tempo quando paramos de buscar mais e mais itens "da moda". Pense na economia de dinheiro quando consumimos somente o que realmente precisamos. Pense na sustentabilidade quando deixamos de criar mais e mais lixo. Pense no desenvolvimento tecnológico quando todas as indústrias descobrirem que a maioria das pessoas está priorizando qualidade. Pense nos tantos e tantos sonhos realizados quando deixamos de comprar "porcarias"  para buscar algo significativo. Pense em toda a disposição que você adquire quando deixa de gastar energia com bobagens.

No início, apenas pense!!! Depois, tome uma atitude!

8 comentários:

  1. Eu já ouvi isso sobre economia também. Até do meu irmão que é economista. Mas como diz uma colega, um termo que eu odeio que ela usa e apelidei ela de tal termo que é "por amor ao debate", eu sempre contesto meu irmão. rs

    Quanto aos juros, fico impressionada com a quantidade de pessoas que caem nessa de juros reduzidos.

    Já vi um comercial que dizia algo como “fulaninha iria comprar essa tv” (e mostram uma tv antiga). “Já com o empréstimo X ela poderá comprar com a mesma parcela essa TV” (e mostram uma tv moderna). A parcela pode ser a mesma mas e o tempo pagando? Certamente não será o mesmo.

    E algumas dessas muitas vezes que reduziram o IPI dos carros, vi uma reportagem que estavam mostrando um cara muito feliz por comprar um carro pois tinha reduzido o IPI. Ele estava na dúvida na verdade, mas foi “o último” a aproveitar a grande promoção. Pra valer a pena a pessoa teria primeiro que estar guardando para esse fim, ai sim é vantajoso. Agora se endividar para aproveitar uma queda de imposto...

    Ah, casa pequena também junta bastante entulho. Eu até algum tempo atrás também tinha estoques de coisas, se colocasse uma placa na porta faria frente aos bolichos das redondezas. Depois de muito dinheiro indo fora com coisas vencidas aprendemos a comprar o que é necessário para durar o mês,que serão consumidos e só repostos depois que acabar. Tem dado certo.

    É muito difícil, mas se ao invés de uma compra que custe “12 x sem juros” pra não dizer um ano pagando, se fosse 12 x dessa mesma parcela na poupança, dificilmente sentiríamos falta da coisa, ou ela custaria a metade depois dessas 12 x da parcela colocada na poupança, ou ainda, teria a coisa mais moderna, substituta, que compraríamos em 1 x pois já teria o tal valor.

    ResponderExcluir
  2. Contestar irmãos é a melhor coisa do mundo! Adoro!

    As pessoas se enganam e se deixam enganar pelas propagandas... até mesmo acho que algumas propagandas enganosas deveriam ser proibidas, mas ninguém reclama e a maioria das pessoas acha normal...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ziula, querida. Olha, está rolando por aí uma ideia de "consumo colaborativo" onde penso que talvez seria possível vc conseguir a esteira, pagando um aluguel. Ou também seria uma boa você comprar de segunda mão. Aliás, gostei da sua ideia e quem sabe não seja uma boa opção para mim também?
    Beijos, querida.
    Samanta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, você anda sumida! Espero que estejas bem de saúde.

      Adorei a idéia de consumo colaborativo e até já estava praticando, embora ainda timidamente.

      Beijjos

      Excluir
  4. Ziula, tem uma ideia circulando por aí que é a do consumo colaborativo. Penso que vc poderia tentar conseguir essa esteira através de uma troca, ou aluguel, ou empréstimo... Ou então, uma boa saída seria comprar de segunda mão.
    Fica a dica!
    Beijos, Samanta

    ResponderExcluir
  5. Ah, Ziula, deixo um site de Consumo Colaborativo: http://buscala.com.br

    Mas devem ter outros...

    Samanta

    ResponderExcluir
  6. Sabe que tem um economista - creio que canadense - que está defendendo que o CAnadá desacelere a economia? simplesmente porque não é possível que todas as economias cresçam o tempo todo... com as pessoas consumindo menos, a tendência é estabilizar tudo: o emprego, a produção, etc... eu não consegui confirmar quem é o cara agora, mas a idéia vai na contramão da economia tradicional e pra mim faz todo o sentido... mas ninguém quer abrir mão de ter as coisas, né? é preciso pensar mais longe... um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou mudando até minha noção de essencial... ainda bem, não é mesmo? beijo

      Excluir