sexta-feira, 7 de junho de 2013

Gaiola??? Pombal???

Hoje o Pedro Henrique contou que a pessoa com quem saiu à tarde perguntou:

- Quantos apartamentos teu prédio tem por andar?
- Não sei, mas tem dois aqui, dois ali - e indicou quatro direções.
-Ah! Então tem oito apartamentos por andar, é um pombal! Você mora em uma gaiola!!!

????????????

Comentei que essa pessoa e outra próxima a ela gostam muito de falar mal dos outros e criticar as conquistas de outras pessoas e isso não era legal. Na verdade eu estava muito irritada, queria torcer pelo menos dois pescoços!!

E lá vem o Pedro Henrique com sua sabedoria dizendo com um sorriso:

- Deixa, mãe! Eles são felizes assim!!!
- Só penso que as pessoas felizes não fazem assim com os outros. Você acha que mora em uma gaiola?
- Eu não! Até acho que esse apartamento é maior que o outro!

Passei alguns perrengues com o apartamento que vocês já leram por aqui, achei pequeno, depois comecei a arrumar e, passada a ansiedade e a estranheza da mudança, achei suficiente. Ora, já recebi dez pessoas em casa segunda-feira e todas pareceram muito felizes.

Não quero mais casa grande, aliás ainda tenho uma casa grande em Cornélio que estou tentando me desfazer e não está sendo fácil, não acho interessados com valores suficientes para a compra. Antes até pensei: vendo a casa de Cornélio e compro um apartamento maior!

Agora não quero, não! Maior para que? Maior para quem? Maior para alguém deixar de dizer que moro em uma gaiola? Ai, ai, ai. Estou muito bem por aqui! Faltam algumas coisas que somente serão feitas quando for possível não fazer dívida, entretanto, estamos felizes.

Pedro Henrique já aceitou dormir no seu quarto, já aceitou seu pequeno quarto, já passa alguns momentos durante o dia nesse local e até faz algumas lições em cima do colchão porque ainda não tem cama.

Izabel achou o quarto ótimo, falou que os móveis estão muito bonitos e ontem até pediu um porta talheres de acrílico transparente para organizar ainda mais a maquiagem, deixando assim o quarto cada vez mais organizado.

Porque existem pessoas que adoram pisar nos outros??? Será que pensam que os outros se preocupam com o que pensam??? Minha única preocupação em relação à "gaiola" foi que o Pedro Henrique se sentisse influenciado e começasse a reclamar de nossa casa que está me deixando tranquila e feliz, felizmente isso não aconteceu. De qualquer forma, eu precisava escrever isso para que saísse de mim todo e qualquer eventual sentimento negativo que tenha restado após as sábias palavras do meu pequeno nem tão pequeno assim menino-homem!!!

10 comentários:

  1. Owwwnnn Ziula!!! Eu te entendo!!! Acontece sempre esse tipo de coisa comigo e acho q com td mundo...
    Comentários negativos de pessoas infelizes! E se não tivermos bem centrados, atrapalham e incomodam a gente...tem pessoas q nos olham tão feio , q o simples olhar fulmina a gente, nos faz a gente se sentir "menos", isso é horrível!
    Mas na mesma hora, eu reverto o pensamento para mim mesma, e digo "por que estou dando tanto valor para a outra pessoa? Por que o olhar desta pessoa me fez sentir menos, inferior ou inadequada? Td mundo aqui é igual, todo mundo tem problemas, todo mundo vai ao banheiro (rs) ...tudo farinha do mesmo saco aqui neste planeta...

    E o mais importante vc já tem: uma família feliz! E a liberdade de decidir morar aonde vc quiser (casa ou apartamento)...poucos podem isso!!!
    O importante é vc se sentir bem, aconchegada, em paz e de bem com a vida...
    Eu sei q vc sabe de td isso q estou comentando, mas eu sei tbm q é bom reforçar sempre...e ouvir frases simples de apoio nos ajudam tbm!!!

    Ah li seu post sobre o Dr Júpiter, e como somos carentes de profissionais do bem como este...comecei um tratamento homeopático aqui em São Paulo, e estou muito feliz tbm...acho que depois de muito procurar, encontrei uma boa profissional...e neste primeiro mês de tratamento já senti melhoras!!! Seu post, sua experiência (do Pedro) foram importantes p mim, não sei como funciona a homeopatia ou a nossa fé no profissional, "o algo a mais no ar"...mas que está funcionando, ah, isso está!!!

    Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, obrigada pelas palavras!!! Eu fico realmente chateada e aborrecida quando fazem isso com criança. Um adulto não tem o direito de fazer a criança se sentir menos, morando mal ou qualquer coisa do gênero. Ainda bem que meu pequeno não é tão criança assim... rs...

      Quanto ao médico, tenha fé... temos o poder da cura e podemos achar que pessoas que nos ajudem a canalizar para essa cura.

      Beijos

      Excluir
  2. Ziula, essa coisa do pombal às vezes é dita de uma forma muito mal educada (como no caso em que você relatou) mas eu tenho uma amiga com quem tenho bastante liberdade e nós brincamos de dizer que todos nós estamos felizes nos nosso pombais! E nunca vi bicho mais feliz que pombo, que vive voando, está sempre passeando nas praças, é querido por crianças e pessoas de bem com a vida e até é símbolo da paz e do sossego. Não me importo de ser passarinho!

    Quando a gente se veste de forma simples, vive num lugar simples, faz escolhas simples, consome de forma simplificada, etc., fica menos claro se a gente tem muita ou pouca grana e aí, as pessoas que utilizam o critério "quantidade de dinheiro" para avaliar os outros e definir o quanto valem, nos atribuem menos valor e tentam nos ridicularizar. São pessoas inseguras e que se sentem confusas quando alguém escolhe usar outros critérios para ler o mundo e definir o que é bom e o que é ruim. Elas se sentem muito ameaçadas!

    Casa pequena = casa mais fácil de limpar, mais barata pra manter e onde as pessoas passam mais tempo próximas. Quando essa avalanche de gastos iniciais passar e você conseguir chegar num ponto em que já tem o suficiente e não precisa mais fazer grandes coisas no seu lar, seu dinheiro irá para outras coisas, muito mais interessantes do que ter alguns metros quadrados a mais.

    Outro dia eu estav sentada no sofá da sala e estávamos vendo tv em casal quando eu tive um insight bem óvio e falei "Nossa, a gente não precisa de mais nada, né? Podemos trocar alguns móveis que estão velhos e fazer uma coisinha aqui e outra ali se quisermos, mas só se quisermos, porque não necessitamos realmente de mais nada, né? Quando terminarmos de pagar as contas das coisas que tivemos de fazer na casa, vamos ter todo esse dinheiro livre e a gente pode fazer o que quiser." Resposta: "Nossa.... é mesmo!". E a gente ficou em silêncio, contemplando esse prazer imenso de já termos conquistado todas as coisas realmente importantes que queríamos em termos materiais... Uma vez enfrentamos uma doença e nesse período só tínhamos o meu salário, porque só eu tenho uma renda fixa. Foi muito complicado e apertado e eu me desesperei pensando como seria ter que dar conta do aluguel e das contas da outra casa. comprar a casa foi bom, porque pagamos uma prestação bem pequena (menor que o aluguel) e decrescente e temos um seguro que garante que, em caso de doença, pagamos só meia parcela (sim, isso existe). Então, essa casa nova significou muita paz na minha vida e a certeza de que podemos passar por coisas complicadas sem sofrer tanto financeiramente. Agora é só juntar dinheiro, investir, pensar nas aposentadorias futuras, viajar e curtir nosso canto sem ter que trabalhar cada vez mais. E isso só é possível porque eu moro num sobradinho pequeno, geminado, com um terreno comprido e pequeno, estranho, com jeito de casa de pombo, mas que me trouxe uma paz imensa (pombos adoram viver em paz).

    Seu filho é tudo de bom e já está tão bem resolvido nessa idade...

    beijo pra vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, também brincamos às vezes com gaiolas e jaulas... rs... o que aborreceu foi ter feito isso com criança, daí não dá...

      Fico feliz que tenhas chegado no ponto em que está tudo pronto e já estejas fazendo planos. Ando meio ansiosa e preocupada com o que conseguirei terminar ou não, financeiramente falando. Embora esteja tudo no lugar, há lugares que preciso melhorar. Ainda não relaxei e estou apresentando alguns sintomas não agradáveis... gosto de ler suas mensagens porque percebo que isso tudo que estou passando em breve vai acomodar...

      Beijos

      Excluir
  3. Estou impressionada! Vejo que, em geral, as pessoas perderam a delicadeza, perderam a elegância, a educação básica mesmo. Fazer um comentário desse, ainda mais para um menino que poderia se sentir ofendido e não saberia responder à tamanha indelicadeza, é um absurdo. Ainda bem que você tem um menino de ouro, muito sábio para a idade que tem. Queira Deus que todas as crianças sigam esse caminho e melhorem este mundo deselegante que vivemos. Lembrando que elegância não é um termo elitista, não tem a ver com poder econômico como muita gente pensa. Tem a ver com o ser e não com o ter.
    Abçs,
    Keila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keila, você disse tudo!!! Somente posso agradecer pelos filhos que tenho e pela maturidade. Comentei o fato com meu filho mais velho e ele nem olhar de rancor lançou, apenas começou a rir e disse "você sabe porque ele faz assim!!!"... rs... já passou, mas fiquei muito irritada na hora que fiquei sabendo.

      Abraços

      Excluir
  4. Ziula, meus parabéns! A sabedoria demonstrada pelo seu pequeno grande homem vem do exemplo que você tem dado a ele. Que o que tem valor, de verdade na vida da gente, é o que somos, o que cremos e não necessitamos comprar coisas para mostrar para as pessoas o quanto temos... fico muito triste ao saber que crianças, como o amiguinho de seu filho não tem bons exemplo e estão crescendo com esta visão distorcida de valores. Citação "gastamos o que não temos, para comprar o que não necessitamos, para impressionar quem não gostamos." Maria José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria José, ele não saiu com uma criança... rs... foi um adulto maldoso mesmo, mas que não atingiu o objetivo pretendido. Ainda bem que o Pedro é bem resolvido e tem tanto amor que o resto para ele é somente o resto mesmo!!!

      E isso é muita sorte, porque caso contrário ele poderia ser seriamente influenciado, o que não vai acontecer como já podemos perceber.

      Beijos

      Excluir
  5. kkkkkk sempre vai ter gente assim, sempre. Aprendem com os pais acho, pois repassam para seus filhos e assim se mantém a corrente dos ignorantes que só sabem criticar. Tem gente inclusive que a felicidade do outro incomoda...

    Já passei por isso também, um colega de itaqui que tinha passado no vestibular comigo na puc de uruguaiana e depois estava meio ruim lá e nos transferimos para o campus central de poa, assim que nos encontramos no corredor uma vez e a pergunta natural "onde tu está morando?". Quando eu disse 2 quadras da redenção, no bom fim ele quase teve um ataque dizendo que era o pior parque de poa e que se fosse eu, se mudava logo. Bem, sorte que não foi, não é e nunca vai ser né..kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, só rezando para não contaminar... e dando princípios de uma vida mais simples... está dando certo..

      E antes que eu esqueça de falar... adoro a região que você mora e quando adolescente morava por perto, nem tão perto, mas conseguia ir caminhando... rs... em Petrópolis...

      Excluir